Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Composto Shilajit e longevidade – Saiba mais

O ácido fúlvico, um dos principais compostos em shilajit, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, pois pode ajudar a reduzir os radicais livres e danos celulares no corpo, que são dois fatores-chave no envelhecimento. A suplementação diária de shilajit pode contribuir para a vitalidade geral e um processo de envelhecimento lento em algumas pessoas.

O Shilajit, também chamado de pasta mineral, é o resultado do longo processo de quebra de matéria vegetal e minerais, formando uma substância pegajosa, preta, semelhante a alcatrão, de rochas de montanhas altas.

Shilajit foi descoberto e utilizado na Índia e no Tibete, no entanto agora é encontrado em vários países.

Este composto, tem sido utilizado na medicina tradicional Ayurvédica indiana há séculos, e as substâncias que o compõe parecem ser benéficos para muitas condições.

Os benefícios do shilajit

Quando usado corretamente, shilajit pode apresentar vários benefícios para o corpo. Isso pode dever-se em parte à alta concentração de ácidos fúlvico e húmico, bem como vários minerais.

  1. Função cerebral

Os numerosos compostos encontrados no shilajit podem ser úteis para a função cerebral e acredita-se que tenha efeito benéfico na terapia de Alzheimer.

Um estudo no International Jornal of Alzheimer Disease observou que o shilajit era usado para a longevidade e para retardar o processo de envelhecimento. Os compostos presentes shilajit podem ajudar a controlar distúrbios cognitivos, como a doença de Alzheimer.

Os pesquisadores acreditam que o shilajit exerça um impacto positivo na prevenção de transtornos cognitivos, no entanto mais estudos são necessários.

  1. Envelhecimento

Uma pesquisa observou que o ácido fúlvico, um dos principais compostos em shilajit, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, pois pode ajudar a reduzir os radicais livres e danos celulares no corpo, que são dois fatores-chave no envelhecimento.

A suplementação diária de shilajit pode contribuir para a vitalidade geral e um processo de envelhecimento lento em algumas pessoas.

  1. Anemia

No terapêutica de anemia, que é um distúrbio que ocorre quando o sangue não possui hemoglobinas saudáveis ou suficientes. Existem muitas causas de anemia, incluindo deficiência de ferro.

A anemia por deficiência de ferro pode causar numerosos sintomas no organismo, incluindo:

  • arritmia cardíaca
  • fadiga e fraqueza
  • mãos e pés frios
  • dor de cabeça

Shilajit contém altos níveis de ácido húmico e ferro, o que pode ser útil no tratamento de anemia ferropriva. No entanto seu uso deve ser feito com acompanhamento médico.

  1. Fadiga crônica

Pesquisadores observaram que o shilajit pode ajudar a melhorar as funções celulares no corpo, o que pode reduzir a fadiga como origem do problema e aumentar os níveis de energia naturalmente.

  1. Câncer de fígado

Shilajit também mostra promessa na luta contra certos tipos de células cancerígenas, um estudo afirmou  que o shilajit auxiliou na destruição de células cancerosas no fígado.

Também impediu que essas células cancerígenas se multiplicassem. Os pesquisadores observaram que seus resultados mostram que o shilajit tem um efeito anticancerígeno, mas são necessários mais estudos.

  1. Saúde do coração

Shilajit também pode proteger o coração um estudo recente com ratos observou os efeitos protetores que o shilajit causa no coração.

Os animais que foram tratados com shilajit antes da lesão cardíaca tiveram menos danos ao coração do que aqueles que não receberam shilajit.

O shilajit pode reduzir e pressão arterial em alguns casos e não deve ser tomado por pessoas que tenham problemas cardíacos.

  1. Obesidade

Os pesquisadores observaram que o shilajit parecia ativar genes no corpo que auxiliarem os músculos esqueléticos a se adaptarem rapidamente ao treino. Isso poderia significar menos fadiga e mais força ao longo do tempo.

  1. Fertilidade masculina e testosterona

Shilajit foi testado em estudos  relacionados a  fertilidade masculina. Um estudo com  60 homens inférteis, foi utilizado shilajit duas vezes por dia durante 90 dias.

Após o período do teste, quase metade dos homens que completaram o tratamento mostraram um aumento na contagem total de espermatozoides e motilidade espermática.

Outra pesquisa investigou a capacidade do shilajit de aumentar os níveis de testosterona  em voluntários saudáveis. Homens entre 45 e 55 anos receberam shilajit por 90 dias. No final deste período, os pesquisadores observaram aumentos significativos nos níveis de testosterona total.

Enfim os benefícios do shilajit são diversos, no entanto os pesquisadores ainda estão realizando pesquisas para afirmar de forma assertiva, os benefícios deste composto.

Fonte:

SACHS, Robert. Saúde Por Toda a Vida. Editora Pensamento.

LIZCANO ARIAS, Diana Andrea. Caracterización fisicoquímica y espectroscópica de lignitos nacionales. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso.

https://www.medicalnewstoday.com/articles/320318.php

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros