Mau hálito ou halitose, é caracterizado por um odor desagradável da boca as causas mais comuns de mau hálito incluem ingestão de certos tipos de alimentos, produtos de tabaco, falta de higiene dental, problemas de saúde, boca seca, infecções orais, problemas dentários e uso de medicamentos.

Os sintomas do mau hálito incluem odor desagradável ou gosto ruim na boca e língua esbranquiçada.

O tratamento para o mau hálito inclui higiene oral adequada dental, enxaguatório bucal, mudança de hábitos como parar de fumar.

Existem muitos fatores de risco e causas de halitose, e mesmos pessoas saudáveis ​​têm mau hálito de vez em quando. As causas mais comuns de halitose incluem o seguinte:

Certos tipos de alimentos – A comida é uma fonte primária de maus odores que vêm da boca. Alguns alimentos, como alho, cebola, alimentos condimentados, especiarias exóticas (como curry), alguns queijos, peixes e bebidas ácidas, como o café, podem deixar um cheiro persistente. Na maioria das vezes o odor é de curta duração. Alguns alimentos podem ficar presos nos dentes promovendo o crescimento de bactérias e placas dentárias, o que causa mau hálito. Dietas com pouco carboidrato também podem formar cetonas.  Essas dietas fazem com que o corpo queime gordura como fonte de energia. O produto final dessa combustão de gordura é chamado de cetonas e é o que faz o organismo a entrar em estado de cetose.

Uso de cigarro – pode deixar substâncias químicas que permanecem na boca. Fumar também pode precipitar outras causas de mau hálito, como a doença gengival ou câncer de boca.

Falta de higiene oral – Quando não escovamos os dentes ou não usamos o fio dental regularmente, as partículas de comida que permanecem na boca podem apodrecer e causar maus odores e isso pode levar a um acúmulo de placa bacteriana na boca, o que causa um odor próprio. Acúmulo de placa nos dentes também pode levar a doença periodontal (gengiva). Quando a placa endurece, ela é chamada de tártaro (cálculo). O tártaro contém bactérias que podem irritar as gengivas e causar gengivite que se não for tratada evolui para periodontite.

 Problemas de saúde – como sinusite, pneumonia, dor de garganta, resfriado, amigdalite, aftas, bronquite, diabetes, refluxo gastroesofágico, problemas de estômago e fígado, entre outras.

 Boca seca – Também conhecida por xerostomia e é um dos fatores responsáveis por mau hálito, a saliva ajuda a umedecer e limpar a boca, e quando o corpo não produz saliva suficiente, pode resultar em mau hálito. A boca seca pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, distúrbios do tecido conjuntivo (síndrome de Sjögren), alguns medicamentos ou se respira pela boca.

Infecções bucais – cáries, doenças gengivais ou dentes impactados podem causar mau hálito.

Dentaduras ou aparelhos – As partículas de alimentos que não foram devidamente limpas de aparelhos, como os ortodônticos, podem apodrecer e causar mau hálito devido a presença de bactérias. Próteses soltas podem causar feridas e infecções na boca, levando a mau hálito.

Mas atenção se a higiene oral adequada não eliminar o mau hálito, deve-se procurar um dentista, principalmente se o mesmo acompanhado de boca seca persistente, feridas na boca, dor ou dificuldade em mastigar ou engolir, dentes quebrados, dor de dente, febre e fadigas.

É muito importante manter uma boa higiene oral na maturidade, principalmente se usar prótese, pois a higiene precária pode levar a feridas na boca e até mesmo câncer oral.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *