Incontinência Urinária é a eliminação involuntária de urina que pode tornar-se um problema social e de higiene, é um problema de saúde e seu tratamento pode ser feito de diferentes formas. Sua ocorrência pode afetar diversos aspectos da vida de um indivíduo, seja físico, social, psicológico, ocupacional, doméstico e sexual.
Este distúrbio afeta milhares de homens e mulheres de todas as idades. Quase 25% das mulheres podem apresentar incontinência urinária por estresse pelo menos 1 ano após o parto.
Pessoas portadoras de incontinência relatam que este distúrbio as impede de ter uma rotina normal.
A incontinência urinária também afeta de 11 à 64% de homens idosos.
O indivíduo com incontinência urinária tende a modificar sua rotina, buscam o isolamento social, evitam sair de casa, tornam-se arredios e desconfiados com medo de eliminar urina a qualquer momento. Então seguem algumas dicas para controlar a incontinência urinária.
- Faça exercícios para fortalecer o assoalho pélvico
É um conjunto de músculo que suporta a bexiga e o intestino. Se enfraquecer, pode ocorrer vazamento de urina ao tossir, rir ou espirrar, e a necessidade de ir ao banheiro com frequência, ou urgência em ir ao banheiro.
Os exercícios no soalho pélvico podem ser praticados em qualquer lugar – em casa, enquanto caminhamos e até no trabalho.
Os exercícios do assoalho pélvico, também são conhecidos como exercícios de Kegel, e visam fortalecer os músculos para suportar a força abdominal e melhorar o controle da bexiga e prevenir o vazamento de urina.
- Treine a bexiga
As diretrizes de prática clínica do American College of Physicians para o manejo não cirúrgico da incontinência urinária sugerem treinamento da bexiga para mulheres com incontinência urinária e exercícios musculares do assoalho pélvico com treinamento da bexiga para a incontinência urinária mista.
As técnicas de distração e atraso, como sentar as pernas cruzadas, apertar os punhos, ou simplesmente pensar em outra coisa pode retardar a ida ao banheiro.
O treinamento da bexiga é uma terapia comportamental que visa aumentar o tempo para voltar a urinar.
Manter um diário de informações ligadas à essa condição antes de começar a treinar pode ajudar a controlar o progresso desse treinamento. Neste diário podemos registrar quantas vezes urinamos e se conseguimos ou não esvaziar completamente a bexiga, a duração entre as idas ao banheiro e qualquer outra informação relevante.
Programe as idas ao banheiro. O objetivo do treinamento da bexiga é diminuir as idas ao banheiro tentar segurar e ir em torno de seis a oito vezes ao dia.
Tente atrasar a micção. Se sentir o desejo de ir ao banheiro, tente atrasar sua ida ao banheiro em cerca de 5 minutos. Lentamente, continue a atrasar a ida até que possa chegar a cerca de 3-4 horas as visitas ao banheiro.
- Manter um IMC saudável
O excesso de peso ou obesidade está associado a um maior risco de desenvolver incontinência urinária.
Tente incluir mais frutas e vegetais em sua dieta para ajudá-lo a manter um IMC saudável.
Além disso, as mulheres que buscaram perder pelo menos 5% do IMC tiveram menor chance de experimentar novas ou persistentes incontinência urinária de estresse em 3 anos do que mulheres que não perderam peso.
O objetivo de reduzir seu IMC se você estiver com excesso de peso ou obesidade pode ajudá-lo a controlar sua incontinência urinária.
- Evitar álcool e cafeína
Álcool e bebidas como cafeína aumentam a produção de urina. Portanto, é aconselhável limitar o consumo destes se tiver incontinência urinária.
- Pratique yoga
Apesar de ser uma prática antiga o ioga pode ser uma forma de reduzir os sintomas de incontinência urinária, de acordo com a Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF).
Praticar ioga pode ajudar a reduzir alguns dos sintomas da incontinência urinária pois poderia ajudar as pessoas com incontinência a obter controle sobre a micção e evitar vazamentos acidentais.
Os indivíduos que participaram de um programa de ioga que foi projetado para melhorar a saúde pélvica tiveram uma redução de 70% do escape de urina.
A prática regular de ioga também pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico que suportam a bexiga e protegem contra a incontinência.
Entretanto se você é portador de incontinência urinária, entre em contato com seu médico e discuta quaisquer mudanças de estilo de vida e opções de tratamento que possam estar disponíveis.
Fonte:
https://www.medicalnewstoday.com/articles/321094.php
Créditos imagem:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background image created by Dragana_Gordic – Freepik.com</a>