Considera-se privação a quantidade de sono insuficinte para o corpo se recuperar do período de vigília.

Tratamento da Privação de sono

O tratamento da privação do sono é indicado quando não se consegue não consegue dormir, devido a dificuldades físicas ou psicológicas.

Um terapeuta ou especialista em sono irá  oferecer orientação e técnicas de enfrentamento para alcançar um estado de repouso e dormir.

Existem duas vias principais de tratamento para a privação do sono: medidas comportamentais – cognitivas e medicamentos.

Tratamentos comportamentais e cognitivos

Existem vários métodos eficazes para melhorar o sono que não requerem medicação, incluindo:

Técnicas de relaxamento: Relaxamento muscular progressivo de diferentes músculos do corpo. Técnicas de meditação, treinamento de atenção plena, exercícios de respiração e imagens guiadas também podem ajudar nessa área. Estão disponíveis gravações de áudio que podem ajudar a adormecer à noite.

Controle de estimulação: envolve o controle das atividades antes da hora de dormir e o ambiente para moderar o padrão de sono. Local escuro, sem ruídos, não usar o celular antes de dormir e desligar a TV.

Terapia cognitiva comportamental (TCC): Este é um tipo de terapia projetado para ajudar as pessoas a entender e mudar os padrões de pensamento por trás de certos comportamentos. A TCC pode ajudar uma pessoa a desenvolver um padrão de sono mais saudável.

Medicamentos

Quando o tratamento não medicamentoso é ineficaz, existem medicamentos disponíveis que podem ajudar a induzir o sono.

Existe uma ampla gama de opções disponíveis, incluindo benzodiazepínicos, hipnóticos não benzodiazepínicos e antagonistas de receptores de melatonina.

No entanto, algumas pessoas dependem dos medicamentos para dormir. É importante limitar a dose e tentar usar medidas não medicinais, sempre que possível.

Toda medicação tem quer ser prescrita pelo médico. Não se automedique.

Gerenciando o sono

A boa notícia é que a maioria dos efeitos negativos da privação do sono,  se reverte quando o dormimos o suficiente. O tratamento para a privação do sono deve satisfazer a necessidade de sono biológico, prevenir a privação e “pagar de volta” a dívida de sono acumulada.

Se você conseguimos dormir, os especialistas recomendam a realização de uma atividade como a leitura até que se sinta sonolento.

Tentar seguir uma rotina para os horários de dormir e de despertar, consistente todos os dias da semana.

Evitar comer 2 a 3 horas antes de dormir.

Praticar exercícios regulares durante o dia.

Manter o quarto silencioso, escuro e uma temperatura confortavelmente fria.

Desligar dispositivos eletrônicos ao ir para a cama.

Créditos imagem:

<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo vetore desenhado por Vectorpocket – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *