A ODONTOLOGIA COM QUALIDADE DE VIDA
O termo qualidade de vida começou a ser utilizado nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, com o intuito de descrever o efeito gerado pela aquisição de bens materiais e tecnologia, na vida das pessoas. Somente alguns anos mais tarde, passou a ser conceituado como parâmetro nas áreas da saúde, não só como a ausência de doença, mas como completo bem-estar físico, psíquico e social.
O número de estudos sobre qualidade de vida na área da saúde demonstrando que a percepção do indivíduo, acerca de si mesmo, do seu estado físico e emocional, é um indicador importante no delineamento do tratamento, vêm ganhando crescente interesse. A percepção do indivíduo, após o tratamento, é um reflexo verdadeiro da opinião do paciente, quanto às suas expectativas, frustrações ou satisfação com o procedimento.
Nas duas últimas décadas, existe a conscientização de que as avaliações dos resultados dos tratamentos de saúde bucal não devem ser analisadas apenas pelas equipes odontológicas, mas em conjunto com os próprios pacientes. O propósito do tratamento odontológico, sob o ponto de vista do paciente, é obter uma vida mais efetiva, ou seja, preservar ou melhorar seu estado geral de saúde.
Segundo os cirurgiões dentistas Milene Russo Brankovic e Antonio Parenti Filho – http://www.oralcentersp.com.br – da Clinica Oral Center, estudos científicos de qualidade de vida são cada vez mais empregados na odontologia, ainda que de forma pouco expressiva, valorizando mais o ser humano e tendo como pilar mestre a opinião do paciente. Este é o momento de eximir-se da formação técnica e clínica, que é desvinculada do lado humano.
Um procedimento ou intervenção clínica, mesmo seguindo todos os critérios pré-estabelecidos, não se faz profícuo na ausência do entendimento da visão do paciente, ou seja, o modo como o paciente se sente, se houve melhoras no seu bem-estar. É importante discutir e conhecer seu lado humano, suas aflições, seus desejos, suas dores, seus sentimentos, suas emoções, finalmente, o seu perfil. É uma negativa à tecnicidade do conhecimento como forma pura ,afirma a Dra Milene.
O dr Antonio Parenti Filho complementa que a opinião do paciente é tomada como base para decisões e indicações de futuros tratamentos, baseados no propósito final ⎯ a satisfação do paciente.
“ Um paciente satisfeito é um paciente feliz, e um paciente feliz é a recompensa do bom profissional. Tudo isso porem, não se torna eficaz sem uma equipe de profissionais especializados em varias áreas da odontologia ,trabalhando integradamente e com toda infraestrutura física , equipamentos e pessoal de apoio altamente treinados “ complementa.
Segundo os cirurgiões dentistas, a intuição indica uma relação muito intensa entre o bem estar e saúde bucal ,inclusive existem inúmeras evidencias da contribuição da saúde bucal para a qualidade de vida e vice-versa, alertando sobre a importância da promoção da saúde. Acreditamos que a odontologia tem o mecanismo eficaz para transformar vidas melhorando tanto a qualidade de vida , como a autoestima, através da reabilitação estética e funcional, gerando indivíduos mais saudáveis, alegres, seguros e com sucesso tanto na vida profissional como pessoal, com reflexos positivos no fator emocional e ate sexual” finalizam.
SAIBA MAIS no site: http://www.oralcentersp.com.br
Atenciosamente
Dr. Antonio Parenti Filho,C.D.;M.S.
Rua Tutóia,653
Paraiso
São Paulo/SP
CEP 04007003
tel (11)38856176 – (11)38875963
www.drparenti.com.br