O processo inflamatório é considerado uma reação do organismo no combate a um processo patológico. Na maioria dos casos, a inflamação é uma parte necessária do processo de cicatrização e recuperação do corpo a uma doença.
No entanto, algumas condições causam respostas inflamatórias falhas e podem causar doenças inflamatórias crônicas.
Uma forma de tentar minimizar os danos de um processo inflamatório é o consumo de uma dieta anti-inflamatória que consiste em na ingestão de determinados alimentos e evitar outros, a fim de minimizar os sintomas de doenças inflamatórias crônicas.
Uma dieta anti-inflamatória é composta por alimentos que reduzem as respostas inflamatórias, envolve a substituição de alimentos açucarados e refinados por alimentos integrais e ricos em nutrientes.
A dieta anti-inflamatória também contém grandes quantidades de antioxidantes, que são moléculas reativas presentes nos alimentos que reduzem o número de radicais livres.
Os radicais livres são moléculas presentes no corpo que podem danificar as células e aumentar o risco de certas doenças.
A dieta anti-inflamatória pode ser útil no tratamento de diversas doenças, entre elas: artrite reumatoide, psoríase, asma, esofagite eosinófila, doença de Crohn, colite, doença inflamatória intestinal, diabetes, síndrome metabólica, lúpus, doença de Hashimoto, entre outras.
Os alimentos que compõe a dieta anti-inflamatória incluem:
- Folhas verde escuras, como a couve e o espinafre
- Frutas como mirtilo, amoras, cerejas, abacate, coco e uvas vermelhas escuras
- Vegetais como brócolis e couve-flor
- Feijões e lentilhas
- Azeitonas
- Azeite extra virgem
- Nozes, pistaches, pinhões e amêndoas
- Peixes de água fria, incluindo salmão e sardinha
- Açafrão e canela
- Chocolate escuro
- Especiarias e ervas
Alimentos a evitar em casos de inflamação
- Carnes processadas
- Bebidas açucaradas
- Gorduras trans, encontradas em frituRAS
- Pão branco
- Macarrão branco
- Glúten
- Óleo de soja e óleo vegetal
- Salgadinhos processados e biscoitos
- sobremesas, como, doces e sorvetes
- Álcool em excesso
- Carboidratos
Há evidencias que sugerem que uma dieta rica em carboidratos, mesmo quando os carboidratos são saudáveis, pode promover inflamação, sendo assim deve-se optar por reduzir a ingestão de carboidratos.
O consumo de alimentos anti-inflamatórios é uma forma de ajudar o nosso organismo, no combate a infecção restabelecendo o equilíbrio das funções corporais sem o auxílio de medicamentos.