Sempre que temos  uma noite agitada, perdemos uma noite de sono ou vamos a uma festa e chegamos tarde,  ao acordar no outro dia de manhã, pode ser observado manchas escuras sob os olhos “as tão temidas olheiras”.

As olheiras podem ser causadas ​​por fatores genéticos, envelhecimento, choro prolongado, estresse, pele seca, passar muito tempo na frente de uma tela de computador ou não dormir o suficiente.

A maneira mais efetiva de identificar a causa das olheiras, é levantar suavemente a pele debaixo dos olhos. Se os círculos escuros ficarem mais escuros, eles são provavelmente devido à genética ou ao envelhecimento. Se a cor não mudar, a causa a causa pode ser alergias, exposição ao sol, má alimentação ou falta de sono.

Genética. A genética pode tornar as olheiras mais pronunciadas. Se pessoa tiver pele clara, a circulação mais lenta, muitas vezes por falta de sono, faz com que os capilares sob os olhos se se rompam e vazem. As olheiras então surgem devido à congestão causada pelos vasos capilares rompidos ao redor dos olhos. Outro fator determinante,  também é o aumento na produção de melanina.

Uma boa opção para disfarçar estas indesejáveis manchas,  se for de causa genética é aplicação de corretivo no local, ou compressas de chá refrigerado antes de aplicar a maquiagem ou após lavar o rosto. Caso opte pelo corretivo, escolha um que seja leve e cremoso, á fim de não penetrar nas linhas finas ao redor dos olhos. Alguns maquiadores,  recomendam corretivos de cor amarelada, eles auxiliam no clareamento do tom escuro das olheiras.

Envelhecimento:  Com o passar dos anos,  a pele fica mais fina e seca e sofre perda de colágeno e elastina, isso faz com que as veias apareçam mais proeminentes através da pele. O bronzeamento, pode acelerar o  processo de quebra de colágeno. Para evitar este fato, invista em um bom protetor solar objetivando poupar o colágeno além de evitar manchas na pele.

Alergias sazonais: As alergias desencadeiam a liberação de histaminas, que fazem com que os vasos sanguíneos dilatem-se devido à inflamação. Para tratar olheiras decorrentes de alergias, recomenda-se o uso de bolsa de gelo ou compressas de chá resfriado sobre os olhos por cerca de 20 minutos pela manhã. As olheiras decorrentes das alergias,  também podem ocorrer devido a congestão nasal. Se o nariz estiver congestionado, a o edema avança em torno dos olhos e resulta em manchas escuras. Neste caso, recomenda-se uso de spray nasal a base de soro fisiológico, ou inalação simples para descongestionar os seios nasais.

Perder noites de sono e dieta: Não dormir o suficiente é uma causa comum de olheiras. Quando não dormimos o suficiente, a pele fica pálida, o que torna os vasos sanguíneos mais visíveis. A falta de circulação por não dormir direito, causa as manchas escuras sob a pele.  Especialistas afirmam que consumir muita cafeína ou refrigerante, pode induzir piorar a aspecto das olheiras. O cansaço artificial pode estimular hormônios que auxiliam na formação destas manchas escuras.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *