Fazer algumas mudanças em nosso estilo de vida pode nos ajudar a viver mais e com qualidade.
Um estudo recente descobriu que quatro hábitos ruins – fumar, beber demais, sedentarismo e dieta pobre em frutas e vegetais – podem levar ao envelhecimento e morte precoce.
No entanto basta querermos e podemos tomar ações para corrigir estes e outros comportamentos não saudáveis. As dicas a seguir podem lhe ajudar a manter seu corpo saudável na maturidade e garantir alguns anos a mais de vida. Então vamos a elas:
Alimente-se moderadamente – Não coma demais
Estudos comprovam que a medida que envelhecemos, nossa taxa metabólica diminui, sendo assim já não necessitamos de tantas calorias em nossa dieta. O excesso de alimento que consumimos, transforma-se em um depósito de gordura que irá se acumular em nosso corpo e será reabsorvido constantemente. O autor Dan Buettner, que estuda a longevidade em todo o mundo, descobriu que os japoneses idosos deixam de comer quando sentem-se 80% saciados. Então fica dica: coma menos e viva mais.
Os pesquisadores da Universidade de St. Louis confirmaram que comer menos ajuda a envelhecer mais devagar; em um estudo de 2008, descobriram que as calorias limitantes diminuíram a produção de T3, um hormônio da tireoide que retarda o metabolismo e acelera o processo de envelhecimento.
Mantenha-se ativo
Manter-se em atividade, seja trabalhando, participando de um grupo de voluntários, viajando, frequentando grupos sociais, participando de bailes ou até namorando, mantém a mente ativa e o corpo em harmonia.
Cientistas afirmam que o sexo satisfatório duas a três vezes por semana pode adicionar até três anos para a sua vida. Estar ocupado pode queimar uma quantidade impressionante de calorias – às vezes tanto quanto correr por 30 minutos. O sexo regular também pode diminuir a pressão arterial, melhorar o sono, aumentar a imunidade e proteger o coração.
Assista menos televisão
Muito tempo na frente do TV pode trazer um enorme prejuízo a sua saúde. Um estudo de 2010 descobriu que as pessoas que assistiram quatro horas ou mais por dia eram 46% mais propensas a morrer por qualquer causa que as pessoas que assistiam menos de duas horas por dia.
Exponha-se ao sol com moderação
Evitar sol em horários críticos (ddas 10hs da manha até as 16 hs da tarde) pode evitar câncer de pele, e também pode mantê-lo jovem, evitando rugas, linhas finas e pele manchada.
Nunca é cedo demais – ou muito tarde – para adicionar protetor solar ao seu regime diário de cuidados da pele (procure um SPF de 30 ou mais). E não se concentre apenas no seu rosto. As manchas no peito e no pescoço também irão fazer com que nos pareçamos mais velhos. Mas não esqueça o sol é fundamental como fonte de vitamina D é necessário pelo menos 15 minutos de sol diários bem cedinho, para metabolizarmos esta vitamina essencial para saúde.
Socialize-se
Estudos comprovam que aumenta o risco de doença cardíaca sem uma rede forte de amigos e familiares. A solidão pode causar doenças e que a solidão pode ser tão prejudicial quanto o hábito de fumare o colesterol alto.
A solidão parece representar o maior risco para pessoas maduras, que também são mais propensas a depressão.
Beba com moderação
O consumo de álcool em excesso tem efeitos prejudiciais à saúde, que vão do ganho de peso a problemas de relacionamento. Mas em quantidades menores, o álcool pode ser benéfico, como o vinho – um cálice ao dia diminui o risco cardiovascular.
Coma mais frutas e vegetais
Consumir aos menos 3 porções de frutas e verduras ao dia, é um ganho substancial a sua saúde. Esses alimentos são ricos em fibras e vitaminas, frutas e vegetais e podem reduzir o risco de doença cardíaca em 76% e desempenhar um papel na redução do risco de câncer de mama.
Como um bônus adicional, tem poderes no combate à inflamação e circulação dos antioxidantes e o consumo de frutas e verduras podem prevenir as rugas.
Pratique exercícios físicos
O exercício diário pode ser considerado uma fonte da juventude. Um estudo de 2008 descobriu que o exercício regular de alta intensidade (como a corrida) pode somar até quatro anos na expectativa de vida, o que não é surpreendente, dado os efeitos positivos que esta prática causa no coração, mente e metabolismo.
Mesmo um exercício moderado – uma caminhada rápida de 30 minutos a cada dia, por exemplo – pode reduzir o risco de problemas cardíacos.
Não fume
Parar de fumar é talvez a coisa mais importante que podemos fazer para nossa saúde – e vida útil. Um estudo publicado no American Journal of Public Health descobriu que as mulheres que deixaram de fumar aos 35 anos adicionam cerca de seis a oito anos de vida.
Nunca é tarde demais para mudar o hábito. Parar pode retardar as doenças e aumentar as chances de sobrevivência, mesmo em fumantes que já sofreram danos significativos aos pulmões, como aqueles com câncer de pulmão precoce ou DPOC, parar de fumar é a melhor escolha.
Bom, paramos por aqui, esperamos que tenham gostado deste post e até a próxima.
Fonte:
http://www.health.com/health/gallery/0,,20366671,00.html#don-t-overeat-1
Créditos imagem:
<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by V.ivash – Freepik.com</a>