O óleo de fígado de bacalhau, é conhecido tradicionalmente como um alimento bom para os ossos, no entanto esse óleo e outros derivados de peixes podem desempenhar um papel importante no tratamento da artrite.

A artrite afeta as articulações, seja por processo inflamatório ou pela degeneração da cartilagem.

Existem dois tipos comuns de artrite, que podem causar dor nas articulações, rigidez e problemas de mobilidade, que são:

  • Artrite reumatóide (AR) doença inflamatória das articulações causada por disfunções no sistema imunológico.
  • Osteoartrite (OA):condição degenerativa que afeta a cartilagem das articulações e os ossos.

O óleo de fígado de bacalhau e o óleo de peixe contêm altos níveis de ácidos graxos sendo eles ômega-3: DHA (ácido docosahexaenóico) e EPA (ácido eicosapentaenóico). Pesquisadores descobriram que a PA e a DHA reduzem a inflamação.

O papel dos ácidos graxos na redução do processo inflamatório seu uso pode ajudar a tratar a artrite reumatoide e a osteoartrite.

Uma pesquisa analisou estudos prévios sobre os benefícios do óleo de peixe para tratamento de artrite. Em particular, explorou o papel da EPA e do DHA na redução do inchaço das articulações e da dor.

A revisão constatou que havia evidências consistentes de que EPA e DHA vindas de fontes marinhas tiveram um efeito positivo no inchaço e dor nas articulações. Também descobriu que esses ácidos graxos ômega-3 ajudaram a melhorar a rigidez matutina nas articulações, um sintoma comum da artrite reumatoide.

Um estudo realizado em 2016 afirma que a suplementação diária com ômega-3 teve um efeito tão positivo na artrite reumatoide que reduziu a necessidade de medicação analgésica – drogas  utilizadas para reduzir a dor causada pela artrite.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o óleo de peixe também pode ajudar no tratamento de outras condições inflamatórias, como:

– Distúrbios cardíacos,

– Síndrome de

– Lupus

O óleo de peixe também ajuda a reduzir o colesterol e diminuir a pressão arterial.  Pode ser indicado, como tratamento adjuvante da Depressão.

A melhor maneira de obter omega-3 essencial é a ingestão de peixes oleosos de água fria.  O óleo de peixe é um suplemento dietético feito de peixes oleosos, incluindo:

  • cavalinha
  • atum
  • arenque
  • salmão
  • fígado de bacalhau
  • Esses peixes também contém quantidades substanciais de ferro, cálcio e vitaminas B, A e D

O óleo de peixe é diferente do óleo de fígado de bacalhau, que contém apenas óleo de fígado de bacalhau pressionado. O óleo de fígado de bacalhau contém quantidades muito maiores de vitaminas A e D do que o óleo de peixe. Estas vitaminas geralmente são saudáveis, mas podem ser prejudiciais se consumidas em grandes quantidades.

As pessoas que tomam óleo de peixe ou óleo de fígado de bacalhau para artrite precisam de grandes quantidades para ganhar o suficiente omega-3 que lhes tragam benefícios. Como tal, o óleo de peixe é uma fonte melhor de omega-3 do que o óleo de fígado de bacalhau, pois as pessoas podem consumir grandes doses sem tomar níveis prejudiciais de vitaminas A e D.

Os suplementos de óleo de peixe podem ser tomados como:

  • cápsulas
  • pastilhas
  • comprimidos mastigáveis
  • líquido

Tanto para Artrite reumatoide quanto para Osteoartrite a Fundação Americana para Atrite  recomenda ingestão de  até 2,6 gramas, duas vezes ao dia. É importante encontrar uma versão do suplemento que contenha pelo menos 30% dos ingredientes ativos EPA e DHA para obter o máximo benefício.

Boas fontes de omega-3 incluem:

  • salmão
  • atum
  • sardinhas
  • cavalinha

A artrite pode ser dolorosa e pode levar a problemas de mobilidade. O acompanhamento médico e a adesão ao tratamento pode ajudar as pessoas a controlar  a dor da artrite e reduzir o risco de complicações.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by Kjpargeter – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *