Nossos pés suportam o peso de nosso corpo diariamente e problemas nos pés podem causar desconforto e prejudicar nossa mobilidade, além de causar dores no joelho e nas costas.

Uma pesquisa do Colégio Americano de Podiatria (ciência que estuda problemas com os pés) mostra que nove em cada 10 pessoas experimentam algum tipo de problema nos pés, e uma em cada cinco admitem sofrer com a dor nos pés.

Então vamos dar algumas dicas de cuidados com seus pés para que você possa sempre caminhar com prazer:

1. Lavar os pés com frequência

Mantenha os pés limpos,  lavando-os todos os dias em água morna e sabão, mas não em excesso e água muito quente, pois isso pode destruir os óleos naturais da sua pele.

2. Seque bem os pés

Seque bem os pés depois de lavá-los, especialmente entre os dedos, onde infecções fúngicas, como o pé de atleta  podem se desenvolver, principalmente em dias frios, quando usamos meias e a umidade ode ajudar na proliferação de fungos.

3. Hidratar os pés

Se a pele estiver seca, aplique creme hidratante em todo o pé, exceto entre os dedos. Remova delicadamente a pele dura e os calos com uma pedra-pomes ou lima do pé , mas não exagere ou a pele voltará a crescer mais forte do que antes. O uso de hidratante a noite  principalmente no calcanhar, evita e trata as terríveis rachaduras da pele dos pés. Cremes a base de ureia são excelentes neste caso.

4. Cortar as unhas dos pés com cuidado

Apare as unhas dos pés regularmente usando o cortador de unhas adequado. Corte em linha reta, nunca em um ângulo ou abaixo das bordas. Isso pode causar unhas encravadas.

5. Limite de tempo usando saltos altos

Use sempre sapatos adequados que lhe deixem confortável.  Use saltos altos e sapatos pontiagudos apenas para ocasiões especiais, para caminhar opte por tênis e passeios sandálias confortáveis.

6. Troque as meias frequentemente para evitar o mau cheiro nos pés

Traque  meias diariamente para manter seus pés saudáveis e sem o cheiro desagradável que recebe o nome popular de chulé e científico de bromidose, isso ocorre devido a presença de uma bactéria nos pés que libera no seus metabolismo este terrível odor. Alguns cuidados podem te livrar deste mal, tais como:

– Lavar e secar bem os pés, deixar o sapato no sol, trocar de sapatos sempre que possível (rodiziar), usar desodorante para os pés, sempre trocar de meias .

7.Cuidado micoses e outros parasitas em areas abertas

Use chinelos para prevenir pé de atleta e outras micoses em áreas comuns, como chuveiros de ginástica, piscinas ou banheiros de hotéis.

8.Cuidados com os pé na maturidade

Na maturidade  o cuidado com os pés se tornam ainda mais importante pois a pele fica mais fina,  as articulações começam a endurecer e seus pés ficam mais vulneráveis ​​ao frio. Sendo assim é importante manter os pés sempre aquecidos e hidratados e sempre em movimento.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *