O colágeno é uma importante proteína, que o corpo necessita para manter a pele firme e jovem.
A medida que envelhecemos o organismo diminui a produção de colágeno e consequentemente a pele, começa e perder a sustentação. Rugas, flacidez, perda da elasticidade e articulações rígidas são todos sinais de que o corpo está produzindo menos colágeno.
Encontramos colágeno em vários tipos de tecido do corpo como nos músculos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e sistema digestório. No entanto, quando se pensa em colágeno, associamos apenas aos benefícios para a pele.
Quando os níveis de colágeno estão normais, a pele se apresenta macia, suave e firme. O colágeno ajuda as células da pele a renovar-se e a reparar-se. Colágeno, também, ajuda a manter a pele úmida. É por isso que o colágeno é considerado um ingrediente importante, para o cuidado da pele ao longo dos anos.
Formas de aumentar o Colágeno corporal
Existem muitas maneiras de aumentar os níveis de colágeno, como adicionar um alimento à dieta, tomar um suplemento proteico, ou adicionar uma nova prática à rotina diária.
Substâncias que podem ajudar na produção de colágeno
1- Ácido hialurônico
É um importante composto que auxilia na formação de colágeno na pele. É encontrado em alimentos ricos em aminoácidos, como feijão, vegetais de raiz, e soja. Adicionar ácido hialurônico à dieta através de alimentos pode facilmente ajudar a aumentar os níveis de colágeno. Ácido hialurônico também está disponível como um suplemento.
2- Vitamina C
É uma das vitaminas mais conhecidas. O corpo humano não produz vitamina C, dessa forma é fundamental seu consumo através da dieta.
Uma pesquisa realizada pelo Indian Dermatology Online Journal sugere que a vitamina C desempenha um papel importante na proteção da pele e promovendo a produção de mais colágeno no corpo.
Muitas empresas cosméticas utilizam vitamina C em seus cremes para a pele, devido ao seu poder antioxidante bem como estimulante na produção de colágeno.
A vitamina C pode ser utilizada como um suplemento ou em uso tópico (cremes que contenham vitamina C), e é encontrado em muitos alimentos cítricos, vegetais de folhas verdes, mamão, morangos e brócolis ricos em vitamina C.
3- Gel de Aloe Vera
As pessoas costumam usar gel de Aloe Vera para tratar a pele após queimaduras de sol , ou para aliviar uma erupção cutânea devido a alergias.
Entretanto, uma nova pesquisa publicada na revista clínica, estética, e Investigational Dermatologia sugere que aloe vera pode trazer mais benefícios para a pele.
Pesquisadores utilizaram extrato de aloe chamado Aloe esteróis por via oral para uma amostra composta por indivíduos sem lesão na pele, e os resultados mostraram que a produção de ácido hialurônico e colágeno quase dobrou nos participantes.
Houve também uma redução significativa nas rugas faciais. Parece que aloe estimula o crescimento de células produtoras de colágeno.
O Aloe Vera pode ser utilizado como um creme tópico ou ingerido como suplemento oral.
4- Ginseng
Tem sido usado por séculos na medicina tradicional. Um estudo publicado no Journal of Ginseng Research em 2012 descobriu que o Ginseng provoca aumento da quantidade de colágeno na corrente sanguínea.
Ginseng tem propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. Os pesquisadores observaram, que o Ginseng tem potencial proteger a pele dos efeitos do processo de envelhecimento.. Ginseng encontrado na forma de chá, tinturas e suplementos.
5- Substâncias antioxidantes
São substâncias que ajudam a proteger o corpo de radicais livres.
Os radicais livres são moléculas que podem danificar o corpo as substâncias antioxidantes protegem a degradação do colágeno pelo sol.
Existem muitos tipos diferentes de antioxidantes que podem proteger e rejuvenescer a pele de várias maneiras. Os antioxidantes podem ser encontrados abundantemente na natureza e nos alimentos.
Os alimentos e bebidas que contêm antioxidantes incluem:
– Amoras
– Chá verde
– Erva mate
– Extrato de alcaçuz
– Extrato de amora
– Extrato de romã
– Extrato de café
– Canela
– Manjericão, orégano, tomilho e óleos essenciais.
6- Retinol
Antioxidante comumente utilizado para aumentar os níveis de colágeno na pele prolonga a vida útil do colágeno, e bloqueia certas enzimas que destroem o colágeno, tornando-se um complemento perfeito para muitos kits de cuidados da pele.
7- Terapias de Luz Vermelha
De acordo com uma pesquisa publicada ena revista americana Seminários em Medicina Cutânea e Cirurgia , a terapia de luz vermelha é uma maneira rápida e segura para aumentar o colágeno na pele.
A terapia de luz vermelha, ou terapia de luz laser de baixo nível (LLLT), tem sido utilizada para aumentar o crescimento de colágeno e melhorar rugas e elasticidade da pele.
É um método não-invasivo para aumentar o colágeno e que não tem efeitos colaterais.
8- Proteger a pele de agressões externas
As células da pele se renovam constantemente. No entanto, existem alguns fatores, como o ambiente, que podem prejudicar este processo como, poluição, exposição ao sol e até partículas de poeira que podem danificar a pele.
As células danificadas têm de ser substituídas, o que reduz os níveis de colágeno. Uma solução fácil para isso é simplesmente manter a pele limpa. Lavagem e esfoliação diária pode ajudar a proteger o colágeno da pele.
Em dias ensolarados, as pessoas deve-se protetor solar e proteger o rosto com chapéu. Em dias muito ensolarados , óculos de sol pode proteger o colágeno em torno dos olhos.
O cuidado com a pele, deve ser uma rotina desde sempre, sempre que houver dúvidas em relação a qualquer produto a ser utilizado em sua pele, procure um dermatologista, profissional indicado quando o assunto é pele.
Espero que tenham gostado deste post e até a próxima.
Fonte:
DOS SANTOS OLIVEIRA, Simone Helena; SOARES, Maria Julia Guimarães Oliveira; DE SOUSA ROCHA, Pascalle. Uso de cobertura com colágeno e aloe vera no tratamento de ferida isquêmica: estudo de caso. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 2, p. 346-351, 2010.
FARIA, Jose Carlos Marques de et al. Envelhecimento da pele e colágeno. Rev. Hosp. Clin. Fac. Med. Univ. Säo Paulo, v. 50, n. supl, p. 39-43, 1995.
GIRARDI, Raquel Cecília Goy. Comportamento de matrizes de colágeno utilizadas no tratamento de feridas planas induzidas em pele de rato. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Créditos imagem:
<a href=”http://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People image created by Pressfoto – Freepik.com</a>