A osteoartrite é uma doença degenerativa nas articulações. De acordo com a Arthritis Foundation, osteoartrite afeta cerca de 27 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

A osteoartrite é mais comum nos joelhos, quadris, parte inferior das costas, pescoço, pequenas articulações dos dedos, e as bases do polegar e do dedão do pé.

Quando nos movimentamos fazemos movimentos com o auxílio de cartilagens que cobrem a extremidade de cada osso – articulação- e que fornece uma superfície de deslizamento suave, para facilitar a mobilidade articular, agindo como um amortecedor entre os ossos. Em pessoas portadoras de osteoartrite, a cartilagem se rompe, resultando em dor, inchaço e problemas de movimento na articulação.

Embora a artrite possa ocorrer em qualquer extremidade óssea , de acordo com o American College of Rheumatology, o risco de desenvolver osteoartrite no joelho é de cerca de 46% maior do que em outras regiões. Sendo assim, o joelho uma das áreas mais afetadas por esse agravo.

Não há cura para esta doença, mas algumas ações podem ser feitas para reduzir a dor e melhorar a função do joelho.

Uma destas ações é o exercício físico que é útil no tratamento. O exercício pode ajudar a melhorar a força muscular, diminuir a dor e rigidez nas articulações, e também diminuir a chance de incapacidade devido à doença.

No entanto alguns cuidados devem ser tomados na prática de atividade física, começando pelo calçado correto.

Por que é importante usar o tênis certo?

O tipo de tênis utilizado por pessoas com osteoartrite, que já tenham do desgaste do joelho são muito importantes. Como resultado, as pessoas devem ter o cuidado de encontrar o tipo certo de sapato para vestir.

E deve ser de acordo coma finalidade do exercício, se para atividades diárias normais, caminhar ou correr.

O uso inadequado de calçados pode piorar os sintomas e pode causar danos e complicações para as articulações dos membros inferiores.

Seguem algumas dicas sobre o calçado adequado para portadores de osteoartrite:

Calçados que permitem a estabilidade postural ajudam a controlar a forma o formato dos pés ao caminhar e correr.

Calçados neutros são fáceis de combinar com palmilhas sob medida. As palmilhas podem ajudar a alinhar os ossos distribuindo a carga do peso corporal, diminuindo assim as dores ea inflamação nos joelhos e articulações dos membros inferiores.

Sapatos com bom amortecimento reduzem o choque nos joelhos.

Calçados com cadarços ou velcros, podem reduzir a pressão no lado de fora do pé.

– Tipos de calçados esportivos

Sapatos de estabilidade são compostos por uma sola intermédia almofadada densa e um salto que é projetado para ajudar o movimento e controle de pronação que é a tendência do pé de rolar para dentro mais do que o necessário para a distribuição de peso e de absorção de choque.

Os sapatos neutros não corrigem o rolamento do pé irregular, mas oferecem boa absorção de choque e amortecimento. O design neutro também torna mais fácil para adicionar uma inserção ou órteses moldadas sob medida, que são comumente prescritos para pessoas com artrite.

Pessoas que não têm certeza se os seus pés rolar normalmente, um podólogo, cirurgião ortopédico ou uma loja especializada em calçados esportivos podem ajudar. Eles podem olhar para os padrões de desgaste dos calçados ao correr ou caminhar e determinar se eles foram causados ​​por pronação anormal.

Escolha sapatos bem almofadados, pois evitam o choque nos joelhos ao andar ou correr. Sapatos que tem almofadas que podem absorver o impacto quando o pé toca o solo, colocando menos pressão sobre os joelhos. Grande parte do choque nem sequer atinge os joelhos.

Sapatos bem almofadados também ajudam a diminuir o impacto de caminhar sobre superfícies duras, como calçadas de concreto e até mesmo em pé sobre pisos de concreto.

Certifique-se de que os calçados tenham o apoio para o arco do pé.

O suporte de arco dos pés ajuda para “construir” os arcos diminuindo a dor ao fazer caminhadas ou ao correr.

A falta de apoio pode causar desconforto ao caminhar, mas arco suportes pode ajudar a aliviar este problema. Eles também distribuem o peso uniformemente, ajudando com o equilíbrio. Mais importante, eles fornecem absorção de choque adicional e tiram a pressão das áreas que podem ser doloridas, como a bola do pé.

Certifique-se de obter o tamanho certo

Muitas pessoas não conseguem obter o sapato tamanho certo. Pessoas com pés mais largos devem certificar-se de olhar para os sapatos que tenham uma maior largura. Sapatos que não fornecem um espaço adequado podem levar a bolhas ou outro desconforto pé.

Estes cuidados podem ajudar a certificar-se de que o pé está devidamente apoiado, a reduzindo o risco de lesões no pé ou tornozelo durante o exercício ao portador de osteoartrite.

Fonte: http://www.medicalnewstoday.com/articles/310586.php

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *