Câncer é um distúrbio caracterizado por crescimento de certas células de forma descontrolada. Existem mais de 100 diferentes tipos de câncer, que se classificam pelo tipo de célula inicialmente afetada.

O câncer tem início quando as células cancerígenas começam a se dividir incontrolavelmente para formar grumos ou massas de tecido chamado tumores (exceto no caso de leucemia onde o câncer prejudica a função sanguínea normal causando divisão celular anormal de células do sangue). Os tumores podem crescer e interferir nos sistemas digestivo, nervoso e circulatório, e eles podem liberar hormônios que alteram a função do corpo. Os tumores encapsulados, que demonstram crescimento limitado geralmente são considerados benignos.

No entanto os tumores malignos, potencialmente perigosos formam-se com a junção de dois fatores:

  • Quando a célula cancerosa consegue mover-se por todo o corpo usando o sangue ou sistema linfático, destruindo tecido saudável em um processo chamado invasão ou metástase.
  • Essa célula consegue dividir e crescer, formando novos vasos sanguíneos ao seu redor roubando os nutrientes das células sadias, causando um processo chamado angiogênese.

Quando um tumor se espalha para outras partes do corpo e cresce, invade e destrói tecidos saudáveis – metástase.

O câncer é a segunda causa mais comum de morte em alguns países desenvolvidos.

  • Mais de 575 mil pessoas morrem de câncer, e mais de 1,5 milhão de pessoas são diagnosticadas com câncer por ano nos EUA.
  • O câncer é considerado uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo.
  • Os custos financeiros do câncer nos EUA por ano são estimados em US $ 263,8 bilhões em custos médicos e perda de produtividade.
  • Os afro-americanos são mais propensos a morrer de câncer do que pessoas de qualquer outra raça ou etnia.
  • Acredita-se que o risco de câncer pode ser reduzido evitando tabaco, limitando a ingestão de álcool, limitando a exposição ao raio UV do sol e camas de bronzeamento e mantendo uma dieta saudável, praticando atividade física e realizando exames preventivos.
  • O rastreio pode identificar precocemente câncer de colo do útero, câncer colorretal e câncer de mama em estágio inicial, passíveis de tratamento.
  • Vacinas como a HPV que protegem contra o papiloma vírus ajudam a prevenir alguns tipos de câncer cervical, vaginal, vulvar e oral. Uma vacina para hepatite B pode reduzir o risco de câncer de fígado.
  • De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de novos casos de câncer deverá aumentar em cerca de 70% nos próximos 20 anos.
  • Os locais mais comuns de câncer entre os homens são pulmão, próstata, cólon, reto, estômago e fígado.
  • Os locais mais comuns de câncer entre as mulheres são mama, cólon, reto, pulmão, colo do útero e estômago.
  • Causas de câncer
  • O câncer é, em última análise, o resultado de células que crescem incontrolavelmente e não morrem. As células normais no corpo seguem um caminho coordenado de crescimento, divisão e morte. A morte celular programada é chamada de apoptose, e quando esse processo falha, o câncer começa a se formar. Ao contrário das células normais, as células cancerígenas não experimentam morte programática e continuam a crescer e dividir. Isso leva a uma massa de células anormais que crescem fora de controle.
  • CAUSAS MAIS COMUNS DE CÂNCER
  • Genes – o tipo de DNA
  • As células podem experimentar crescimento descontrolado se houver mutações no DNA e, portanto, alterações nos genes envolvidos na divisão celular. Quatro tipos principais de genes são responsáveis pelo processo de divisão celular: os onco gênes controlam às células e orientam quando devem se dividir, os genes supressores de tumor dizem às células quando não se dividam, os genes suicidas controlam a apoptose e orientam a morte celular se algo der certo e no reparo do DNA Os genes instruem as células para reparar DNA danificado.
  • O câncer ocorre quando as mutações genéticas de uma célula tornam a célula incapaz de corrigir o dano do DNA e incapaz de cometer suicídio. Do mesmo modo, o câncer é resultado de mutações que inibem a função do gene onco gene e supressor de tumor, levando ao crescimento celular incontrolável.
  • Agentes cancerígenos
  • Os agentes cancerígenos são uma classe de substâncias que são diretamente responsáveis por danos ao DNA, e aumentam o risco do câncer se desenvolver. Tabaco, amianto, arsênico, radiação como raios gama e Raio-X, exposição excessiva ao sol e aos  compostos de gases de escape de automóveis, são exemplos de agentes cancerígenos. Quando nossos corpos estão expostos a agentes cancerígenos, formam-se radicais livres que tentam roubar elétrons de outras moléculas no corpo. Esses radicais livres danificam células e afetam sua capacidade de funcionar normalmente.
  • Herança genética
  • O câncer pode ser o resultado de uma predisposição genética é herdada de membros da família. É possível nascer com certas mutações genéticas, ou uma falha em um gene que torna estatisticamente mais propensos a desenvolver câncer em idades mais avançadas.
  • Outras causas
  • À medida que envelhecemos, há um aumento no número de possíveis mutações causadoras de câncer em nosso DNA. Isso torna a idade um importante fator de risco para o câncer. Vários vírus também foram associados ao câncer, tais como: papilomavírus humano (uma causa de câncer cervical), hepatite B e C (causas de câncer de fígado) e vírus de Epstein-Barr (uma causa de câncer de infância). O vírus da imunodeficiência humana (HIV) – e qualquer outra coisa que suprima ou enfraqueça o sistema imunológico – qualquer fator que possa inibir a capacidade do organismo de combater infecções e aumentar a chance de desenvolver câncer.

Fonte:

www.medicalnewstoday.com/info/cancer-oncology

KERR, John FR; WINTERFORD, Clay M .; HARMON, Brian V. Apoptose. Seu significado no câncer e terapia do câncer. Câncer , v. 73, n. 8, p. 2013-2026, 1994.

GUERRA, Maximiliano Ribeiro et al. Risco de câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Rev bras cancerol , v. 51, n. 3, p. 227-34, 2005.

Créditos imagem:

<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/business”>Business image created by Creativeart – Freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *