A pele fica mais fina à medida que envelhecemos, como resultado de danos causados ​​pelo sol, medicação ou escolhas de estilo de vida. Geralmente, não é reversível, mas existem algumas maneiras de proteger a pele e prevenir complicações.

A pele fina nas mãos é comum. No entanto, à medida que o tempo passa, a pele pode afinar nos braços e nas pernas.

A pele é naturalmente mais fina em algumas partes do corpo. A pele das pálpebras tem apenas 0,5 mm de espessura, enquanto a pele dos pés pode ter até 4 mm de espessura.

A pele é composta de duas camadas, cada uma com um papel diferente:

  • A derme é a camada mais interna, que contém os nervos e o suprimento de sangue.
  • A epiderme é a camada externa da pele, que é uma barreira de proteção contra a sujeira e as bactérias.

A pele fina pode ser facilmente danificada,  é comum a presença de contusões e púrpuras senis.

Causas

Causas de desgaste da pele incluem:

  • O envelhecimento é a causa mais comum de pele fina, pois é  uma consequência natural do envelhecer, juntamente com sulcos e rugas, e menor elasticidade da pele por ela se apresentar seca ou facilmente danificada.
  • A luz solar desempenha um papel significativo no desgaste da pele ao longo do tempo. Os raios UVA e UVB podem danificar as células da pele.
  • Fumar e consumir bebida alcoólica acelera o envelhecimento da pele e pode contribuir para o enfraquecimento da mesma ao longo do tempo.
  • Cremes à base de esteroides podem tornar as células da epiderme menores. A medicação, também pode afetar o tecido que conecta as células da pele. Isso pode deixar a pele com aparência enrugada ou solta.
  • Outros medicamentos podem causar afinamento da pele como efeito colateral. Isso pode acontecer com os esteroides tópicos, que as pessoas aplicam diretamente na pele. Este medicamento é geralmente sob a forma de um creme ou pomada e é usado para tratar doenças da pele, como o eczema.

Esteroides tópicos, só podem causar desgaste se fizer uso por um período prolongado. É essencial seguir instruções sobre como usar a medicação.

A pele retorna à sua espessura usual uma vez que se tenha parado de usar a medicação. No entanto, isso pode levar várias semanas, pois as células da pele demoram a se renovar.

Tratamento

Não é possível reverter o afinamento da pele. No entanto, hidratar a pele pode torná-la mais flexível e menos propensa a rachaduras.

Tudo o que torna a pele vermelha ou dolorida é susceptível de ser prejudicial. Se você tem a pele fina precisa protegê-la contra danos. Deve evitar o contato com produtos químicos agressivos.

Proteger a pele usando mangas compridas e saias ou calças compridas pode ajudar.

O uso de cremes que contenham vitamina A, como retinol ou retinóis, pode ajudar a evitar que a pele fique muito final.

Uma pesquisa recente, sugere que, em alguns casos, o retinol pode ajudar a normalizar a espessura da pele. No entanto, deve ser usado com cuidado e não é adequado para todos os tipos de pele.

Embora não haja evidências conclusivas de que o uso de estimulantes de colágeno melhore a saúde da pele ou aumente a espessura da mesma, algumas pessoas os consideram benéficos.

Fazer uso de dieta equilibrada pode ajudar a melhorar a saúde geral. Recomenda-se incluir muitas frutas e legumes, cereais integrais e proteínas na dieta.

A vitamina E, encontrada em alimentos como amêndoas e abacates, também pode ajudar na saúde da pele. As gorduras nesses alimentos podem ajudar a manter a pele macia.

Beber bastante água ajuda a manter a pele hidratada. A pele seca pode ser irritada ou danificada mais facilmente e muitas vezes é menos flexível.

A luz UV do sol é uma das principais causas do envelhecimento da pele. Proteja a pele do sol por:

  • Fazer uso de protetor solar FPS 30 ou superior que protege dos raios UVA e UVB
  • Ficar na sombra ou passar o tempo dentro de casa durante a parte mais quente do dia
  • Vestir mangas compridas e uma saia longa ou calças
  • Usar chapéu ao sair no sol intenso.

Hidratar a pele pode ajudar a prevenir a secura e danos. Isso ocorre porque impede que a água saia da pele. A pele hidratada é mais elástica e saudável.

O álcool também resseca a pele, portanto evite beber em excesso. Beber um copo de água entre as bebidas alcoólicas pode ajudar manter a pele hidratada.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by Lyashenko – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *