Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Inteligência Artificial (IA) utilizada para ajudar as pessoas maduras

À medida que a população mundial continua a envelhecer em um ritmo acelerado, um número crescente de empresas de tecnologia estão voltando seu foco para essa faixa etária particular.

As estatísticas atuais em todo o mundo indicam que quase 1 em cada 10 pessoas tem mais de 60 anos e que, até 2050, esses números mudarão para 1 em 5.

Além disso, de acordo com a Administração para a Vida Comunitária, quase metade de todas as mulheres vivem sozinhas.

A perda de laços sociais e papéis sociais nas pessoas maduras significa que esse grupo populacional é propenso a depressão e problemas de saúde associados.

Os estudos mostram que as pessoas maduras são muito mais propensas a desenvolverem depressão e declínio geral da saúde quando solitárias.

Por outro lado, considerou-se que qualquer tipo de companheirismo faz uma grande diferença para este grupo populacional.

Por exemplo, um estudo publicado em Psychogeriatric descobriu que os cães fazem muito bem a esta população, ajudando-a a permanecer ativa e oferecendo companheirismo.

Permanecer ativo e social, durante toda a vida, é uma parte importante do que significa ter uma maior qualidade de vida.

Os desafios que o envelhecimento apresenta, geralmente, fica mais difícil manter-se ativo por motivo de doença, ou social devido à perda de amigos e familiares.

Para melhorar a vida das pessoas maduras solitárias, empresas de tecnologia estão desenvolvendo programas e aparelhos compostos de Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de encontrar maneiras de mantê-las ativas e comprometidas.

Além disso, estas empresas tem por objetivo, também, tornar a tecnologia mais acessível e com isso, mais fácil de usar.

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (AI) é uma inteligência exibida por máquinas.

Na ciência da computação, o campo da pesquisa da AI define-se como o estudo de “agentes inteligentes” qualquer dispositivo que perceba seu meio ambiente e produza ações que maximizem suas chances de sucesso em alguma situação.

Em outras palavras, o termo inteligência artificial é aplicado quando uma máquina imita as funções cognitivas que são feitas por mentes humanas, tais como aprendizagem e resolução de problemas.

À medida que as máquinas se tornam cada vez mais capazes, algumas atividades, que antes eram de exclusividade a inteligência humana, são removidas da definição de Inteligência Artificial.

Por exemplo, o reconhecimento óptico de caracteres não é mais percebido como um exemplo de “inteligência artificial”, tornando-se uma tecnologia de rotina.

As capacidades, atualmente, classificadas como AI incluem o entendimento da fala humana, competição em jogos estratégicos de computador, carros que dirigem e estacionam, roteamento inteligente em redes de distribuição de conteúdo, simulações militares e interpretação de dados complexos.

As metas de pesquisa sobre a inteligência artificial incluem raciocínio, conhecimento, planejamento, aprendizagem, processamento de linguagem natural (comunicação), a percepção e a capacidade de mover e manipular objetos.

A inteligência artificial foi baseada na afirmação de que a inteligência humana “pode ​​ser tão precisamente descrita, que uma máquina pode ser feita para simular isso”.

Isso suscita argumentos filosóficos sobre a natureza da mente e a ética da criação de seres artificiais dotados de inteligência humana, questões que foram exploradas pelo mito, ficção e filosofia desde a antiguidade.

Algumas pessoas também consideram a inteligência artificial como um perigo para a humanidade se ela progredir sem parar.

Inteligências Artificiais disponíveis

Apresentaremos alguns tipos de inteligência artificial ou aplicações de computação cognitiva disponíveis para utilização, atualmente.

1- Watson Health

Plataforma de computação cognitiva desenvolvida pela IBM.

Não se destina a substituir um humano, mas, ao invés disso, interage com os seres humanos para melhorem juntos.

É um computador que entende todos os tipos de dados e tem a capacidade de aprender.

Pode responder a perguntas, processar dados, obter informações de documentos rapidamente e encontrar padrões nos dados.

Após a análise, pode encontrar respostas e soluções para questões baseadas em sua aprendizagem.

Existe uma versão chamada Watson Health que está encontrando soluções em dados de saúde. É capaz de ler 40 milhões de documentos em 15 segundos.

Pode reconhecer sintomas e criar intervenções para melhorar a saúde da pessoa, ajudando os profissionais de saúde a resolverem os problemas dos seus pacientes maduros.

Ele confere confiança aos profissionais de saúde no curso do tratamento e todas as opções disponíveis.

Uma aplicação usando o Watson Health é monitorar os níveis de açúcar no sangue, a fim de que mudanças perigosas destes níveis possam ser previstas com horas de antecedência para que uma ação possa ser tomada para preveni-la.

2- Assistentes pessoais (Siri e Cortana)

São assistentes de voz virtuais que vem no smartphone ou computador doméstico.

São inteligências artificiais usando a tecnologia de reconhecimento de voz que se adapta à voz e a linguagem da pessoa.

Em outras palavras, são assistentes pessoais computadorizados que podem ajudar a responderem perguntas e a fazerem tarefas que as pessoas fazem.

Nenhuma digitação é necessária e, quanto mais a pessoa utiliza-los, melhor o programa entenderá as ações que deverão ser realizadas.

A diferença entre eles está no sistema operacional que eles funcionam.

O Siri é o assistente pessoal que foi desenvolvido pela Apple. E, a Cortana é produto da Microsoft.

Dentre as funcionalidades destes sistemas, podemos citar: enviar lembretes com base na hora, em locais ou em pessoas; rastrear encomendas, times, interesses e voos; enviar e-mails e mensagens; gerenciar calendário e manter a pessoa atualizada; criar e gerenciar listas de afazeres; bater papo; jogar; encontrar fatos, arquivos, locais e informações; abrir qualquer aplicativo no sistema.

3- Amazon Echo

O Amazon Echo é um produto cilíndrico sobre a forma e o tamanho de um vaso de flores, mostrado na imagem abaixo.

Foi projetado para que se possa falar com ele, fazer perguntas e dar comandos.

Ele possui, uma inteligência artificial chamada “Alexa” que responde e leva ações ao comando da pessoa.

O Echo é basicamente um alto-falante mãos-livres que você controla com sua voz. Atua como um assistente pessoal ao tocar música, fornecendo informações como data, hora, notícias, pontuação esportiva, tempo e ajuda com uma variedade de tarefas.

Quando a pessoa utiliza o Echo, basta dizer a palavra “Alexa” para despertá-lo e informá-lo que está sendo dado um comando.

Pode ser colocado um sinal, como um “nome”, para facilitar a lembrança das pessoas maduras com problemas cognitivos.

Além disso, ele pode controlar as luzes, ativar a música, ajustar o termostato, pedir pizza, ler um audiolivro, dar atualizações sobre o tempo e as notícias, informar o horário e datas, e responder a qualquer pergunta, repetidamente, sempre que solicitado.

O aparelho consegue pegar o som da voz do outro lado da sala.

Fonte: http://www.techradar.com/news/amazon-echo-just-out-googled-google-home

4- Google Home

O Google Home usa o Google Assistant, o sistema de reconhecimento de voz que também é encontrado no novo telefone do Google Pixel.

O Home inclui dois microfones embutidos de campo distante que estão sempre ouvindo as conversas das pessoas, e entram em funcionamento quando ouvirem as palavras-chave corretas.

Este dispositivo irá responder quando for falado “Hey Google” ou “OK Google”, mas não simplesmente “Google”, para que ele não seja acionado a todo momento.

Sem botões, discagem ou interruptores, embora um botão de silêncio do microfone esteja escondido na parte de trás.

Quando ele é ativado, quatro luzes de led se acendem para que a pessoa saiba que ele está em funcionamento.

Além disso, a parte superior do dispositivo é sensível ao toque; para aumentar ou diminuir o volume.

Fonte: https://www.stuff.tv/in/google/home/review

5- Elli Q

Recentemente, uma empresa de iniciação tecnológica chamada Intuition Robotics revelou seu assistente virtual inteligente que pode ser o que precisamos para melhorar o processo de envelhecimento da população.

O truque em questão é chamado Elli Q, e que se parece como uma lâmpada de mesa.

O robô foi projetado com o objetivo de proporcionar companheirismo as pessoas maduras, que, infelizmente, são um dos grupos mais socialmente isolados.

A Intuição Robotics promete ajudar este grupo, tornando a tecnologia mais “intuitiva e acessível”, enquanto que, ao mesmo tempo, promove um estilo de vida saudável.

O robô Elli Q é essencialmente um assistente virtual inteligente, que consiste em dois elementos – o “diretor social” em forma de lâmpada e uma tela que o acompanha.

Elli Q é operado por voz e pode sugerir música, audiolivros e atividades ao proprietário.

O robô também lembra o proprietário de seus compromissos e quando é hora de tomar seus medicamentos.

Alem disso, também facilita o contato com amigos e parentes, atualizando o proprietário sobre o que está acontecendo em suas contas de mídia social e abrindo bate-papos de vídeo.

Mas, Elli Q possui certos recursos avançados que não vimos em outros robôs de inteligência artificial similares, como o uso de som, luz e entonação para expressar diferentes sentimentos ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades do proprietário.

Fonte: https://www.snaxzer.com/ai-robot-friend-elli-q-chat-play-games/

Conclusão

Embora os assistentes com inteligência artificial nunca poderão substituir a interação humana real, esses dispositivos podem se tornar uma espécie de artifícios sociais para o envelhecimento da população.

Um dos principais problemas desta tecnologia moderna é a complicação da sua utilização para algumas pessoas.

Estes dispositivos podem tornar o uso do nosso avanço tecnológico muito mais acessível para grupos que, realmente, poderiam se beneficiar com eles.

Embora esta tecnologia ainda esteja em seu início, provavelmente estaremos vendo esses dispositivos a qualquer momento no mercado.

E, veremos se, realmente, oferece os benefícios prometidos para um dos maiores grupos sociais do mundo: as pessoas maduras.

 

Fonte:

https://www.engadget.com/2017/01/17/artificial-intelligence-robot-companion-for-the-elderly/

http://seniorcarecorner.com/cognitive-computing-artificial-intelligence-benefits-seniors

http://thewirecutter.com/reviews/google-home-voice-controlled-speaker/

http://dailycaring.com/amazon-echo-for-dementia-technology-for-seniors/

https://en.wikipedia.org/wiki/Artificial_intelligence

 

Crédito da imagem:

<a href=”http://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo”>Fundo fotografia desenhado por Creativeart – Freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros