Quando nos olhamos no espelho parece que o tempo não passa, mas é só vermos um amigo ou amiga do tempo de escola ou de quando éramos crianças, que passamos a nos comparar e a notar o nosso processo de envelhecimento, Simone de Beauvoir já dizia: “A velhice está nos olhos do outro”.

Bem, mas o que fazer quando um belo dia começamos a perceber que nosso corpo vem se modificando, nosso organismo já não é mais o mesmo, parece que fica lento, nossa visão diminui, a audição também e chegamos a conclusão “Xi…. envelheci” e isso é percebido principalmente pelas pessoas que estão à nossa volta, filhos, irmãos, primos e amigos…..”nossa e eu por que não percebi”.

Bom, isso acontece porque o processo de envelhecimento é lento e gradual e nós nos adaptamos a ele, ou seja não dormimos jovens e acordamos velhos, esse processo é intrínseco que significa que se inicia dentro de nossas células e que se faz perceptível à partir de uma certa idade em torno dos 40 anos.

Mas vamos falar um pouco das alterações que encontramos em nosso organismo ao envelhecer e vou contar um segredo, esse fato é inexorável, constante e irreversível e vai nos tornar mais vulneráveis às agressões do meio ambiente, mas claro como falei no início podemos nos adaptar a isso e não podemos esquecer cada sistema do nosso organismo envelhece de forma diferente. Isso tem à ver com a genética, mas podemos funcionar muito bem desde que tenhamos bons hábitos de vida e não herdemos doenças de nossos ancestrais (genética de novo).

Bom, vou começar descrevendo as alterações que ocorrem na composição global do no nosso organismo à partir dos 40 anos teremos uma diminuição de água corporal que se caracteriza pela menor sensação de sede…devemos ter cuidado podemos ficar mais suscetíveis a desidratação então sempre que possível beber água. Irá ocorrer diminuição dos nossos músculos e teremos um aumento de gordura corporal devido à diminuição do  metabolismo (conjunto de transformações químicas que ocorrem no organismo que permitem o crescimento e saúde das nossas células ). Os ossos também perderão massa óssea principalmente se formos meninas, corremos um risco maior de osteoporose então converse com seu ginecologista sobre isso, tem um exame que detecta se osso está fraco e podemos prevenir e tratar esta doença através da dieta e algumas drogas que seu médico pode prescrever e falaremos mais dela em um próximo post.

Outro cuidado que devemos ter é sempre manter as vacinas em dia, pois o nosso sistema imunológico também pode ser comprometido, nos tornando mais vulneráveis à infecções (principalmente as do sistema respiratório) . Podemos notar alteração no sabor e odor dos alimentos devidos à diminuição de papilas gustativas e olfativas e as vezes a boca seca mas não devemos deixar este fato prejudicar nossa nutrição optando por alimentos saudáveis respeitando a pirâmide alimentar.

O controle de temperatura também pode estar comprometido, ou seja, sentimos mais frio e não conseguimos ficar em ambiente muito quente, este fato está relacionado à dificuldade à adaptação térmica acredita-se que devido a alterações no centro controlador da temperatura (hipotálamo), redução de gordura subcutânea entre outros.

A perda da visão, ocorre geralmente pela opacificação do cristalino (catarata) ou a diminuição da acomodação visual ou seja dificuldade em ver de perto ai precisamos procurar o oftalmologista e quem sabe usar óculos (devemos tomar muito cuidado com nossos olhos pois algumas doenças relacionadas a visão tratadas precocemente podem nos garantir uma boa qualidade de vida).

Bom, a pele é onde o nosso envelhecimento é mais pronunciado, visualmente e a exposição solar sem proteção pode contribuir para o aceleramento deste processo. A nossa pele perde a capacidade de renovação celular ficando mais fina a diminuição de colágeno e atrofia de glândulas sebáceas (produzem sebo – óleo que hidrata nossa pele) podem tornar nossa pele ressecada e descamada (então cuidado com o banho muito quente pode ressecar ainda mais sua pele e não esqueça de manter a hidratação) . Diminuição de colágeno e elastina favorece o surgimento de rugas e alterações em nossa aparência (como a queda da pálpebra, aumento no nariz e orelha), alguns pontinhos brancos podem aparecer em sua pele devido a diminuição de melanócitos (substancia que dá cor à pele) principalmente nas mãos e antebraços além das manchas senis muito comuns em mulheres com a pele clara. Se estas alterações na pele  lhe incomodam procure o dermatologista ele é o profissional indicado para lhe ajudar nestes casos.

Bem, várias alterações irão ocorrer nesta inenarrável viagem que se chama vida e precisamos aceitar e entender que o envelhecimento faz parte dela uma parte especial tão única e individual e que somente pode ser bem vivido se estivermos dispostos a superar as adversidades e entender as mudanças e quem sabe ai quando encontrarmos nossos amigos de infância possamos dizer: O tempo passa e nós continuamos bem….

Até breve e aguardem o próximo post iremos falar sobre a sexualidade.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *