Água de gengibre pode ser feita em casa e é uma maneira saudável de consumir gengibre e experimentar seus benefícios potenciais para a saúde. As pessoas usam o gengibre há milhares de anos, tanto como aromatizante em alimentos quanto como remédio natural, para tratar uma variedade de condições, como dor e náuseas.

Embora existam estudos que apoiam os potenciais benefícios para a saúde do gengibre, há uma pesquisa limitada sobre beber água de gengibre especificamente. A maioria dos estudos não indica se os participantes ingeriram o gengibre em forma de cápsula, acrescentaram à comida, beberam como água de gengibre ou chá.

No entanto, a água com gengibre e gengibre pode ser útil para as seguintes condições:

Dor

A água de gengibre pode ajudar a diminuir alguns tipos de dor, um estudo, que envolveu 60 adultos com queixa de enxaqueca, os pesquisadores descobriram que usar o gengibre como uma terapia adicional era benéfica ao ser associada a analgésicos.

Náuseas

As pessoas há muito tempo usam o gengibre como tratamento fitoterápico para náuseas. Uma pesquisa realizada em 2015, pesquisadores analisaram nove estudos nos quais indivíduos usaram gengibre para náusea no pós-operatório, na quimioterapia, náusea viral e enjoo matinal. Os estudos, embora nem sempre clinicamente estanques, indicaram que o gengibre proporcionou uma redução nas náuseas e vômitos.

Para diminuir os níveis de colesterol

Pesquisas que utilizaram o gengibre como suplemento em dietas ricas gorduras ruins, não houve aumento de colesterol na corrente sanguínea.

Controle de açúcar no sangue

Acredita-se que a água de gengibre mantenha equilibrado os níveis de açúcar no sangue, se ingerido em jejum.

Atenção:

Recomenda-se não ingerir água de gengibre se estiver em uso de drogas anticoagulantes, pois podem interferir na ação destas drogas. Se ingeridas em excesso pode causar dor abdominal, diarreia e azia.

Como fazer água de gengibre em casa:

Dê preferência a gengibre fresco que pode ser encontrado em feiras livres e supermercados:

–  1 colher e meia de gengibre ralado;

–  Ferver 4 xícaras de água;

–  Adicione o gengibre na água;

–  Deixe em imersão por cerca de 5 minutos, coe o líquido e deixe esfriar, pode beber frio ou colocar na geladeira e beber frio.

Como o gengibre tem um sabor forte pode adicionar limão e mel e assim melhorar o sabor.

Fonte:

AMORIM, Ana; FERREIRA, Ana Rita R.; CARRAPIÇO, Eunice. Ginger for the treatment of nausea and vomiting of pregnancy: evidence-based review Gengibre no tratamento da náusea e vómito da gravidez: revisão baseada na Evidência. Acta Obstet Ginecol Port, v. 7, n. 2, p. 103-108, 2013.

PIRES, Laura Corrêa. Chá de maçã com gengibre. Chá das 5h, p. 18-22, 2017.

 

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/food”>Food image created by Evening_tao – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *