Através da computação, as pessoas podem ter acesso contínuo a dados compartilhados, recursos e infraestrutura comum.
Pela rede, as organizações podem oferecer serviços sob demanda e realizar tarefas que atendem às necessidades e padrões em constante mudança. As aplicações eletrônicas tornam possível fazer tudo isso e muito mais no ambiente da assistência a saúde.
A saúde on-line, incorpora tecnologia e dispositivos de computação em nuvem, como tablets, telefones celulares e assistentes pessoais digitais (APDs) para vários propósitos.
Mas, embora possa disponibilizar aplicativos e informações sobre saúde sob a forma eletrônica, em qualquer lugar a qualquer momento, também deve ser , seguro e fácil de usar.
♦ Telemedicina móvel, usada para consultas remotas;
♦ Armazenamento e compartilhamento de dados do paciente;
♦ Monitoramento personalizado dos sinais vitais, aprimorado através da interconexão com dispositivos portáteis;
♦ Serviços médicos baseados em localização para garantir a entrega de informações relevantes localmente;
♦ Resposta e gerenciamento de emergência;
♦ Acesso generalizado às informações sobre cuidados de saúde.
Mas, à medida que a tecnologia móvel avança, as possibilidades podem ser ilimitadas.
Como governos e indivíduos experimentam uma pressão cada vez maior para aumentar a eficiência, telemedicina podem ter inúmeras vantagens:
A mobilidade de um sistema sem fio interconectado significa que ele pode ser usado em qualquer lugar, e especificamente no ponto de atendimento.
Profissionais de saúde podem compartilhar imagens sem problemas.
A colaboração pode reduzir o risco de erros: há menos papelada física para se perder e um risco reduzido mais profissionais tomarem decisões diferentes.
As ferramentas digitais de assistência médica podem ajudar a proteger os pacientes e os profissionais contra litígios por meio da gravação instantânea de dados e do potencial de verificação em tempo real e no futuro.
O atendimento a saúde on-line pode economizar tempo e dinheiro, permitindo a gravação instantânea de informações e uma redução na duplicação de tarefas. Pode permitir reuniões virtuais, eliminando a necessidade de mover-se fisicamente para um novo local.
O pool de dados e recursos pode levar a uma colaboração mais estreita e a equipes mais fortes. O desenvolvimento profissional se torna mais viável devido à entrega instantânea online de pesquisas, materiais de treinamento e outras atualizações.
O maior problema talvez seja a segurança e a privacidade, levantando questões sobre controle de permissão, anonimato e confidencialidade dos dados, além da integridade da infraestrutura.
O desembolso financeiro inicial, o treinamento e a resistência à mudança dentro de uma organização podem representar outros desafios.