O dedo em pescoço de cisne é uma condição que afeta as articulações dos dedos causando deformidade na área lesada. Esta situação é causada por estresse anormal na placa volar, no  ligamento ao redor da articulação intermediária dos dedos (articulação AID).

O estresse faz com que o ligamento solte-se, o que causa hiperextensão da articulação AID. Como resultado, a articulação AID se encaixa na palma da mão.

Simultaneamente, a articulação mais distante da palma da mão (articulação DIP) força a ponta do dedo para apontar para a palma da mão.

Essa condição recebeu essa denominação porque os dedos do portador tornam-se semelhantes ao pescoço de um cisne.

Os dedos, anormalmente curvados, prejudicam a execução de  ações que envolvam agarrar objetos ou outras que envolvam o punho. O movimento limitado pode ser classificado como deficiência, pois o indivíduo pode perder algumas funções dos dedos e das mãos.

Algumas malformações semelhantes nos dedos podem ser confundidas com a deformidade do pescoço de cisne. Estes incluem a deformidade do pato, o que faz com que o polegar ou os dedos formem um ângulo de 90 graus.

Embora relacionado a outras deformidades, o dedo de pescoço de cisne é um distúrbio distinto na medida em que não ocorre no polegar,  pois este dedo só possui duas articulações.

Causas

– Artrite reumatoide: Uma causa comum da deformidade do pescoço de cisne é a artrite reumatoide. Embora existam várias causas potenciais de deformidade do pescoço de cisne, a causa mais comum é a artrite reumatoide.

– Outros tipos de artrite;

– Fratura mal curada no dedo;

– Trauma direto para o dedo que enfraqueça os ligamentos que cercam as articulações dos dedos;

– Dano nervoso que podem causar espasmos musculares;

– Músculos das mãos lesionados;

– Folga da placa fibrosa dentro da mão localizada na base dos dedos;

– Ligamentos dos dedos soltos;

– Tendão ou tendões do dedo quebrados;

– Algumas condições genéticas, como a síndrome de Ehlers-Danlos

Sintomas

Nos estágios avançados da deformidade do pescoço do cisne, é relativamente fácil reconhecer os sinais visualmente.

No estágio inicial desta deformidade, os sinais podem incluir dor ao dobrar a articulação e uma ligeira inclinação de um ou mais dedos.

Sem tratamento, as articulações  externas do dedo eventualmente dobram visivelmente, fazendo com que o dedo se assemelhe ao pescoço de um cisne.

Diagnóstico

Os médicos diagnosticam a deformidade do pescoço de cisne através do exame clínico. O médico procurará uma articulação intermediária hiper-estendida (AID) e irá visualizar  se a ponta do dedo está flexionando para dentro ao apontar para a palma da mão, pode ser necessário  um raio-X do dedo ou dedos,  para determinar se uma lesão aguda pode ser a causa.

Tratamento

Existem várias opções de tratamento para pessoas com deformidade no pescoço do cisne. Existem duas grandes categorias de tratamento: cirúrgico e não cirúrgico.

Não cirúrgico

– Fisioterapia em pessoas idosas;

– A terapia ocupacional pode ser usada, pois estimula o movimento das articulações.

O tratamento não cirúrgico concentra-se em restaurar a flexibilidade para a articulação AID e alinhar a mão e os dedos. A correção da articulação AID propõe consertar a articulação AID na maioria das situações, caso não surta efeito a cirurgia pode ser necessária.

Outro tipo de tratamento inclui o uso de talas, que visam corrigir a deformidade.

Analgésicos podem ser prescritos em caso de dor extrema. Mas, o tratamento deve ser feito por um profissional médico, geralmente um ortopedista ou reumatologista.

Opções cirúrgicas

Casos graves de deformidade do pescoço de cisne, bem como aqueles que não respondem a terapias e talas, são os mais propensos a cirurgia.

Recuperação e gerenciamento

Após a cirurgia, o paciente será submetida a  terapias ocupacionais e físicas continuas. Essas terapias ajudam a recuperar progressivamente a força e a mobilidade nos dedos.

O objetivo da terapia é recuperar a força, melhorar a amplitude de movimento, trazer habilidades motoras finas e reduzir a dor.

Em caso de suspeita de deformidade em dedo de cisne, um médico deverá ser consultado, ele é o profissional habilitado a tratar este agravo.

Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.


 

Fonte:

ALMEIDA, J. A.; ALMEIDA, S. Fisioterapia na mão reacional.

COHEN, Moises; FERRETTI, Mário; MARCONDES, Frank Beretta. Cirurgias ortopédicas em pacientes reumáticos. Einstein (São Paulo), v. 6, n. supl. 1, p. S178-S182, 2008.

AZZE, Ronaldo; MATTAR JÚNIOR, Rames; CANEDO, Antônio. Técnica cirúrgica para correçäo da deformidade em pescoço de cisne dos dedos.  bras. ortop, v. 28, n. 4, p. 179-84, 1993.

SCHAF, Saul. Órtese para pescoço-de-cisne. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 43, n. 3, p. 171-171, 2003.

Crédito imagem:

https:/rheumatoid-arthritis-swan-neck-deformity

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *