Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pantoprazol indicações e efeitos colaterais

Pantoprazol, é o nome genérico de um medicamento indicado para o tratamento de problemas relacionados ao refluxo gástrico e úlceras pépticas. Sua ação é diminuir a acidez estomacal.

Pantoprazol, é o nome genérico de um medicamento indicado para o tratamento de problemas relacionados ao refluxo gastroesofágico e úlceras pépticas. Sua ação é diminuir a acidez estomacal.

Por ser pantoprazol um inibidor da bomba de prótons, é indicado também para o tratamento dos sintomas de esofagite erosiva e síndrome de Zollinger-Ellison.

A esofagite erosiva é a inflamação do esôfago –  tubo que liga a boca ao estômago – este distúrbio ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago.

O pantoprazol também pode ser indicado, para tratar doenças crônicas, como a síndrome de Zollinger-Ellison, que é um distúrbio que causa úlceras estomacais, refluxo gástrico e diarreia. Este medicamento também é indicado associado a antibioticoterapia, para tratar infecções por Helicobacter pylori.

Como o pantoprazol funciona?

O pantoprazol, funciona bloqueando as bombas de prótons no estômago que liberam ácido clorídrico. Essas bombas são chamadas de bombas de hidrogênio-potássio.

Essa classe de medicamentos podem reduzir a secreção ácida no estômago por até 24 horas.

O pantoprazol está disponível na forma de comprimidos revestidos de liberação retardada em doses de 20 miligramas (mg) e 40 mg, ou em  suspensão oral em doses de 40 mg.

Efeitos colaterais

O pantoprazol é uma droga que costuma ser bem tolerada pelo organismo, entretanto, algumas pessoas podem apresentar efeitos indesejáveis em seu uso, tais como:

  • Diarreia pela bactéria C. difficiles e o uso  prolongado pode ser fatal, principalmente entre idosos.
  • Dor de cabeça
  • Infecções respiratórias
  • Dor abdominal
  • Colite
  • Crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado
  • Perda ósseas
  • Distúrbios renais como a nefrite intersticial aguda. Isso pode ocorrer em pessoas com sensibilidade aos inibidores de bomba de prótons.

Indivíduos que fazem uso de pantoprazol por um longo período de tempo, tem risco aumentado de desenvolver câncer de estômago, bem como o aparecimento de alguns tipos raros de tumores gastrointestinais.

O uso de pantoprazol por períodos prolongados pode causar deficiências de vitaminas e minerais, como deficiência de vitamina B-12, ferro, cálcio e magnésio.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros