Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dicas para manter a pele e cabelos lindos depois dos 50

O tempo, a exposição ao sol, o fumo, dieta e a hereditariedade têm efeitos nocivos na pele e cabelos quando envelhecemos. No entanto a medida que o tempo passa, a pele não produz novas células de forma rápida quanto antes. Por isso, gradualmente, a pele torna-se menos elástica e propensa a secura.

As mudanças, decorrentes do processo de envelhecimento são inevitáveis. Mas, com alguns cuidados, você pode ter uma aparência jovial depois dos 50 anos, além de manter a sua beleza natural.

Pele e cabelo e os efeitos da idade

O tempo, a exposição ao sol, o fumo, dieta e a hereditariedade têm efeitos nocivos na pele e cabelos quando envelhecemos. No entanto a medida que o tempo passa, a pele não produz novas células de forma rápida quanto antes. Por isso, gradualmente, a pele torna-se menos elástica e propensa a secura.

Algo semelhante acontece com as células que dão cor aos cabelos, as células responsáveis em dar pigmento (cor) ao cabelo se tornam menos eficientes na renovação, o que torna o cabelo cinza.

Dicas para manter a pele e cabelos com uma beleza natural
  • Parar de fumar – Pesquisas demostram que fumar causa um envelhecimento prematuro, tornado a pele manchada, ressecada pois o aumento na produção de radicais livres – moléculas instáveis que danificam a pele e aceleram o envelhecimento cutâneo. O cigarro promove a destruição do colágeno na pele que se torna mais flácida com diminuição do tônus. O surgimento de rugas e linhas de expressão próximos à boca, ocorre devido à repetição do movimento de tragar que, com o tempo, reduz a elasticidade da face.
  • Evitar se expor ao bronzeamento. Fique fora do sol depois das 10 da manhã e antes das 16 horas da tarde. Os raios do sol são os mais fortes nesse período. Caso saia no sol neste horário, use um chapéu de proteção, e protetor solar de no mínimo 30 FPS.  A presença de sardas, manchas na pele geralmente estão relacionados à exposição ao sol. Usar religiosamenteUse produtos com pelo menos 7% de óxido de zinco e um FPS 30 ou superior – com proteção UVB e UVA todos os dias.
  • Faça exames preventivos para câncer e pele. Caso observe alterações incomuns na pele faça uma visita ao dermatologista.
  • Mantenha a pele hidratada.  Use com frequência sabonetes e loções hidratantes e evite banhos muito quentes.
  • Opte por uma dieta saudável – Uma boa alimentação ajuda o corpo a reparar a pele. Beber muita água ajuda a hidratar a pele de dentro para fora.
  • Opte por cremes anti envelhecimento. Após os 50 anos, loções, cremes e base de pentapeptídeos pode ajudar as células da pele a produzir mais colágeno  – estrutura de suporte que dá à pele uma aparência mais firme –  loções  base de retinol também são recomendados.
  • Nos dias de hoje está na moda usar cabelos grisalhos, se caso você não goste de seus cabelos brancos – usar um tonalizante com uma cor próxima a cor de seus cabelos pode ser uma ótima opção indicado para quem tem apenas alguns fios de cabelos brancos, pois tinge de maneira menos agressiva, e é eficaz nesses casos. Para quem tem o cabelo todo branco, o melhor é optar por uma tonalidade mais clara, que deixará o crescimento da raiz em cor diferente mais discreto e diminuirá a necessidade de retoques. De preferência a tinturas que contenham polímeros de acrilato na composição, que ajudam a devolver volume aos fios.
  • Recupere o brilho de seus cabelos – isso pode ser feito com o uso de finalizadores à base de silicone, sprays de brilho e óleos vegetais com silicone na composição (o silicone promove a aderência do produto ao fio). Usar depois do banho, com os cabelos úmidos.
  • Experimente um novo estilo de penteado. Use seu cabelo da maneira que quiser. Esqueça as velhas “regras” sobre não ter cabelos longos depois de certa idade. Seu penteado deve ser o que você preferir, não importa a sua idade.
  • Corrija o cabelo ralo. Um corte mais curto dá mais volume à queda de cabelo. A cor também é boa opção para dar volume ao cabelo fino e caído. Às vezes, o produto certo, como um xampu de volume, pode resolver o problema. Extensões de cabelo também podem ajudar a dar volume ao seu cabelo. Para cabelos finos recomenda-se produtos que tenham em sua formula polímeros de acrilato que devem ser passados nos cabelos após o xampu e o condicionador. Essa substância encorpa o fio, cria volume e dá resistência sem deixar o fio pesado, mas tem efeito temporário.

No entanto para manter sua beleza natural nada é mais simples quanto usar um sorriso radiante.  Seja qual for a sua escolha, cuidar de si mesmo é a coisa mais importante para sua saúde e bem-estar.

Créditos imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/beauty”>Beauty image created by Rawpixel.com – Freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros