Doença cardíaca descreve uma série de distúrbios que afetam o coração. As doenças cardíacas mais comuns são:
- Doença dos vasos sanguíneos, como doença coronariana.
- Problemas de ritmo cardíaco (arritmias)
- Distúrbios cardíacos congênitos
- Insuficiência cardíaca congestiva
- Hipertensão
- Hipercolesterolemia (colesterol alto)
- Doença valvar cardíaca
- Doença do músculo cardíaco
- Infecção cardíaca
Vários medicamentos são indicados para o tratamento de distúrbios cardiovasculares. As principais opções incluem:
- Anticoagulantes: esses medicamentos podem prevenir a formação de coágulos, agem interrompendo o processo de formação de coágulos sanguíneos e algumas pessoas acreditam que ele afina o sangue o que não é verdade. Os mais comuns são a Varfarina, Heparina e a Rivaroxabana.
- Terapias antiplaquetárias: incluem a Aspirina que também pode prevenir coágulos.
- Inibidores da enzima de conversão da angiotensina: podem ajudar a tratar a insuficiência cardíaca e a hipertensão combinada com diuréticos (mais comumente devido sua ação hipotensora), causando a expansão dos vasos sanguíneos. Os mais usados são o Benazepril (Lotensin) captopril (Capoten), enalopril (Vasotec), fosinopril (Monopril), lisinopril (Prinivil, Zestril) e quinapril (Accupril).
- Bloqueadores dos receptores da angiotensina II: podem controlar a pressão arterial. Valsartan (Diovan), Losartana (nome comercial: Cozaar), candesartana (Atacand), eprosartana (Teveten), ibersatana (Avapro), telmisartan (Micardis).
- Inibidores da neprilisina do receptor da angiotensina: essas drogas podem ajudar a dilatar artérias estreitadas para tratar a insuficiência cardíaca. Tem uma boa resposta no tratamento de portadores de ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva). O mais usado é o Sacubitril Valsartan (Entresto®).
- Betabloqueadores: Os mais conhecidos são: Atenolol, metoprolol, esmolol (seletivos), propranolol, timolol e sotalol (não seletivos), os medicamentos desta classe podem reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial. Também são indicados no tratamento de arritmias e angina.
- Bloqueadores dos canais de cálcio: indicados para reduzir a pressão arterial e prevenir arritmias, reduzindo a força de bombeamento do coração e relaxando os vasos sanguíneos. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Anlodipino (Amlodipina), Nicardipina, Felodipina, Verapamil e Diltiazem.
- Medicamentos para diminuir o colesterol: estatinas são comumente utilizadas como atorvastatina (Liptor), Pravastatina, sinvastatina, fluvastatina, atorvastatina, rosuvastatina. Estas drogas podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade no corpo.
- Digitalicos: Drogas como o Lanatosídeo C (Cedilanide) e a digoxina (Lanoxin) podem aumentar a força da ação de bombeamento do coração. Eles também podem ajudar a tratar a insuficiência cardíaca e arritmias.
- Diuréticos: Esses medicamentos podem reduzir a carga de trabalho do coração, diminuir a pressão arterial e remover o excesso de água do corpo. Indicados para tratar hipertensão e insuficiência renal e cardíaca, pois ajudam na eliminação de sódio. São medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, interferindo no processo de filtração e reabsorção de água e sais e aumentando a quantidade de urina produzida pelo organismo. Os mais utilizados são furosemida (Lasix) e a Hidroclorotiazida ou Espironolactona.
- Vasodilatadores: drogas utilizadas para baixar a Pressão Arterial agem relaxando os vasos sanguíneos, como nipride (nitroprusssiato de sódio) e a nitroglicerina (Tridil), podem ajudar a aliviar a dor no peito em casos de angina e infarto.