Você já sentiu tonturas, uma sensação, como se a sala estivesse girando em torno de você? Isso pode ser um problema se for frequente, pode ser um sinal de um problema de equilíbrio.

Os problemas de equilíbrio estão entre as razões mais comuns que pessoas maduras a procurar ajuda de um médico.

Ter um bom equilíbrio significa ser capaz de controlar e manter a posição do corpo, e se estamos em movimento nos permite andar sem cair, levantar de uma cadeira e subir escadas sem tropeços e subir escadas sem tropeçar. O equilíbrio é importante na manutenção da locomoção, independência , e na realização das atividades da vida diária.

O sistema responsável pelo nosso equilíbrio está situado no ouvido interno e é denominado sistema vestibular, também conhecido como labirinto. Para manter o equilíbrios corporal o labirinto interage com outros sistemas do corpo, como os olhos, ossos e articulações.

Saiba como o seu corpo mantém o seu equilíbrio.

À medida que envelhecemos, podemos experimentar problemas com nosso senso de equilíbrio. Podemos sentir tonturas, instabilidade postural, como se tudo ao redor estivesse em movimento e distúrbios do ouvido interno é uma causa comum de vertigem.

Devemos atentar para distúrbios, pois a perda do equilíbrio é uma razão para as pessoas mais velhas caírem. Quedas e acidentes decorrentes de quedas tais como fraturas do quadril, que podem ter um sério impacto sobre a vida de uma pessoa. A queda pode limitar as atividades e tornar o indivíduo dependente, o que pode levar o mesmo ao isolamento.

CAUSAS MAIS COMUNS DE VERTIGEM OU TONTURA

– VERTIGEM POSTURAL PAROXÍSTICA BENIGNA – Uma das causas comuns de quedas e que pode trazer limitação ao indivíduo, responsável por vertigens é a VPPB (Vertigem Postural Paroxística Benigna) onde o portador experimenta uma breve e intensa sensação de vertigem, quando se altera a posição da cabeça, de forma brusca ao rolar a cabeça para a esquerda ou para a direita, ou ao sair da cama, ou quando olha para um objeto em uma prateleira alta ou baixa. A VPPB é mais comum em indivíduos com 60 anos ou mais, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens. éuma condição benigna causada por problemas no ouvido interno. Seus sintomas são episódios repetidos de vertigem posicional, ou seja, uma sensação rotatória causada por mudanças na posição da cabeça.

Na VPPB, pequenas partículas de cálcio presentes no ouvido interno se deslocam e lesam os sensores de equilíbrio do ouvido interno, causando tonturas. A razão pela qual eles se deslocam ainda não é conhecida; a causa pode ser uma infecção no ouvido interno, lesão na cabeça, ou o processo de envelhecimento.

– LABIRINTITE – é uma infecção ou inflamação do ouvido interno que provoca tonturas, perda de equilíbrio, náuseas, vômitos, sudorese, desequilíbrios, diminuição da audição. É frequentemente associada com uma infecção respiratória superior, como a gripe. É uma doença, onde os sintomas desaparecem sem tratamento, mas se persistirem o médico irá buscar a redução dos sintomas, e em caso de infecção bacteriana provavelmente serão prescritos antibióticos e provavelmente os sintomas desaparecerão em breve.

– DOENÇA DE MENIERE – é um distúrbio do equilíbrio que leva uma pessoa a experimentar vertigem, zumbido, náuseas, vômitos e em casos mais graves perda da audição, é uma doença crônica desencadeada pelo aumento da endolinfa – um líquido presente no labirinto que fica no interior do ouvido – o que prejudica o equilíbrio, devido a lesão de células responsáveis pelo equilíbrio.

Sendo assim há muitas maneiras de tratar distúrbios do equilíbrio. Os tratamentos variam de acordo com a causa. Consulte o seu médico se estiver enfrentando tonturas, vertigens ou outros problemas com o seu equilíbrio. Somente o médico poderá diagnosticar e tratar os problemas de equilíbrio.

NUNCA se automedique, busque ajuda de um profissional especializado e com certeza irá garantir uma melhor qualidade de vida.

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *