Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cranberry e seus benefícios à saúde

Cranberries são frutas que podem ser consumidas inteiras ou transformadas em produtos alimentares, tais como geleias e sucos. O Cranberry cujo nome científico é Vaccinium Macrocarpon, é um derivado de um termo de “Crane Berry”, apelido da flor de mirtilo

Cranberries são frutas que podem ser consumidas inteiras ou transformadas em produtos alimentares, tais como geleias e sucos.

O Cranberry cujo nome científico é Vaccinium Macrocarpon, é um derivado de um termo de “Crane Berry”, apelido da flor de mirtilo, que ao murchar se torna similar à aparência de um pássaro que se alimenta dos frutos desta planta. O Cranberry faz parte da família da Ericaceae cresce em ambientes úmidos, como florestas e pântanos na América do Norte.

A fruta Cranberry é composta por 88% de água, ácido orgânico, frutos, vitamina C, flavonóides, catequinas e antocianidinas. Pode ser encontrado na forma de frutas secas, extratos e sucos, que usualmente contêm apenas 10 à 25% de Cranberry concentrado. As antocianidinas e as proantocianidinas são taninos que apresentam uma função de defesa natural contra as células microbianas, são considerados excelentes antioxidantes.

Utilizações

As pessoas, geralmente, utilizam Cranberries para ajudar a prevenir e aliviar os sintomas das infecções do trato urinário. Os derivados da fruta do Cranberry foram identificados como compostos que interferem na adesão bacteriana em diferentes tecidos, a propriedade antiaderente deste alimento está atribuída em grande parte pela presença dos compostos específicos como as  proantocianidinas, que são taninos condensados que consistem em monômeros de catequina e epicatequina, sendo diferente dos taninos hidrolisáveis que predominam em outros frutos, como por exemplo, a romã. Os monômeros das proantocianidinas podem ser ligados por uma ou duas ligações intermoleculares, chamados de ligações do tipo A e tipo B. As ligações do tipo B são frequentemente encontradas em alimentos como chá verde e uva, o Cranberry possuem predominantemente as proantocianidinas com ligações do tipo A. Este tipo de ligação pode exibir as propriedades de antiaderência bacteriana na parede celular em diversas patologias

Além disso, a eficácia das Cranberries na prevenção de infecções do trato urinário tem sido documentada. O suco natural de Cranberry não processado contém antocianidinas, que impedem bactérias do tipo Escherichia coli (a bactéria que, geralmente, causa infecções do trato urinário) de se ligar à parede do trato urinário.

Algumas pessoas tomam suco de Cranberry para reduzir a febre e tratar determinados tipos de câncer. As proantocianidinas apresentam efeito potencial quimio preventivo e quimioterápicos nas fases de carciogênese, podem reduzir significativamente o crescimento celular e a proliferação das células de tumor.

O Cranberry é uma importante fonte de flavonoides e tem sido provado o seu efeito antioxidante, que está associado ao seu aumento no plasma e na redução da oxidação da lipoprotéina LDL (Low density lipoprotein), assim como diminuir a concentração do colesterol total.

Possíveis efeitos colaterais e interações com drogas

Não são conhecidos efeitos colaterais.

A maioria dos sucos de Cranberry são, muito doces para compensar seu gosto forte. Por isso, as pessoas com diabetes não devem consumir suco de Cranberry, a não ser os que contenham adoçantes..

As pessoas portadoras de cálculos renais devem consultar o médico antes de utiliza-la, pois os seus produtos podem aumentar os efeitos de drogas que previnem coágulos sanguíneos (como o anticoagulante warfarina), causando sangramento severo.

Portanto, as pessoas que tomam warfarina não devem consumir suco de cranberry e anticoagulantes ao mesmo tempo.

Fonte:

DA ROCHA FRANÇA, Ana Carolina Yoshida; COUTINHO, Vanessa Gomes; SPEXOTO, Maria Cláudia. O Consumo do Cranberry no Tratamento de Doenças Inflamatórias. Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde, v. 18, n. 1, 2015.

RODRIGUES, Alexandre Oliveira; BEZERRA, Carlos Alberto. Infecção urinária de repetição na mulher: como conduzir.

OLIVEIRA, Maísa Soares de. Atividade antimicrobiana e efeito interativo in vitro de produtos de Cranberry (Vaccinium macrocarpon) e quinolonas. 2015.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Www.slon.pics – Freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros