Não precisamos gastar uma fortuna em suplementos sofisticados para manter a saúde cerebral. Muitas plantas de jardim ajudam a manter o cérebro saudável e a melhorar a função da memória. E a maioria dessas plantas podem ser facilmente cultivadas dentro de casa em contêineres ou fora como uma horta.

1. HORTELÃ-PIMENTA

Hortelã-pimenta trás inúmeros benefícios para a saúde. Um estudo convidou participantes realizar um teste de função cognitiva em uma sala que tinha sido infundida o cheiro de hortelã-pimenta, versus uma sala não -perfumada com o cheiro. Os presentes na sala de hortelã-pimenta tinham melhorado significativamente a função de memória e aumentaram o estado de alerta em comparação com aqueles na sala não perfumada.

Como usar: Pode-se pendurar buquês de hortelã frescos ou secos ao redor da casa. Uma xícara de chá de hortelã ao lado da mesa de trabalho pode ajudar a manter-nos alertas. Além disso, a hortelã-pimenta pode fazer uma deliciosa adição a saladas, pratos salgados e sobremesas.

2. Sálvia

Salvia officinalis , que utilizamos na culinária, pode ser eficaz no tratamento da doença de Alzheimer e melhorar a memória. Foi feito um estudo com pacientes de Alzheimer que tomaram suplementos diários de extrato de sálvia obtiveram melhora na função cognitiva e pareceram menos agitados após quatro meses no uso do extrato. Além disso, tanto consumir sálvia ou inalar seu cheio demonstraram melhorar a função da memória em adultos saudáveis.

Como usar: A sálvia pode infundida na água quente e consumida diariamente. Também vai bem em pratos como risoto, fettuccini alfredo ou pesto. Para adicionar a fragrância em um ambiente, distribua cachos de sálvia frescas ou secas.

3. CÚRCUMA ou AÇAFRÃO

A curcumina ingrediente ativo da cúrcuma, tem sido associada a uma ampla variedade de benefícios à saúde e um estudo recente descobriu que participantes de uma amostra obtiveram benefícios na memória e a atenção depois de uma hora após ingestão de um suplemento de curcumina. Quatro semanas em uso do suplemento aumentaram a  memória de trabalho, níveis de energia, bem como reduziram seus níveis de estresse.

Como usar: O açafrão pode ser consumido de muitas maneiras diferentes, no preparo dos alimentos.

4. ALECRIM

O alecrim ( Rosmarinus officinalis ) tem sido usado como potencializador da memória por centenas de anos. Mais recentemente, estudos mostraram que o alecrim aumenta o estado de alerta e a memória de longo prazo.

 Modo de Usar: Adicione cerca de uma colher de sopa (17 mililitros) de alecrim seco a uma xícara (250 mililitros) de água fervente e deixe em infusão por dez minutos. Beba a infusão diariamente. Pendure cachos de alecrim fresco ou seco ao redor da  casa para ajudar a lembrar a “lista de tarefas” diária.

5. TOMILHO

O tomilho tem poder antioxidante sobre o cérebro, além de aumentar o nível de gorduras saudáveis, como as que contém omega-3. Pesquisadores acreditam que esses benefícios podem ser devidos ao fato de que o tomilho é muito rico em luteolina , que é um flavonóide que contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.  O tomilho comum do jardim ( Thymus vulgaris ) e o tomilho selvagem ( Thymus serphyllum ) têm demonstrado ser medicinalmente ativos, embora outras variedades comuns de tomilho tenham propriedades similares.

Como usar: Adicione o tomilho a qualquer um dos seus pratos favoritos, ou misture-o com zaatar.  Tomilho também vai bem em chás de ervas.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/frame”>Frame image created by Jcstudio – Freepik.com</a>

 

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *