Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Doença de Alzheimer: Música e meditação podem melhorar o declínio cognitivo precoce

Meditação e programas de escuta musical têm mostrado ser uma promessa em melhorar a cognição e memória em adultos com declínio cognitivo subjetivo, de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Alzheimer’s Disease.

A doença de Alzheimer afeta mais de 5 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Evidências recentes indicam que o declínio cognitivo subjetivo (SCD) pode representar uma fase pré-clínica da doença de Alzheimer, ou envelhecimento cerebral insalubre.

A Dra. Kim Innes, professora associada de epidemiologia da West Virginia University em Morgantown, e seus colegas, avaliaram os efeitos de duas práticas mente – corpo (Kirtan Kriya meditação e ouvir música) sobre os resultados cognitivos em pessoas com SCD.

Kirtan Kriya é uma forma de ioga, meditação que combina práticas de respiração focadas, cantar, movimentos de dedo e visualização. Os praticantes de yoga afirmam que este tipo de meditação estimula todos os sentidos de uma pessoa e as áreas associadas do cérebro.

Praticar 12 minutos de Kirtan Kriya é relatado para ajudar uma pessoa a pensar mais claramente, melhorar a recuperação da memória, melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, melhorar a saúde psicológica de curto e longo prazo e aguçar a atenção, concentração e foco.

Ouvir música foi sugerido em fornecer benefícios comportamentais e emocionais para as pessoas com doença de Alzheimer e mostrou resultados positivos, mesmo nos estádios tardios da doença.

As áreas do cérebro que armazenam memórias musicais permanecem, relativamente, não danificadas pela doença de Alzheimer. As pessoas associam música com eventos significativos ou uma ampla gama de emoções, que podem evocar uma resposta muito depois que a memória diminui.

Musicoterapia pode aliviar o stress, reduzir a ansiedade, e diminuir a agitação em pessoas com doença de Alzheimer. Além disso, a música pode estimular o humor, estimular interações positivas, facilitar a função cognitiva e ajudar a coordenar movimentos motores.

Pesquisas anteriores da equipe de West Virginia sugeriram que ambas as intervenções de Kirtan Kriya e música melhoram o estresse, sono, humor, bem-estar e qualidade de vida. Estas melhorias foram especialmente significativas no grupo de meditação, e foram mantidas ou melhoradas 3 meses após as intervenções estarem completas.

Função de memória, desempenho cognitivo realçado por intervenções

Neste novo ensaio, Dra. Innes e sua equipe atribuíram 60 adultos com SCD para a meditação de Kirtan Kriya ou programas de escuta de música.

Os participantes foram convidados a praticar a sua atividade durante 12 minutos por dia durante 3 meses e os seguintes 3 meses se assim o desejassem. Medidas de função cognitiva e memória foram tomadas no início do estudo, e aos 3 meses e 6 meses.

Os resultados do estudo demonstraram melhorias significativas na função de memória subjetiva e desempenho cognitivo objetivo, tanto na meditação quanto nos grupos de música.

As áreas de funcionamento cognitivo que se beneficiaram foram aquelas que seriam potencialmente afetadas nos estágios pré-clínico e precoce da demência, como atenção, função executiva, velocidade de processamento e função de memória.

Tal como o estudo anterior da equipe, a memória e os ganhos cognitivos foram mantidos ou aumentados 3 meses após a intervenção.

Os autores do estudo escrevem: “Os achados deste ensaio clínico aleatório randomizado sugerem que a prática de meditação ou escuta musical pode melhorar significativamente tanto a função de memória subjetiva quanto o desempenho cognitivo objetivo em adultos com SCD, e pode oferecer uma promessa para melhorar os resultados nessa população”.

Os resultados do estudo indicam que a meditação de Kirtan Kriya e programas de escuta de música podem ser intervenções úteis para melhorar o humor, sono e qualidade de vida em adultos com SCD, bem como fornecer ajuda com memória e desempenho cognitivo.

Fonte: http://www.medicalnewstoday.com/articles/315464.php

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros