Alguns hábitos  ajudam a manter os sintomas de depressão a distância, eles podem fazer toda a diferença na saúde mental.

Talvez nem todos funcionem 100% para todas as pessoas mas alguns deles podem amenizar os sintomas para uma grande parte dos portadores desta doença. Então vamos as dicas:

Diário. Escrever é uma ótima maneira de liberar emoções. Escrever um diário é uma forma de descrever um pensamento não filtrado, onde nossa mente pode se expressar sem edição. Não há julgamentos, críticas ou condenações de outros. Escrever  permite exploremos as emoções sem censura ou  culpa.

Dormir uma boa noite de sono. É durante o sono  que o  corpo se recupera, o  imunológico se repara, o cérebro descansa , e se armazena  energia para o dia seguinte. No entanto, trabalhar  demais, pode causar situações estressantes fazer com que não durmamos o suficiente. Em alguns casos a falta de sono é descontada na comida, levando a ganho de peso.

Exercício. O exercício produz endorfinas naturais, que ajudam manter o bom humor, vários estudos comprovam esta tese. O exercício também melhora a capacidade de aprendizado e atenção.

Beber  muita água. A hidratação é frequentemente negligenciada, mas o corpo é composto por 95% de água. Quando não temos água suficiente em nosso corpo podemos nos sentir letárgicos, mal-humorados e com dor de cabeça.

Consumir alimentos ricos em  ácidos graxos de vitamina D e Omega-3. Os ácidos graxos de vitamina D e Omega-3 são nutrientes específicos que auxiliam a atividade cerebral. Se o corpo não recebe estes nutrientes suficientemente através da dieta, haverá carência destes elementos, prejudicando o funcionamento cerebral.  Este fato pode ser piorado, com  uso de protetor solar, que impede a absorção de vitamina D.

Socialize-se  É fácil ser eremita nos dias de hoje, uma vez que podemos fazer quase  tudo pela internet. Muitos internautas,  vem passando  menos tempo fora da casa. Socializar-se uma hora por dia pelo menos, com outra pessoa pode melhorar o humor.

Meditação ou oração. A maioria das pessoas pensa que a oração tem apenas uma relação religiosa, mas não necessariamente. Se guardarmos nossos problemas, sem compartilha-los, isso pode se tornar torturante e levar a sintomas de desesperança que pode sair do controle. A meditação e oração nos direcionam a bons pensamentos, buscando pacificar a mente.

Comer frutas e legumes diariamente. O que comemos nutre o corpo, e principalmente o cérebro. Ao comer alimentos saudáveis o cérebro responde de forma positiva, uma vez que ele regula e responde por todas as funções do corpo. O consumo de frutas e legumes diariamente, auxiliar no metabolismo celular, repões nutrientes, e facilita o funcionamento do intestino.

Bem estas dicas talvez não lhes afaste totalmente da depressão, mas podem amenizar o impacto que esta doença pode trazer na sua vida. A tristeza é um estado de espírito que se não controlado, pode desencadear depressão. Então não se deixe abater, levante-se,  viva, vibre, inspire fundo e sinta o doce aroma do ar da manhã, escute a cantoria divina dos pássaros, olhe para trás e veja quanta coisa boa já fez. Não se isole a depressão, assim como um caçador fica de tocaia esperando  você estar vulnerável, para poder te pegar destruir sua alma.

Fonte: https://psychcentral.com/lib/top-10-daily-habits-to-keep-depression-away/

Créditos imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/family”>Family image created by V.ivash – Freepik.com</a>

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *