Um novo estudo, descreve que os efeitos dos processos naturais de envelhecimento, combinados com os da obesidade e uma dieta pobre, afetam mecanismos cerebrais, aumentando o risco de desenvolver doença de Alzheimer.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento desta doença são o envelhecimento e condições metabólicas, como obesidade e diabetes.

No entanto, muitos dos mecanismos biológicos, associados ao início e progressão desta doença ainda permanecem desconhecidos.

Pesquisadores da   Brock University, em Ontário, Canadá – realizaram um estudo, que lhes permitiu descobrir um pouco mais dos fatores que contribuem o desenvolvimento deste tipo de demência.

A equipe testou cobaias (camundongos) idosos para investigar como uma dieta com alto teor de gordura e alto teor de açúcar induz a obesidade, e pode estimular o cérebro a se degenerar.

Para entender o impacto de uma dieta ruim em ratos idosos, a equipe de pesquisa colocou alguns ratos em uma dieta regular, enquanto outros receberam alimentos com alto teor de gordura e açúcar.

Depois que os ratos foram alimentados com suas respectivas dietas por um período de 13 semanas, a equipe procurou sinais de inflamação e mediu os níveis de estresse em duas áreas do cérebro associadas à memória e ao comportamento cognitivo – o hipocampo e o córtex pré-frontal.

Eles descobriram que os ratos mais velhos em uma dieta indutora de obesidade tinham altos níveis de inflamação e estresse celular, assim como a resistência à insulina em partes do hipocampo ligadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Embora, mais marcadores de resistência a insulina, tenham sido observados nos córtices pré-frontais de camundongos, que estavam em dieta indutora de obesidade, o estado de inflamação e estresse marcadores permaneceram os mesmos.

Os autores do estudo supõem que “diferenças específicas de região entre o córtex pré-frontal e o hipocampo em resposta ao envelhecimento com uma dieta ruim, que a patologia da doença não é uniforme em todo o cérebro”.

Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/322324

Créditos Imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/watercolor”>Watercolor image created by Kjpargeter – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *