O chá verde é feito a partir das folhas secas da mesma planta que o chá tradicional. No entanto, as folhas de chá tradicionais são fermentadas, e as folhas de chá verde são vaporizadas, mas não fermentadas.
O chá verde pode ser produzido e ingerido em forma de chás comprimidos ou cápsulas.
Acredita-se que tenha efeitos de proteção as células, evite mutações e proteja do câncer.
O chá verde contém cafeína, mas muitos extratos foram descafeinados.
Apresenta altos teores de flavonóides e catequinas.
Utilizações
O chá verde é dito ter múltiplos benefícios para a saúde, mas nenhum deles é apoiado por fortes evidências científicas.
As pessoas tomam chá verde por muitas razões, acreditasse que ele pode acelerar o metabolismo e favorecendo a queima de gorduras, proteja contra inúmeras doenças que incluem prevenção de câncer, doença arterial coronariana e cárie dentária.
Outros motivos são a proteção da pele do sol, redução dos níveis de gordura (lipídios) no sangue, alívio da dor da osteoartrite e sintomas da menopausa,, memória e longevidade. No entanto nem todos esse benefícios são comprovados cientificamente.
Possíveis efeitos colaterais e interações com drogas
Os efeitos colaterais são os mesmos da cafeína no organismo humano.
Eles incluem insônia, ansiedade, micção frequente, náuseas, diarreia, irritabilidade, mal humor, frequência cardíaca rápida (taquicardia) e tremor leve.
As mulheres grávidas devem evitar a cafeína excessiva. A cafeína em altas doses pode levar à hipertensão, delirium, convulsões e ritmos cardíacos irregulares.