O treinamento cerebral é baseado na premissa de que a estimulação mental pode melhorar a neuroplasticidade cerebral –  capacidade do cérebro de formar e reorganizar conexões entre células cerebrais em resposta a novas tarefas.

Inúmeros estudos afirmam que o  treinamento cerebral promove uma melhora cognitiva.

Um estudo publicado no PLOS One em 2013, descobriu que os jovens adultos que participaram de jogos de treinamento cerebral demonstraram melhorias na velocidade de processamento do cérebro, memória de trabalho e funções executivas.

Mas não são apenas jovens que podem se beneficiar do treinamento cerebral. Pesquisas apresentadas  na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2016 afirmaram que idosos que participaram de dez sessões de treinamento cerebral de 1 hora durante um período de 5 semanas apresentaram 48% menos probabilidades de desenvolver declínio cognitivo ou demência em 10 anos.

Tais estudos alimentaram o desenvolvimento de centenas de aplicativos de treinamento cerebral, muitos dos quais afirmam melhorar as funções cognitivas, como aprendizado, memória e concentração. No enatando como escolher qual melhor para você?

Sugerimos alguns aplicativos abaixo que podem ser baixados no seu telefone celular, tablet ou computador. Então vamos treinar?

– Aplicativo Lumosity

Considerado por muitos como o aplicativo de treinamento de cérebro “original”, o Lumosity é  usado por mais de 85 milhões de pessoas em todo o mundo. O aplicativo consiste em mais de 50 mini games coloridos e divertidos, projetados para treinar cinco funções cognitivas: velocidade, memória, atenção, flexibilidade e resolução de problemas.

Os jogos da Lumosity foram criados com a ajuda de mais de 100 pesquisadores de todo o mundo. Além disso, um estudo realizado com  mais de 4.700 adultos refere  que o treinamento cerebral com Lumosity melhorou a cognição mais do que palavras cruzadas.

Então vamos tentar?

No momento da inscrição, você deve completar um “teste de ajuste”, que calibra sua velocidade, atenção e memória através de três jogos separados.

Uma vez que os jogos estão completos, é informado ao usuário como seus resultados se comparam com os de outros usuários na mesma faixa etária. Isso fornece informações sobre as áreas de conhecimento que requerem a maior atenção.

Cada dia, o Lumosity envia um lembrete para completar um “treino” cerebral. O treino diário do cérebro envolve jogar três mini games – cinco com a versão premium – cada um focado nas cinco funções cognitivas.

Um jogo que gostamos foi Train of Thought, que se concentra na atenção. Neste jogo, o usuário deve mudar a direção das trilhas do comboio, com o objetivo de guiar diferentes trens coloridos para a casa correta. Descobrimos que este jogo realmente desafiou nossa concentração – embora possa ser frustrante às vezes.

Lumosity é um aplicativo que pode facilmente atrair crianças e adultos. Muitos dos jogos – como os perigos da estrada, um jogo de direção que envolve mover para a esquerda ou para a direita para evitar riscos na estrada – tem um apelo infantil.

Mas o que importa mesmo é treinar a o cérebro. E isso é bom demais.

– Aplicativo Peak

Avaliado por Google como um dos melhores aplicativos para Android em 2016, o Peak  oferece mais de 30 mini games para ajudar a melhorar a concentração, memória, agilidade mental, linguagem e resolução de problemas.

Os jogos foram desenvolvidos com a ajuda de cientistas de universidades respeitáveis em todo o mundo, incluindo a Universidade de Yale em Connecticut e a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Como Lumosity, há uma série de jogos que podem atrair crianças e adultos. Um desses jogos é Turtle Traffic – um jogo de agilidade mental que exige que o usuário navegue uma tartaruga através do mar e colete água-viva.

Com base no desempenho nos testes de linha de base, um plano de treino personalizado é fornecido, embora o usuário não esteja limitado a este plano. Na versão “Pro”, todos os jogos estão disponíveis para jogar a qualquer momento.

Os criadores do Peak recomendam treinamento cerebral por 3 dias por semana. Uma ótima característica do Peak é que você pode selecionar os dias que deseja treinar e definir lembretes para estes dias.

O desempenho cognitivo também é muito fácil de rastrear. Não só o aplicativo fornece informações sobre o desempenho individual do jogo, mas também fornece dados sobre o desempenho geral em cada uma das cinco funções cognitivas. Semelhante aos outros aplicativos de treinamento do cérebro, você também pode comparar o desempenho com outros usuários.

O Peak está disponível para download gratuito em Android e IOS.

– Aplicativo Fit Brains – Foco na inteligência Emocional

O Fit Brains Trainer é uma criação da Rosetta Stone – uma empresa de software de tecnologia educacional mais conhecida por cursos de idiomas on-line.

Este aplicativo de treinamento cerebral possui a maior variedade, com mais de 60 mini games e mais de 500 programas de treinamento personalizados. Com a entrada de neurocientistas, esses jogos foram criados para ajudar a exercer funções cognitivas chave, incluindo concentração, memória, velocidade de pensamento e resolução de problemas.

O que diferencia o Fit Brains de outros aplicativos de treinamento do cérebro, no entanto, é que ele também almeja a inteligência emocional através de jogos que se concentram em habilidades sociais, conscientização social, autoconsciência e autocontrole.

O  Speedy Sorts – um jogo que testa a velocidade do pensamento perguntando ao usuário para organizar objetos em correto pilhas o mais rápido possível.

Com base nos resultados de cada jogo, o usuário recebe uma pontuação de 200 para cada área cognitiva. O aplicativo também compara resultados individuais com os de outros usuários.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/school”>School vector created by Freepik</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *