Óbidos é uma cidade medieval Portuguesa que fica próxima a Fátima rodeada por uma parede craquelada clássica.

O centro da pequena cidade está  cheia de ruas de paralelepípedos e casas tradicionais pintadas. Enquanto, toda a cidade é cercada pelas sólidas muralhas da cidade que foram construídas por volta de 713  pelos mouros.

A área foi tomada dos mouros pelo primeiro Rei de Portugal, Afonso Henriques, em 1148.

A tradição afirma que um cavaleiro, Gonçalo Mendes da Maia, foi responsável pelo tomada bem sucedida do o castelo mourisco.

Óbidos era tradicionalmente de propriedade da rainha de Portugal e isso garantiu que cada casa ou loja fosse  cuidadosamente cuidada e mantida.

Não há melhor exemplo de uma cidade tradicional portuguesa do que Óbidos!!!

É  um lugar agradável para passar uma tarde. Mas, há muitos motivos para passar a noite, pois há excelentes acomodações, incluindo um castelo no topo da colina.

O portão principal, Porta da Vila, conduz diretamente à rua principal, Rua Direita, alinhada com lojas de chocolate e cereais e licores.

Os licores de Ginja, uma fruta típica da região, pode ser saboreado a 1 euro, em uma casquinha de chocolate que imita um pequeno copinho, onde bebemos o licor e, depois comemos a casquinha de chocolate.

É uma experiência inesquecível!!! Vale a pena saborear. Mas, cuidado para não consumir demais, pois pode ficar difícil voltar por ruas cheias de paralelepípedos depois!!!!

Nos últimos anos, Óbidos reinventou-se como um centro literário: as livrarias temáticas abundam e nos meses de julho e agosto ocorre o festival medieval de Óbidos, onde pessoas de vários países sereúnem e vestidas de roupas típicas que podem ser alugadas no local enchem a atmosfera de Óbidos de lembranças de um tempo onde castelos e reis povoavam este pais tão simpático.

Na culinário local, nesta época, é possível saborear um  assado de porco, sopas , carnes de caça, bacalhau, codornas, salsichas entre outras carnes grelhadas  de estilo medieval oferecidas por dezenas de “tabernas” e barracas espalhadas por todo o mercado.

A sugestão é conhecer a cidade e optar por um local onde possa apreciar um bom licor de ginja e uma refeição típica medieval.

 

conheça mais sobre óbidos. Veja as fotos e o video que preparamos para voce!!!!

 


Veja, também, as outras matérias da série “Envelheci e Agora” na estrada – Conhecendo Portugal:

– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Centro de Lisboa

– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Visita a Cascais

– ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Visita ao Santuário de Fátima

– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Vila Nova de Gaia


 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *