O óleo de semente preta vem sendo utilizado há muito tempo por seus benefícios terapêuticos.

Estudos sugerem que esse óleo pode oferecer muitos benefícios para a saúde e em cosméticos, pode ajudar na perda de peso, melhorar as condições da pele e auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer e diabetes.

Sementes pretas também são conhecidas como sementes de cominho preto, cominho preto, kalonji  e cebola preta .

É uma semente da Nigella sativa , uma pequena planta com flores roxas, azuis ou brancas que cresce na Europa Oriental, Ásia Ocidental e Oriente Médio.

As pessoas usaram as minúsculas sementes negras dos frutos de N. sativa como remédio natural por milhares de anos. As sementes também podem temperar caril e picles.

O óleo de semente preta contém timoquinona, que é um composto antioxidante  e anti-inflamatório com propriedades protetoras contra tumores.

Também é possível  consumir o óleo de semente preta,  na forma de cápsulas ou aplicá-lo topicamente na pele,   usar em forma de óleo  para massagear, xampus, produtos caseiros para cuidados com a pele e fragrâncias.

O óleo de semente preta de alta qualidade também é adequado para uso em culinária, panificação e bebidas.

Benefícios do óleo de semente preta

Cientistas com uma variedade de especialidades pesquisaram os possíveis benefícios do óleo de semente preta.

No entanto, é importante notar que muitos estudos até agora utilizaram células ou animais como modelos, e há poucas pesquisas disponíveis sobre os efeitos do óleo de semente preta em humanos.

Benefícios para perda de peso

Pesquisas demonstraram que a suplementação de sementes pretas pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal –IMC- tendo efeito benéfico na diminuição de peso. Os participantes do estudo não relataram efeitos colaterais graves ao usar este suplemento.

Um estudo de 2013 relata  que o óleo de semente preta pode ser eficaz no combate à obesidade.

Benefícios para a pele

O óleo de semente preta pode ser benéfico para pessoas com as seguintes condições de pele:

  • Eczema: acredita-se que os efeitos terapêuticos de  sativa sob a forma de  óleo de semente de negro pode ser eficaz no tratamento de eczemas nas mãos .
  • Acne: os efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios do óleo de semente preta podem melhorar a acne . Em um estudo, 58% dos participantes classificaram a resposta a esse tratamento como boa, enquanto 35% sentiram que seus resultados foram moderados.
  • Psoríase: Um realizado em 2012 em cobaias sugere que o óleo também pode ter benefícios antipsoriáticos.

O óleo de semente preta também pode hidratar o cabelo, suavizar a pele e agir como um hidratante, embora haja falta de evidências científicas para confirmar esses benefícios.

Benefícios para saúde

O óleo de semente preta também pode ser benéfico para algumas condições de saúde, incluindo o seguinte:

Câncer

Estudos recentes mostraram que a timoquinona no óleo de semente preta pode influenciar a morte celular programada, ou apoptose, em vários tipos de células cancerígenas, como câncer cerebral, de mama e leucemia.

No entanto,  os efeitos do óleo de semente preta no câncer somente foram testados até agora em células cancerígenas, ainda não foram testadas em humanos  então os pesquisadores ainda não sabem quão eficaz o óleo pode ser eficaz  no tratamento de  câncer.

Função hepática e renal

Uma pesquisa realizada em cobaias, o óleo de semente preta reduziu as complicações da doença hepática e renal e melhorou as estruturas dos órgãos. Os pesquisadores não sabem se esses efeitos também ocorreriam em humanos.

Diabetes

De acordo com uma publicação do Journal of Endocrinology & Metabolism , o óleo de semente preta pode ter propriedades antidiabéticas e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Entretanto  este estudo também  usou modelos animais, então mais pesquisas são necessárias para confirmar a eficácia do óleo em humanos.

Mas atenção antes de utilizar qualquer  medicação deve-se  conversar o  médico antes,  bem como no uso de  suplementos de ervas, como o óleo de semente preta.

Complicações

Com o uso tópico, o óleo de semente preta pode causar uma erupção alérgica em algumas pessoas. Portanto, é vital testar um pequeno pedaço de pele primeiro para garantir que ele não desencadeie uma reação.

Deve-se  também tomar cuidado para manter o óleo afastado dos olhos, narinas e outras partes do corpo sensíveis.

A ingestão de óleo de semente negra pode levar a problemas digestivos, como dores de estômago, constipação e vômitos.

Para obter o óleo de semente de preta de forma segura, escolha sempre óleo de semente preta orgânico de alta qualidade que seja 100% puro com grau terapêutico.

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *