Rugas são vincos, dobras ou sulcos na pele. Eles normalmente aparecem à medida que as envelhecemos, mas também podem aparecer quando passamos muito tempo na água.

As primeiras rugas que surgem no rosto de uma pessoa tendem a ocorrer como resultado de expressões faciais.

Danos causados ​​pelo sol, tabagismo, desidratação, medicamentos, fatores genéticos e ambientais afetam quando e onde as pessoas desenvolvem rugas.

A maioria das rugas tende a aparecer nas partes do corpo que recebem mais exposição ao sol, especialmente no rosto e no pescoço, nas costas das mãos e nos braços.

A maioria das pessoas não reagem bem ao aparecimento de rugas, e bilhões são gastos em tratamentos para removê-las ou trata-las

Algumas dessas terapias fazem grandes alegações, mas não têm efeito, enquanto outras podem ter sucesso moderado, significativo ou muito considerável.

Causas

As rugas são uma parte natural do processo de envelhecimento. À medida que envelhecemos, pele fica mais fina, seca e menos elástica, e menos capaz de se proteger de danos. Isso leva a rugas, vincos e linhas de expressão na pele.

Expressões faciais, como sorrir, franzir a testa, apertar os olhos repetidamente, podem levar a linhas finas e rugas precocemente.

Cada vez que uma pessoa usamos um músculo facial repetidamente, um sulco se forma sob a superfície da pele.

Na juventude, a pele retorna, mas à medida que envelhecemos, a pele perde a flexibilidade.  Vários fatores ambientais evitáveis ​​também contribuem para o surgimento de rugas.

A exposição a luz UV através de banhos de sol, cabines de bronzeamento e esportes ao ar livre aumenta a chance de desenvolver rugas mais cedo.

A luz UV quebra as fibras de colágeno e elastina na pele. Essas fibras formam o tecido conjuntivo, e estão localizadas sob a superfície da pele e sustentam a mesma. Quebrar essa camada faz com que a pele se torne mais fraca e menos flexível. A pele começa a cair e as rugas aparecem.

Roupas que cobrem o corpo, como chapéus e mangas compridas, podem atrasar o desenvolvimento de rugas.

As pessoas que trabalham à luz do sol têm uma chance maior de rugas precoces. Empregos que envolvem este tipo de exposição incluem a pesca e a agricultura. Marinheiros, golfistas, salva-vidas de praia e jardineiros também podem ser mais propensos ao envelhecimento da pele.

Fumo regular acelera o processo de envelhecimento da pele, devido ao reduzido suprimento de sangue para a pele. O álcool desidrata a pele que fica mais seca mais propensa rugas.

Tratamento

Os dois principais tipos de rugas são as linhas de superfície e sulcos profundos.

A maioria dos tratamentos para rugas, tendem a ajudar a reduzir as linhas finas. Para rugas mais profundas, existem técnicas mais agressivas, como cirurgia plástica ou injeções de preenchimentos.

Tratamento Medicamentoso

Cremes a base de retinóides tópicos que são substâncias derivadas da vitamina A e ajudam a reduzir as rugas finas, algumas pigmentações e asperezas da pele.

Este tipo de medicamento pode manchar (queimar) se exposta, a pele em uso do creme sem proteção a luz solar. Por isso ao usá-lo é necessário um programa de cuidados com a pele para proteger a mesma. Possíveis efeitos adversos incluem ressecamento, coceira, sensação de queimação, formigamento e vermelhidão.

Resultados modestos podem por vezes ser obtidos a partir de retinol, alfa hidroxiácidos, cinetina, coenzima Q10, peptídeos de cobre e antioxidantes. A concentração de ingrediente ativo em um creme de rugas OTC adquirido na farmácia de um laboratório, será significativamente menor do que uma prescrição.

Na maioria dos casos, se houver resultados, eles geralmente não duram muito.

Opções estéticas

Várias opções cirúrgicas estão disponíveis entre elas:

Dermoabrasão

Dermoabrasão é um procedimento cirúrgico que envolve o desgaste controlado, ou a abrasão, das camadas superiores da pele por meios mecânicos ou seja uma raspagem cirúrgica.

Dermoabrasão é usada para remover rugas finas, tatuagens, nevos, cicatrizes de acnes e outros tipos de cicatrizes.

Pode causar vermelhidão, inchaço e vermelhidão, que geralmente desaparecem após 2 semanas. Os resultados desejados não são imediatos e podem levar vários meses.

A Microdermoabrasão utiliza um vácuo poderoso para pulverizar microcristais de óxido de alumínio através da superfície da pele. O procedimento remove as camadas mais externas das células da pele e estimula o crescimento celular nas camadas subjacentes da pele.

Este tipo de tratamento pode ajudar a dar uma aparência mais fresca e mais suave para a pele, bem como diminuir a aparência de linhas e rugas, poros dilatados, pele grossa e danos causados ​​pelo sol. O paciente pode apresentar leve vermelhidão nas áreas da pele tratada.

Os tratamentos repetidos são necessários porque os resultados são temporários.

Terapia com laser

Os tratamentos com laser, fonte de luz e radiofrequência (RF) destroem a camada externa da pele com um feixe de laser, enquanto a derme, ou pele subjacente, é aquecida. Isso estimula o desenvolvimento de novas fibras de colágeno.

Um estudo, relatou mais de 90% de satisfação um mês depois de passar por FR e até 75% de satisfação após 6 meses, mas os pesquisadores, estão em busca de novas investigações sobre segurança e eficácia.

Quando a ferida cicatriza, a nova pele fica mais lisa e firme, mas o resurfacing a laser ablativo pode levar vários meses para cicatrizar.

Terapias mais recentes usando tecnologia a laser podem curar mais rapidamente.

Lasers não ablativos, dispositivos de radiofrequência e fontes de luz pulsada que não danificam a epiderme. A pele subjacente é aquecida, desencadeando a formação de novo colágeno e elastina.

A pele parece mais firme e renovada após vários tratamentos, e o tempo de recuperação é mais rápido, mas são necessários várias sessões e os resultados são sutis.

Botox

A toxina botulínica tipo A, comumente conhecida como Botox, bloqueia os sinais químicos que causam a contração dos músculos. É utilizado para tratar uma série de condições, entre elas as rugas.

É injetado em pequenas doses nos músculos alvos. Se os músculos não conseguem se contrair, a pele alisa, dando uma aparência menos enrugada e mais suave.

O Botox pode diminuir as linhas na testa, as linhas de expressão entre os olhos e os “pés de galinha”, em volta dos cantos dos olhos.

Os tratamentos geralmente duram três meses e  são necessárias injeções repetidas.

Peeling químicas

Um peeling químico envolve a aplicação de uma solução química em áreas enrugadas, fazendo com que a pele morta se solte e acabe descamando. A pele regenerada tende a ser mais lisa e menos enrugada do que a pele velha.

Facelift

Conhecido como ritidoplastia, é um tipo de cirurgia estética que visa o rejuvenescimento. Geralmente envolve a remoção do excesso de pele e gordura do rosto, ajustando os tecidos subjacentes.

O tempo  de cicatrização pode ser longo e o paciente sofrerá hematomas e inchaços por algumas semanas após a cirurgia.

Preenchimentos

Os preenchimentos de tecido mole incluem colágeno, ácido hialurônico e gordura. São injetados em rugas mais profundas, á fim de ameniza-las e dar mais volume à pele.

Os usuários podem às vezes sentir inchaço, vermelhidão e hematomas nas áreas tratadas por um curto período. Assim como no tratamento com Botox, para resultados duradouros, os tratamentos precisarão ser repetidos a cada poucos meses.

Os resultados dependem de vários fatores, incluindo onde estão as rugas e a profundidade.

Prevenção

Envelhecimento é um processo natural e, eventualmente, todo mundo tem rugas e linhas que se tornam mais proeminentes ao longo do tempo.

Alguns cuidados diários podem ajudar a retardar o aparecimento de rugas:

Evitar a exposição excessiva ao sol reduz os danos à pele, porque o sol faz com que a pele envelheça mais rapidamente. Chapéus, roupas de proteção e telas solares podem proteger a pele das rugas, reduzindo os danos causados ​​pela luz solar.

A exposição zero à luz solar, no entanto, não é totalmente recomendada, pois o sol é uma fonte vital de vitamina D, que  é essencial para o metabolismo ósseo.

Os hidratantes não previnem as rugas, mas podem ajudar temporariamente a tornar linhas e vincos menos evidentes.

Parar de fumar, pode retardar o envelhecimento acelerado da pele.

Evitar o álcool porque desidrata o corpo e a pele.

Dormir pelo menos 7 horas por noite, comer de forma saudável e se exercitar regularmente ajuda a manter a saúde geral, e isso pode incluir a qualidade da pele.

Fonte:

GIMENEZ, Rodrigo et al. Análise retrospectiva das alterações das rugas faciais após aplicações seriadas de toxina botulínica tipo A. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, v. 25, n. 2, p. 297-303, 2001.

SILVA, Alzira Rabelo et al. Radiofrequência no tratamento das rugas faciais. Revista da Universidade Ibirapuera, v. 7, 2014.

BRAGATO, Paola Emanuele; FORNAZARI, Lorena Pohl; DEON, Keila Cristiane. Aplicação de eletrolifting em rugas faciais: relato de caso. Revista Uniandrade, v. 14, n. 2, p. 131-143, 2013.

SOUZA, Soraya LG et al. Recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento do envelhecimento facial. Revista Fafibe On Line, v. 1, n. 3, p. 1-12, 2007.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by Nikitabuida – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *