Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Terapias alternativas – Indicações

A terapia alternativa engloba práticas que abrangem mudanças de dieta e exercício físico, hipnose, ajuste quiroprático, agulhas na pele (técnica conhecida como acupuntura). Os tratamentos "alternativos" são por algumas pessoas no lugar da medicina convencional.

O Termo “Terapia Alternativarefere-se a qualquer tratamento de saúde não padrão na prática médica ocidental.

A terapia alternativa engloba práticas que abrangem mudanças de dieta e exercício físico, hipnose, ajuste quiroprático ou agulhas na pele (técnica conhecida como acupuntura).

Os  tratamentos “alternativos” são utilizados, por algumas pessoas, no lugar da medicina convencional. E, quando usadas  juntamente com as práticas da medicina  padrão, as abordagens alternativas são definidas como medicina “complementar”.

Os benefícios (ou a falta deles) de terapias alternativas são constantemente contestados.  Em países, como os Estados Unidos, mais de 38% da população usaram em algum momento de sua vida a terapia alternativa.

Listaremos abaixo algumas das terapia alternativas mais utilizadas e que possuem adeptos fieis em sua prática.

1. Acupressão

É uma técnica similar à acupuntura, e a diferença é que não há  agulhas envolvidas.

O terapeuta ou praticante (pode ser feito em si mesmo) usa as mãos, cotovelos ou pés para aplicar pressão em pontos específicos ao longo dos “meridianos” do corpo.

Nesta terapia, acredita-se que os meridianos são canais que transportam energia vital (qi ou ch’i) por todo o corpo.

O raciocínio sustenta que a doença pode ocorrer quando um desses meridianos é bloqueado ou fora de equilíbrio. Acredita-se que a acupressão alivia os bloqueios para que a energia possa fluir livremente novamente, restaurando no bem-estar.

A prática de  acupressão pode diminuir a náusea em pacientes sob quimioterapia, e reduzir a ansiedade em indivíduos no pré-operatório para cirurgia. Também, é utilizada para alívio da dor de cabeça, cólica menstrual, estresse, alergias, entre outros.

A técnica consiste em efetuar pressão com o dedo polegar (o mais comum)  em pontos específicos do corpo, buscando o alívio dos bloqueios de energia.

Qualquer pessoa pode praticar esta técnica em casa, porém ela não é recomendada para o tratamento de doenças que necessitam de atenção médica.

2. Acupuntura

O tratamento de acupuntura envolve a inserção de agulhas finas e estéreis em locais específicos (pontos de acupuntura) ao longo dos meridianos do corpo para limpar bloqueios de energia e incentivar o fluxo normal de qi através do paciente.

O praticante também pode estimular os pontos de acupuntura usando outros métodos, como a  terapia a laser, eletro-estimulação e massagem, para que o fluxo de qi volte ao normal.

Os benefícios da acupuntura incluem:

– Alívio da dor

– Tratamento de doenças agudas e cronicas;

– Fornece uma abordagem holística para o tratamento de doenças e doenças, ligando corpo, mente e emoções;

– Ajuda no tratamento da depressão;

– Auxilio a pessoas que querem parar de fumar;

– Auxilia na prevenção de doenças, bem como na promoção do bem-estar geral.

3. Aromaterapia

Esta terapia  utiliza óleos essenciais (extratos concentrados das raízes, folhas, sementes ou flores de plantas) como tratamento.

Os óleos podem ser inalados, ou massageados na pele e cada um tem um propósito específico.

Alguns são usados para tratar a inflamação e infecções; outros para promover relaxamento.

Estudos sugerem aromaterapia pode reduzir a dor, depressão e ansiedade, no entanto estudos mais profundos ainda são necessários para determinar plenamente os seus usos e benefícios.

4. Medicina Ayurvédica

Também conhecida  como Ayurveda, originou-se  na Índia e tem sido praticada a milhares de anos.

Os praticantes usam uma variedade de técnicas, incluindo ervas, massagens e dietas especializadas, objetivando  equilibrar o corpo, mente e espírito para promover o bem-estar geral.

Estudos de Ayurveda são poucos (talvez porque a prática inclui uma grande variedade de tratamentos), por isso é difícil determinar quão eficaz é esse  tratamento.

A Ayurveda é uma forma de terapia que propões  vida longa e saudável. Esta terapia nos ensina como manter e promover  a saúde, como curar doenças buscar a  longevidade, vê o  homem como um todo – combinação de corpo, mente e alma.

Ela se concentra no estabelecimento e manutenção do equilíbrio das energias da vida dentro de cada um, ao invés de focar nos sintomas individuais.

Alem disso, ela reconhece as diferenças constitucionais únicas de todos os indivíduos e, portanto, recomenda terapias diferentes para  cada pessoa, mesmo que  possam ter os mesmos sintomas, mas suas constituições  energéticas podem ser muito diferentes e, portanto, exigem terapêutica  diferente.

Ayurveda reconhece que, toda inteligência e sabedoria, flui de uma fonte Absoluta (Paramatman). Saúde manifesta-se pela graça do Absoluto agindo através das leis da Natureza (Prakriti).

Ayurveda auxilia a natureza, promovendo a harmonia entre o indivíduo e a natureza, vivendo uma vida de equilíbrio de acordo com suas leis.

Esta terapia reconhece três energias universais fundamentais, que regulam todos os processos naturais nos níveis macrocósmico e microcósmico. Ou seja, as mesmas energias, que produzem efeitos nas várias galáxias e sistemas estelares, estão operando ao nível da fisiologia humana – em sua própria fisiologia.

Esta terapia é indicada para o tratamento de diabetes, artrite, esquizofrenia, processos inflamatórios, entre outos.

No entanto, esta terapia usa uma variedade de produtos e práticas.

Produtos ayurvédicos são feitos de ervas ou uma combinação das mesmas com metais, minerais ou outros materiais em uma prática de Ayurveda chamado rasa shastra .

Entretanto, alguns destes produtos podem ser prejudiciais se utilizados de forma inadequada ou sem a orientação de um profissional treinado .

5. Balneoterapia

Também conhecida como hidroterapia, a balneoterapia envolve o uso de água para fins terapêuticos e seu uso data de 1700 aC.

É baseada na ideia de que a água beneficia a pele e pode tratar uma série de condições de acne a dor, inchaço e ansiedade.

Os defensores da terapia citam descobertas de que a água pode aumentar o sistema imunológico das pessoas, embora a pesquisa sobre a eficácia da balneoterapia permaneça inconclusiva.

Um local muito frequentado por pessoas que buscam tratamento para dores, principalmente na coluna e pernas, é Poços de Calda, em Minas Gerais. Suas águas sulfurosas são muito procuradas por pessoas que buscam alívio de suas dores.

Bem pessoal, vou finalizando o post por aqui, e em breve irei falar um pouco mais de terapias alternativas, mas é importante ressaltar,  que se sua opção for para terapêutica alternativa, procure um profissional experiente e certificado e não abandone o tratamento convencional.

Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.

Saiba mais no link abaixo:

http://www.acupunluz.com.br/index.html


Leia também:

– Terapias alternativas – Parte II


Fonte:

http://www.aromatherapy.com/

http://www.medicinenet.com/acupuncture/article.htm

Crédito imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/beauty”>Beauty image created by Pressfoto – Freepik.com</a>

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros