As dobras nasolabiais,  são as linhas que se aprofundam ao lado da boca,  que se estendem da borda do nariz aos cantos exteriores da boca.

Essas linhas tornam-se mais proeminentes quando sorrimos. Algumas pessoas,  desenvolvem rugas ao lado das dobras nasolabiais, que são denominadas linhas de sorriso.
Exceto para recém-nascidos e portadores de paralisia facial ​​devido a uma doença, quase todas as pessoas têm dobras nasolabiais.
As dobras, são formadas por feixes densos de tecido fibroso e músculos, e tornam-se mais proeminentes com a idade. À medida que a pele se torna flácida e mais fina, as dobras nasolabiais se tornam mais visíveis.

Causas

As dobras nasolabiais fazem parte da nossa anatomia , e não é um sinal de envelhecimento, mas que se acentuam a medida que envelhecemos.

Essas dobras tornam-se mais visíveis devido a uma variedade de fatores, incluindo:
– exposição ao sol, que danifica a pele, causando rugas e mudanças de textura da mesma;
– perda de colágena devido o envelhecimento, tornando a pele fraca e fina
– perda de gordura, o que pode fazer com que as bochechas e as regiões próximas pareçam flácidas

À medida que a pele envelhece, as expressões faciais podem causar rugas mais profundas.

Outros fatores que desempenham um papel no envelhecimento da pele incluem:
– Ser fumante
– Exposição a poluentes ambientais
– Perda de peso rápida ou flutuações frequentes de peso

Tratamento

Quando as dobras nasolabiais são muito pronunciadas,  algumas pessoas optam por eliminá-las e alguns procedimentos cosméticos que podem reduzir a aparência das dobras nasolabiais ou eliminá-las.

As opções de tratamento incluem:

Os preenchimentos dérmicos, que são implantes colocados logo abaixo da pele, reduzindo a aparência das rugas. Este procedimento pode restaurar plenitude da pele e reduzir as rugas ao redor da boca e dos lábios, diminuindo a aparência de linhas faciais, acne e outras cicatrizes de uma forma e aparência natural.

O custo do tratamento, e quanto tempo o efeito irá durar, varia muito. Os implantes serão injetados na pele,  em um consultório médico com o tempo de recuperação mínimo, preenchedores dérmicos tornaram-se cada vez mais populares, com uma ampla gama de produtos que oferece uma alternativa eficaz e de baixo custo para a cirurgia estética.

O mais conhecido destes enchimentos dérmicos é o ácido hialurônico.
Preenchimento pode ser feito também com gordura na área da dobra nasolabial para diminuir a profundidade. A gordura é retirada de outra área do corpo e injetada para preencher a área, de forma semelhante ao enchimento dérmico.

Microdermo abrasão é um tratamento que oferece esfoliação profunda que torna a pele mais jovem e mais espessa. Esses tratamentos podem ajudar a compensar o aparecimento de dobras nasolabiais, mas não removerão as dobras.

Remoção cirurgica


Um médico pode reduzir significativamente o aparecimento de dobras nasolabiais usando um processo cirúrgico chamado subcisão. Este procedimento é usado para tratar cicatrizes e marcas de acne, mas também pode ajudar com dobras nasolabiais.
Durante a subcisão, o médico usa uma agulha para quebrar as bolsas de tecido. Isso pode ajudar a reestruturar a área que envolve as dobras nasolabiais, reduzindo a profundidade das dobras e deixando a pele circundante mais jovem.
Outra opção é a excisão que envolve a remoção da pele afetada e a tentativa de remodelar a área circundante. Esta abordagem requer o uso de um bisturi, mas pode oferecer resultados mais dramáticos.

Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/320825.  php

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/business”>Business image created by Katemangostar – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *