Quando a nicotina começa a deixar o corpo após fumar anos fazendo uso do fumo, o fumante  experimentam efeitos de retirada física e psicológica desta substância.

A nicotina é uma substância viciante encontrada em produtos a base de tabaco, como cigarros e charutos,  que pode afetar a função cerebral do usuário do fumo.

Uma vez que o corpo se adapta à ingestão regular de nicotina, as pessoas acham difícil parar de fumar por causa dos desconfortáveis sintomas da abstinência de nicotina.

Os sintomas de abstinência, geralmente atingem o pico após 1 a 3 dias após a cessação do uso de nicotina e diminuem ao longo de um período de 3 a 4 semanas. Após esse período, o corpo irá expelir a maior parte da nicotina e os efeitos de abstinência serão  principalmente psicológicos.

Compreender os sintomas de abstinência de nicotina, pode ajudar as pessoas a controlar os sintomas de abstinência.

Ao usar um produto a base de nicotina, como o cigarro, a absorção do mesmo dá-se  através do revestimento do nariz, da boca e dos pulmões. A partir desses locais, entra na corrente sanguínea.

Quando a nicotina atinge o cérebro, ativa as áreas envolvidas com sentimentos de prazer e recompensa e aumenta os níveis de uma substância química chamada dopamina.

A nicotina também afeta áreas no cérebro relacionadas a respiração, memória, apetite, frequência cardíaca

Quando se usa a nicotina por um longo período, ocorrem mudanças no equilíbrio dos mensageiros químicos cerebrais.

Quando se para de usar a nicotina, esse equilíbrio químico se altera e o fumante experimenta efeitos colaterais físicos e psicológicos, como diminuição do bem humor.

Especialistas descrevem essa ruptura de substâncias químicas cerebrais como vício em nicotina, e é parte da razão pela qual as pessoas acham tão difícil diminuir ou parar de fumar

Sintomas de abstinência de nicotina

Os sintomas psicológicos da retirada da nicotina incluem:

– Forte desejo por nicotina

– Irritabilidade ou frustração

– Mau humor

– Dificuldade de concentração

– Ansiedade

– Mudanças de humor

As pessoas também podem experimentar os seguintes sintomas físicos de abstinência de nicotina:

– Dores de cabeça, sudorese, inquietação, tremores, dificuldade em dormir, acordar a noite diversas vezes para fumar, aumento do apetite, cólicas abdominais, problemas digestivos, incluindo constipação e dificuldade de concentração.

Algumas pessoas podem sentir os efeitos colaterais físicos mais forte do que outros. Alguns experimentam sintomas leves por alguns dias, enquanto outros podem ter desejos intensos e sintomas que duram várias semanas.

Duas horas depois do último cigarro, o corpo já terá removido metade da nicotina. Os níveis de nicotina continuam a cair nos próximos dias até que ela não afete mais o corpo.

Juntamente com os sintomas de abstinência, as pessoas também começarão a notar mudanças positivas. Estes podem ter melhorias no sentido do olfato e paladar, diminuição da tosse e respiração mais fácil, particularmente durante o exercício.

Como se livrar do vício da nicotina

Abandonar a nicotina pode ser difícil porque o vício é tanto físico quanto psicológico. Muitas pessoas se beneficiam de vários tipos de apoio durante o período de abstinência de nicotina.

Terapia de reposição de nicotina

Terapia de reposição de nicotina (TRN) é quando e interrompe o uso do tabaco pelo fumo e usa-se uma das seguintes substâncias que contêm quantidades menores de nicotina:

Goma de mascar de nicotina

Adesivos de nicotina na pele

Cigarros elétricos

Pastilhas de nicotina

Sprays nasais ou orais

Pesquisas descobriram que o uso de Terapia de Reposição de Nicotina pode aumentar a chance de parar de fumar 50% a 60%. Neste ponto, um indivíduo pode reduzir gradualmente a dosagem de nicotina até que nenhum outro tratamento seja necessário.

Além disso, evite lugares onde tenham pessoas fumantes, o cheiro do cigarro pode lhe fazer ter vontade de fumar. Retire cinzeiros de casa e se possível evite café e álcool, pois geralmente estão associados ao uso de cigarro.

Alguns médicos podem prescrever uma droga denominada Bupropiona, um antidepressivo que pode auxiliar na ansiedade causada pela falta da nicotina.

No entanto, algumas pessoas ainda experimentam sintomas de abstinência, que podem ser mais fortes em alguns indivíduos do que em outros.

Embora os efeitos colaterais da TRN sejam possíveis, os sintomas de abstinência da nicotina sem a TRN geralmente podem ser piores. Possíveis efeitos colaterais da Terapia de Reposição de nicotina incluem: náuseas, tonturas, insônia, dores de cabeça e desconforto abdominal.

Créditos imagem:

Freepik – Stockvault

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *