Um novo conselho da American Heart Association / American Stroke Association descreve sete ações simples que podemos fazer, para manter o nosso cérebro saudável à medida que envelhecemos e prevenir certos tipos de demências.

Com o tempo, as artérias cerebrais tendem a ficar entupidas com depósitos de gordura e outras toxinas. Este processo tem o nome da aterosclerose, e é um fator de risco para condições como a doença cardíaca coronária, angina e doença renal crônica.

Em alguns casos a aterosclerose pode levar a ataques cardíacos e acidente vascular cerebral  (derrame).

Uma nova recomendação, publicada na revista Stroke – sublinha o fato de que muitos dos fatores que aumentam o risco de aterosclerose também podem prejudicar a saúde cognitiva na vida maturidade.

Uma pesquisa demonstra de forma convincente que os mesmos fatores de risco que causam aterosclerose, também são fatores de risco para o comprometimento cognitivo tardio e a doença de Alzheimer. Seguindo sete passos simples em nossa rotina  […] não só podemos prevenir ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, mas também prevenir prejuízos cognitivos.

SETE PASSOS PARA MANTER SEU CÉREBRO SAUDÁVEL

Dr. Philip Gorelick, médico neurologista e vascular e professor da  escola de Medicina de  Michigan State University e um grupo de pesquisadores realizaram uma meta-análise de 182 estudos científicos. Em sua análise, os autores procuraram fatores que poderiam ser “medidos, monitorados e modificados”.

Assim, o Dr. Gorelick e colegas identificaram sete métricas que eles acreditam podem manter a saúde cerebral em níveis ótimos. Quatro desses são “comportamentos de saúde ideais” e três são “fatores de saúde ideais”.

Os comportamentos recomendados para a saúde são: não fumar, manter níveis elevados de atividade física, seguir uma dieta saudável e manter um peso saudável. Os fatores de saúde são: manter níveis de pressão arterial abaixo de 120/80 milímetros de mercúrio (mm / Hg), níveis de colesterol abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg / dL) e níveis de açúcar no sangue em jejum com menos de 100 mg / dL.

As sete métricas encontradas no novo relatório correspondem ao chamado “ Life’s Simple 7”  um programa desenvolvido pela American Heart Association / American Stroke Association (AHA / ASA) com o objetivo de promover a saúde cardiovascular na ampla população.

Estes sete passos são:

–  Monitorar e controlar a pressão sanguínea

–  Controlar o colesterol

–  Manter açúcar sanguíneos nos valores normais

–  Mantenha-se fisicamente ativo

–  Busque uma dieta saudável

–  Mantenha o peso sob controle

–  Pare de fumar

Com o tempo aprendemos que os mesmos fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais referidos no Life’s Simple 7 também são fatores de risco para a doença de Alzheimer e, possivelmente, para alguns outros distúrbios neurodegenerativos”, diz o Dr. Gorelick.

A manutenção da pressão sanguínea, colesterol e açúcar no sangue nos níveis ótimos é importante, pois níveis anormalmente altos destes podem levar a complicações como a aterosclerose e coágulos sanguíneos.

Como o Dr. Gorelick explica, com o tempo, isso pode levar a deficiência cognitiva e demência vascular.

As artérias que transportam sangue para o cérebro, podem tornar-se danificadas, levando demência. A boa notícia é que gerenciar fatores de risco – no início – mantém as artérias fortes e fazem uma grande diferença para saúde cerebral a longo prazo “.

Este estudo enfatiza a importância das intervenções precoces, pois a aterosclerose, pode começar cedo.

Essas recomendações são particularmente importantes, observam os autores, dada a prevalência de demência em todo o mundo. Atualmente, mais de 7 milhões de novos casos de demência são diagnosticados todos os anos e, até 2030, até 75 milhões de pessoas podem desenvolver a condição.

Então vamos começar a dotar hábitos saudáveis, pois nada melhor do que viver mais e com saúde, para aproveitar ao máximo os anos vindouros. Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.

Fonte:

How to keep your brain healthy as you age –  Medical news today jornal.

Créditos imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/character”>Character vector created by Freepik</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *