As fezes tem uma cor acastanhada devido a presença de bilirrubina e bílis presentes no material excretado. No entanto algumas vezes podem-se notar fezes de uma cor diferente, incluindo amarelo.

As fezes podem mudar de cor por vários motivos, incluindo dieta e condições médicas subjacentes.

As causas prováveis de fezes amareladas incluem:

Dieta

Uso de Açafrão em pó e raiz nos alimentos podem tornar as fezes amareladas.

A ingestão de cenoura, batata-doce e alimentos que contenham corante alimentar amarelo podem tornar as fezes amarelas também.

Uma dieta rica em gordura ou glúten também pode levar a fezes amarelas.

Se uma pessoa regularmente tem fezes amarelas devido a sua dieta, eles devem tentar evitar alimentos gordurosos, alimentos processados, glúten, ou qualquer coisa que cause dor abdominal.

Stress

Estresse e ansiedade podem causar efeitos físicos no corpo, incluindo a aceleração do processo digestivo. Como resultado, o corpo pode não ser capaz de absorver todos os nutrientes dos alimentos, o que pode causar diarreia e fezes amarelas.

Medidas para aliviar o estresse reduzindo compromissos, prática de yoga ou buscar ajuda de um  terapeuta pode ajudar a reduzir os sintomas físicos.

Doença celíaca

Se o portador de doença celíaca ingere glúten, proteína do trigo, centeio e cevada, o sistema imunológico responde atacando os tecidos do intestino delgado.Essa resposta imune causa danos aos tecidos e compromete a capacidade dos intestinos de absorver nutrientes.

Além de fezes amarelas, os sintomas da doença celíaca podem incluir, diarreia, prisão de ventre, náusea, inchaço, fadiga, dores de cabeça e depressão.

Não há cura para a doença celíaca, mas é possível gerenciar a condição, evitando o glúten.

Distúrbios do pâncreas

Distúrbios diferentes do pâncreas podem causar fezes amarelas ou pálidas, os portadores de pancreatite crônica, fibrose cística, câncer de pâncreas e bloqueio do ducto pancreático podem apresentar este sintoma.

Em pessoas com qualquer uma dessas condições, o pâncreas é incapaz de fornecer enzimas suficientes para os intestinos digerirem os alimentos. Gordura não digerida pode levar a fezes amarelas que também parecem gordurosas ou espumosas.

Distúrbios do fígado

Distúrbios do fígado, como cirrose e hepatite, podem reduzir ou eliminar sais biliares no corpo.

Os sais biliares são essenciais para a digestão de alimentos e absorção de nutrientes. A remoção destes sais pode resultar em fezes amarelas.

Distúrbios da vesícula biliar

Problemas de vesícula biliar e cálculos biliares também podem reduzir o nível de sais biliares no corpo. Essa redução pode levar a uma variedade de sintomas, incluindo, dor abdominal, náuseas, icterícia, pele amarelada e no branco dos olhos e fezes claras.

O tratamento dependerá do problema apresentado pela vesícula biliar. O tratamento para cálculos biliares, por exemplo, pode incluir medicamentos para dissolver as pedras. Em alguns casos, pode ser indicada cirurgia.

Síndrome de Gilbert

A síndrome de Gilbert é uma doença genética do fígado que afeta de 3 a 7% das pessoas nos Estados Unidos.

Pessoas com Síndrome de Gilbert têm períodos em que seus níveis de bilirrubina são muito altos. Os sintomas incluem icterícia leve e fezes amarelas.

No entanto, os sintomas podem ser tão leves que a maioria das pessoas não os percebe ou sabe que eles têm a doença.

Giardíase

A giardíase é uma infecção intestinal comum causada por um parasita microscópico. O portador pode contrair o parasita giárdia ingerindo cistos de giárdia, geralmente através de comida ou água contaminada.

Os sintomas da giardíase incluem dores de estômago, diarreia fétida e amarela, náuseas, febre, dores de cabeça, perda de peso.

Um médico pode diagnosticar a giardíase testando uma amostra de fezes. O tratamento envolve antibiótico e pode durar até algumas semanas. Raramente, a infecção pode ser de longo prazo.

Se as fezes de cor amarela persistir por vários dias, deve-se  procurar um médico, principalmente se vier acompanhada dos seguintes sintomas:

Febre, vômito, dor abdominal, banquinho cheio de pus, incapacidade de urinar e desmaios.

Créditos imagem:

<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio”>Negócio fotografia desenhado por Asier_relampagoestudio – Freepik.com</a>

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *