O post de hoje será uma reflexão. Como pesquisadora do processo de envelhecimento, há mais de 20 anos, vejo que infelizmente que ações com foco no envelhecimento bem sucedido são poucas. A carência de recursos e investimentos para o futuro de nosso país, que em breve terá mais idosos do que crianças, e no que vem sendo feito para preparar os jovens para envelhecer com qualidade.
O processo de envelhecimento, é algo que todos teremos que vivenciar, pois, pretendemos ver nossos filhos crescerem, nossos netos, mas não pensamos nisso na juventude. É comum o ser humano ser imediatista, focamos no hoje e não pensamos nas consequências de nossos atos. Já dizia um gerontólogo famoso Ajuiaguerra “ Envelhece-se como se viveu” e isto é uma verdade absoluta.
Viver bem na juventude, com a promoção de hábitos saudáveis, que inclui alimentação balanceada, prática rotineira de atividade física e um tempo para o laser. Essas são ações primordiais para um envelhecimento bem sucedido. A genética também tem um papel importante neste processo, não podemos negar, mas podemos ajudar com a prevenção e promoção à , através de atitudes simples enfrentar doenças que foram programadas geneticamente para ocorrer.
Politicas públicas com foco no envelhecimento bem sucedido são necessárias e urgentes, sabemos que algumas ações vem sendo feitas, mas são necessárias mais e de forma efetiva. Ações de promoção podem começar em nosso trabalho, com empresas estimulando a manutenção da a saúde dos colaboradores, como estímulo ao lazer, atividades lúdicas durante os intervalos, palestras sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças, estímulo a atividade física, orientações sobre dieta saudável, entre outros.
Em nosso dia a dia, devemos aprender a controlar e gerenciar ações que podem levar ao estresse, não deixarmos os problemas do cotidiano afetar nossa saúde física e mental. Às vezes, nos preocupamos com problemas tão pequenos que se transformam em gigantes devido à forma como os encaramos. Saber lidar com as adversidades é um passo importante para construção de uma vida plena.
Mas claro, alcançar um envelhecimento bem sucedido não depende apenas de nossos esforços, e sim de políticas públicas que visem o envelhecer com saúde, pensando no jovem que irá envelhecer para que tenhamos um futuro com idosos saudáveis, produtivos, ativos e felizes. Vamos focar no processo de amadurecimento, como em uma poupança que guardamos a cada dia, nosso vida, deve também ser poupada de situações que possam levar ao risco de envelhecer na companhia de doenças. Então, que tal na sua cidade no seu bairro, junto aos representantes políticos, propor ações pontuais que possam contribuir para o envelhecimento bem sucedido.
Então vão aí umas dicas.
Que tal você empresário investir no seu colaborador promovendo ações que estimulem o envelhecimento saudável;
Que tal você líder comunitário, pensar em ações que estimulem a socialização do idoso em seu bairro;
Que tal você político, ser um agente de transformação neste processo e investir em ações que possam melhorar a qualidade de vida da população que mais cresce no Brasil e no mundo – a de 60 anos ou mais.
E você, ei….você aí mesmo que lê este post agora. O que você está fazendo para viver e amadurecer com qualidade de vida…….Que tal mudar as atitudes e conceitos. Viva de forma plena e deixe os maus hábitos de lado. Vamos curtir porque a vida é curta e eu só quero é ser feliz, mas claro com responsabilidade..
Então vamos pensar e repensar em nossos conceitos, o que queremos para nós agora e no futuro, pois só não envelhece quem morre antes.
Créditos de imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/hair”>Hair photo created by rawpixel.com – www.freepik.com</a>