A vitamina C é um nutriente vital para a saúde. Ajuda a formar e manter os ossos, a pele e os vasos sanguíneos. È encontrado geralmente em alguns alimentos, especialmente frutas e legumes. Suplementos  desta vitamina também estão disponíveis para compra.

As vitaminas incluindo a C, são compostos orgânicos. Um composto orgânico está presente nos seres vivos e contém os elementos como carbono e oxigênio.

A vitamina C é solúvel em água não é armazenada pelo corpo. Para manter níveis adequados de vitamina C, precisamos de uma ingestão diária de alimentos que a contenham.

A vitamina C desempenha um papel importante em várias funções corporais, incluindo a produção de colágeno,  L-carnitina e alguns neurotransmissores, auxilia a metabolizar proteínas e tem ação antioxidante podendo reduzir o risco alguns tipo de câncer.

O colágeno, que a vitamina C ajuda a produzir, é o principal componente do tecido conjuntivo e a proteína mais abundante nos mamíferos. Entre 1 e 2% do tecido muscular é formado colágeno, que é um componente vital em tecidos fibrosos como os tendões, ligamentos, pele, córnea, cartilagem, ossos e  intestino

Cicatrização de feridas, infecções e tuberculose

Em 1982, pesquisadores descobriram que feridas, cortes e escoriações se curavam mais rapidamente em pessoas com uma ingestão maior de vitamina C em sua alimentação pois  contribui para a produção de colágeno.

O papel da vitamina C como antioxidante também ajuda a reparar o tecido e reduzir os danos causados ​​pela inflamação e oxidação.

Pessoas com níveis adequados de vitamina C são consideradas mais capazes de combater infecções do que pessoas com deficiência de vitamina C.

A vitamina C também pode ajudar a prevenir infecções respiratórias agudas, especialmente em pessoas com desnutrição e fisicamente estressadas.

Estudos também identificaram,  que a vitamina C pode matar bactérias resistentes à tuberculose (TB) em uma cultura de laboratório. Um estudo publicado em 2013, sugere que a adição de vitamina C aos medicamentos para TB poderia encurtar a terapia.

Vitamina C e terapia contra o câncer

A vitamina C pode ajudar no tratamento do câncer. Como antioxidante, protege o organismo contra e estresse oxidativo e ajuda a prevenir a oxidação de outras moléculas. Parece regenerar outros antioxidantes no corpo também.

Acredita-se que a vitamina C pode complementar a quimioterapia para pacientes com câncer.

Estudos constataram que doses elevadas de vitamina C reduzem a velocidade de crescimento de alguns tipos de tecido canceroso. Pesquisadores propuseram o uso de vitamina C em pacientes com câncer, cujas opções de tratamento são limitadas.

No entanto mais estudos são necessários para entender quais cânceres podem ser afetados pela vitamina C e quais outros tratamentos eficazes podem ser usados ​​em conjunto com a vitamina C, bem como os efeitos a longo prazo dessa abordagem.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/wood”>Wood image created by Xb100 – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *