É chamada de papada a presença de pele flácida no pescoço, logo abaixo do queixo. A maioria das pessoas desenvolvem pequenas papadas à medida que envelhecem e a pele fica menos elástica.

Vários fatores, incluindo hereditariedade, estresse,  hábitos faciais repetitivos e escolhas de estilo de vida, podem causar papadas mais pronunciadas em quase todas as idades.

Embora vários fatores sejam conhecidos por aumentar a probabilidade e a gravidade das papadas, a causa principal é o envelhecimento.

À medida que a pele envelhece, começa a perder alguns dos compostos que ajudam a manter sua forma, especificamente gordura e as proteínas do tecido conjuntivo, como a elastina e o colágeno.

A pele também tende a tornar-se mais seca e mais fina, dificultando a manutenção de sua forma. À medida que a pele se torna menos resiliente e fina, torna-se  vulnerável à gravidade e começa a ceder lentamente.

A pele flácida em volta das bochechas e da boca cai para a área ao redor do queixo formando a papada.

Fatores de risco para as papadas incluem:

  • Exposição ao sol excessiva
  • uso crônico de álcool
  • fumar
  • desidratação
  • estresse crônico
  • dietas pobres em substâncias antioxidantes, óleos  ​​e outros nutrientes essenciais
  • hábitos ou expressões que forçam os músculos da face, boca e mandíbula, como franzir a testa, mascar chiclete e falar no celular por um longo tempo
  • alérgenos da pele, variando de poluição do ar a cosméticos
  • higiene deficiente da pele
  • falta de exercício
  • limpar a pele agressivamente
  • trauma físico ou lesão nos músculos faciais e maxilares e na pele
  • história familiar de queixada
  • perda de peso extrema ou rápida

Algumas pesquisas mostram que exercícios faciais e exercícios em geral podem ajudar a reduzir a aparência e a gravidade das papadas, tornando os músculos da face, mandíbula e pescoço capazes de manter sua forma.

Exercícios faciais também melhora significativamente vários fatores que contribuem para a saúde geral da pele. Isso pode ajudar a reduzir a idade de início, gravidade e aparência das papadas.

Tratamento

Geralmente é cirúrgico, no caso de pessoas onde sua ocorrência esteja causando ansiedade e desconforto devido ao impacto na imagem corporal. Neste caso deve-se procurar um cirurgião plástico que poderá utilizar os seguintes procedimentos:

Preenchimentos

Preenchimentos são substâncias injetados nas bochechas para preencher os locais onde a gordura foi perdida da pele.

Levantar as bochechas também levanta a pele ao redor da linha da mandíbula e dos cantos da boca.

Os enchimentos também podem ser injetados diretamente na área da papada para produzir uma aparência renovada. Um estudo realizado em 2014 descobriu que quase 95,6% das pessoas que receberam injeções de preenchimento relataram estarem “felizes” ou “encantadas” com os resultados do procedimento.

Compostos comumente usados ​​para preenchimentos incluem:

  • ácido hialurônico
  • ácido poli-l-láctico
  • hidroxiapatita de cálcio
  • silicone

A duração do efeito dos preenchimentos depende da gravidade das papadas, da estrutura da face, da dosagem do preenchimento e do número de injeções administradas.

Geralmente os resultados dos preenchimentos faciais duram entre 2 e 4 anos.

Os enchimentos são tipicamente mais eficazes em pessoas com idades entre 30 e 50 anos. Em pessoas com mais de 50 anos, procedimentos adicionais podem ser realizados juntamente com os preenchimentos.

Preenchimentos faciais injetáveis ​​de marca populares incluem:

  • Juvederm
  • Voluma
  • Restylane

Cirurgia

A mais utilizada é a lipoaspiração de gordura principalmente em pessoas sem excesso de pele, pode ser feio também a lipoaspiração aliada ao reposicionamento do músculo da pele, bem como a elevação da pele do pescoço que consiste em retirar a gordura do pescoço e corrigir a musculatura da área.


Radiofrequência

Radioterapia que é a aplicação de  calor intenso e irradiante para estimular os feixes de fibras de colágeno e elastina a cerca de 2 milímetros (mm) abaixo da superfície da pele. Isso faz com que os feixes recuem e a pele se contraia.

A aplicação da radiofrequência reduz a quantidade de gordura localizada, sendo muito eficiente na flacidez. Ela firma a pele, causando uma contração, sem cortes, hematomas, inchaços ou descamações fortes. Um aplicador tripolar emite poderosas ondas de energia geradas pela corrente elétrica alternada de alta frequência, elevando a temperatura do tecido local até aproximadamente 40 a 43ºC. Essa elevação desencadeia uma sequência de reações fisiológicas gerando mais calor ainda nas regiões mais profundas, cerca de 65ºC e estimula a formação de novo colágeno, melhorando a aparência da pele.

Este procedimento estimula a produção de colágeno ao enganar o corpo a pensar que os tecidos conjuntivos foram danificados.

Algumas pessoas precisam repetir as sessões algumas vezes por ano para obter resultados melhores.

A marca mais comum de radiofrequência para papada é Pelleve.

Atualmente existem várias opções de tratamento para eliminar o tão indesejável queixo duplo, mas a melhor opção deverá ser decidida por você seu médico.

Fonte:

https://www.medicalnewstoday.com/articles/320809.php

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Nensuria – Freepik.com</a>

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *