Search
Close this search box.

Insuficiência Cardíaca Congestiva – Causas, sintomas e tratamento

A insuficiência cardíaca é um distúrbio no qual o coração não bombeia sangue pelo corpo com eficiência. Porém o corpo depende da ação de bombeamento do coração para fornecer sangue rico em nutrientes e oxigênio para as células. 

A insuficiência cardíaca é um distúrbio no qual o coração não bombeia sangue pelo corpo com eficiência. Porém o corpo depende da ação de bombeamento do coração para fornecer sangue rico em nutrientes e oxigênio para as células.

Quando as células não recebem nutrição adequada, o corpo não pode funcionar corretamente.

Se o coração enfraquecer e não conseguir suprir as células com sangue suficiente, apresenta cansaço e falta de ar.  As atividades cotidianas que costumavam ser fáceis podem se tornar desafiadoras.

A insuficiência cardíaca é uma condição séria, e geralmente não há cura. No entanto, com o tratamento certo, os portadores são capazes de levar uma vida agradável e produtiva.

A insuficiência cardíaca pode ser sistólica ou diastólica, ou seja, se afeta a capacidade do coração de contrair ou relaxar, respectivamente.

Causas

Qualquer condição que danifique o músculo cardíaco pode causar insuficiência cardíaca sistólica. Essas condições incluem:

  • Doença arterial coronariana: as artérias coronárias fornecem sangue ao músculo cardíaco. Se ficarem bloqueadas ou estreitadas, o fluxo sanguíneo diminui e o coração não recebe o suprimento sanguíneo necessário.
  • Ataque cardíaco: um bloqueio repentino das artérias coronárias causa cicatrizes nos tecidos do coração e diminui a eficácia de bombeamento.
  • Cardiomiopatia não isquêmica: Esta doença é causada pela fraqueza do músculo cardíaco, devido a outras causas além de bloqueios nas artérias coronárias. As possíveis causas incluem condições genéticas, efeitos colaterais de medicamentos e infecções.
  • Condições que sobrecarregam o coração: exemplos incluem doenças valvares, hipertensão (pressão alta), diabetes, doenças renais e anormalidades cardíacas presentes no nascimento.

Fatores de risco para insuficiência cardíaca congestiva:

  • Diabetes, especialmente diabetes tipo 2
  • Obesidade
  • Fumar
  • Anemia
  • Problemas de tireoide, incluindo hipertireoidismo e hipotireoidismo
  • Lúpus
  • Miocardite ou inflamação do músculo cardíaco, que geralmente ocorre devido a um vírus e pode levar à insuficiência cardíaca do lado esquerdo
  • Arritmias cardíacas – um batimento cardíaco acelerado pode enfraquecer o coração e um batimento cardíaco lento pode reduzir o fluxo sanguíneo, causando insuficiência cardíaca
  • Fibrilação atrial, batimento cardíaco irregular e frequentemente rápido
  • Hemocromatose, uma condição na qual o ferro se acumula nos tecidos
  • Amiloidose, onde um ou mais sistemas orgânicos acumulam depósitos de proteínas anormais

Sinais e Sintomas

Pulmões congestionados: O líquido se acumula nos pulmões e causa falta de ar, mesmo quando em descanso ou deitada. Também pode causar uma tosse seca e cortante.

Retenção de líquidos: Menos sangue chega aos rins, o que pode resultar em retenção de água . A retenção de água pode causar inchaço nos tornozelos, pernas e abdômen. Também pode causar ganho de peso.

Fadiga e tontura: uma redução na quantidade de sangue que chega aos órgãos do corpo pode causar sentimentos de fraqueza. Uma queda no fluxo sanguíneo para o cérebro também pode causar tonturas e confusão.

Batimentos cardíacos irregulares e rápidos: O coração pode bombear mais rapidamente para tentar neutralizar o volume mais baixo de sangue que bombeia a cada contração. Também pode ativar os receptores de estresse no corpo para aumentar a liberação de hormônios do estresse.

Diagnóstico

  • Exames de sangue e urina para verificar o hemograma da pessoa, bem como a função hepática, tireoidiana e renal, além de marcadores químicos sanguíneos específicos de insuficiência cardíaca.
  • Radiografia de tórax pode ser observado um aumento do coração.  Também mostrará se há líquido nos pulmões.
  • Eletrocardiograma (eletrocardiograma) para registrar a atividade elétrica e os ritmos do coração. O teste também pode revelar qualquer dano ao coração causado por um ataque cardíaco.
  • Ecocardiograma, é uma ultrassonografia que verifica a ação do coração no bombeamento. Este exame mede a porcentagem de sangue que sai do ventrículo esquerdo (a principal câmara de bombeamento) a cada batimento cardíaco. Essa medida é chamada fração de ejeção.

Prevenção e gestão

Certas mudanças no estilo de vida podem reduzir o risco de insuficiência cardíaca ou, pelo menos, retardar sua progressão. Esses incluem:

  • Deixar de fumar, se aplicável
  • Ingerir uma dieta saudável que inclua muitas frutas, vegetais, gorduras de boa qualidade, carboidratos não refinados e grãos integrais
  • Exercitar-se regularmente e permanecer fisicamente ativo
  • Manter um peso corporal moderado
  • Dormir o suficiente
  • Reduzir o estresse sempre que possível, pois o estresse mental pode sobrecarregar o coração ao longo do tempo

Tratamento

O dano que a insuficiência cardíaca pode causar à ação de bombeamento do coração nem sempre é reversível. No entanto, os tratamentos atuais podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos portadores desta condição, mantendo-a sob controle e ajudando a aliviar muitos dos sintomas.

O tratamento também se concentra no tratamento de quaisquer condições que possam estar causando a insuficiência cardíaca, o que, por sua vez, diminui a carga sobre o coração

Alguns tratamentos comuns para insuficiência cardíaca incluem:

Medicamentos

Estão disponíveis muitos medicamentos diferentes para tratar os sintomas de insuficiência cardíaca congestiva. Eles incluem:

  • Inibidores da ECA:Os medicamentos inibidores da enzima de conversão da angiotensina reduzem a carga de trabalho do coração, ajudando as artérias a relaxar e diminuindo a pressão sanguínea. Os inibidores da ECA aumentam o desempenho do coração e podem melhorar a qualidade de vida do portador.
  • BRA:Os bloqueadores dos receptores da angiotensina reduzem os sintomas de insuficiência cardíaca e impedem o aumento da pressão arterial. Eles incluem candesartan, losartan e valsartan.
  • ARNIs: Inibidores do receptor de angiotensina-neprilisina reduzem a tensão no coração para ajudar a tratar a insuficiência cardíaca.
  • Diuréticos: Os diuréticos ajudam a aliviar o inchaço do tornozelo e a retenção de líquidos. Esses medicamentos também aliviam a falta de ar resultante da insuficiência cardíaca. Os diuréticos removem a água e o sal dos rins na urina. Os três principais tipos de diuréticos são diuréticos de alça, diuréticos tiazídicos e diuréticos poupadores de potássio.
  • Anticoagulantes: drogas anticoagulantes diluem o sangue, dificultando a coagulação do sangue e ajudando a prevenir um derrame. O anticoagulante mais comum é a varfarina.
  • Digoxina: este medicamento diminui a batida do coração em caso de ritmo cardíaco rápido e irregular e melhora a força com a qual o coração se contrai.
  • Betabloqueadores. Tem uma excelente resposta ao portadores de ICC..

Cirurgia

Nem todo mundo com insuficiência cardíaca responde ao tratamento medicamentoso. Nestes casos, existem algumas opções cirúrgicas:

Cirurgia de revascularização do miocárdio:  quando a doença arterial coronariana é a causa de insuficiência cardíaca congestiva.

Cirurgia de válvula cardíaca: Este procedimento repara uma válvula defeituosa que faz o coração bombear ineficientemente.

Dispositivo de assistência ventricular esquerda implantável (DAVE): para pacientes hospitalizados que não responderam a outros tratamentos, uma DAVE pode ajudar o coração a bombear sangue. Indicada para pacientes que estão esperando por um transplante.

Transplante de coração: se nenhum outro tratamento ou cirurgia ajudar, um transplante é a opção final.

Fonte:

BOCCHI, Edimar Alcides et al. III Diretriz brasileira de insuficiência cardíaca crônica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 93, n. 1, p. 3-70, 2009.

BOCCHI, Edimar Alcides et al. Atualização da diretriz brasileira de insuficiência cardíaca crônica-2012. Arquivos brasileiros de Cardiologia, v. 98, n. 1, p. 1-33, 2012.

ROHDE, Luis Eduardo Paim et al. Diretriz brasileira de insuficiência cardíaca crônica e aguda. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 111, n. 3, p. 436-539, 2018.

REIS, Ana Paula Moreira et al. Prevalência de internações hospitalares por insuficiência cardíaca no Brasil: um problema de saúde pública. RESU, v. 4, n. 2, p. 24-30, 2016.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People photo created by freepik – www.freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *