Pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Bristol no Reino Unido e da Universidade da Finlândia Oriental em Kuopio – sugerem que baixos níveis de magnésio, podem aumentar o risco de fraturas ósseas e que altos níveis podem melhorar esta incapacidade.
Os resultados foram publicados no European Journal of Epidemiology , e a equipe foi liderada pelo Dr. Setor Kunutsor, um pesquisador da University of Bristol Musculoskeletal Research Unit.
Fraturas ósseas são uma das causas mais comuns e evitáveis de incapacidade entre idosos. Estima-se que a cada ano nos Estados Unidos, aproximadamente 6 milhões de pessoas irão fraturar um osso, e quase 75% de todas as fraturas de quadril, coluna e antebraço ocorrem em pessoas com 65 anos ou mais.
O uso cálcio e de vitamina D tem demonstrado papel fundamental na manutenção de ossos saudáveis. Além disso, alguns estudos anteriores sugeriram que o magnésio também pode melhorar a saúde óssea, como a deficiência de magnésio tem sido relacionada a um risco aumentado de osteoporose. O magnésio é um mineral essencial, e os níveis anormalmente baixos de magnésio podem inibir a vitamina D e o equilíbrio de cálcio nos ossos.
A nova pesquisa investiga o efeito do magnésio sobre as fraturas ósseas, especificamente.
Estudo da associação entre as fraturas de magnésio e osso
O estudo baseou-se numa grande amostra populacional de 2.245 homens de meia-idade, que foram acompanhados clinicamente durante 20 anos.
Durante esse período, os pesquisadores descobriram que os participantes com níveis baixos de magnésio sérico tinham um risco significativamente maior de fraturas ósseas. A associação foi mais forte para fraturas de quadril.
Homens com níveis altos de magnésio tiveram 44% menos probabilidade de ter fraturas ósseas. Durante o período do estudo que durou 20 anos, nenhum dos 22 homens que tinham níveis elevados de magnésio tinha apresentado fratura óssea.
Níveis elevados de magnésio no sangue foram definidos como mais de 2,3 miligramas por decilitro.
O mesmo estudo investigou a ligação entre magnésio alimentar e fraturas ósseas, e não encontrou associação. Segundo os pesquisadores, isso é consistente com estudos anteriores.
A suplementação de magnésio pode prevenir fraturas
“Os resultados sugerem que maiores concentrações séricas de magnésio pode ser uma estratégia promissora embora não comprovada para a prevenção de riscos de fraturas”, diz o Dr. Kunutsor.
Aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e de água pode não aumentar imediatamente os níveis de magnésio no sangue, os autores explicam, principalmente em pessoas idosas em uso de certos medicamentos ou que têm distúrbios gastrointestinais. Os autores sugerem que em vez disso, tratar estas condições em primeiro lugar e tomar suplementos pode ser uma forma eficaz de aumentar os níveis sanguíneos de magnésio.
O pesquisador principal, Prof. Jari Laukkanen, da Universidade da Finlândia Oriental, explica as descobertas e comentários sobre o potencial papel terapêutico da suplementação de magnésio:
“A evidência sugere que o aumento das concentrações séricas de magnésio pode proteger contra o risco de fraturas, no entanto, ensaios bem planejados de suplementação de magnésio são necessários para investigar essas potenciais implicações terapêuticas”.
Os pesquisadores ressaltam o impacto de suas descobertas sobre a saúde pública sobre a maioria dos idosos e pessoas de meia-idade que estão com baixos níveis de magnésio no sangue. Esta falta de magnésio é difícil de identificar, pois não causa quaisquer sintomas e profissionais da saúde não costumam testar a deficiência de magnésio como exames de rotina.
No entanto, cientistas esperam que iniciativas como essa possam causar um impacto na saúde pública o que se possa incluir o magnésio em exames de sangue rotineiros, particularmente para idosos.
ATENÇÃO QUALQUER MEDICAÇÃO SOMENTE PODE SER UTILIZADO COM ACOMPANHAMENTO MÉDICO – NUNCA FAÇA INGESTÃO DE QUALQUER MEDICAÇÃO SEM PRESCRIÇÃO
Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.
Fonte:
http://www.medicalnewstoday.com/articles/316922.php
Crédito Imagem:
<a href=’http://www.freepik.com/free-photo/foot-joint-pain_923790.htm’>Designed by Freepik</a>