Portadores de diabetes tendem a sentir coceira na pele com mais frequência do que indivíduos sem a condição. A coceira persistente pode ser desconfortável e levar a arranhões excessivos, levando a infecção, desconforto e dor.
O prurido é geralmente um sintoma da polineuropatia diabética, que é uma condição que se desenvolve quando a doença causa danos as terminações nervosas da pele. , Pode ter muitas causas, como pele seca, fluxo sanguíneo deficiente ou infecção por fungos. Quando a coceira é causada pelo fluxo sanguíneo insuficiente, provavelmente a coceira irá na parte inferior das pernas e nos pés.
Portadores de diabetes não devem ignorar a coceira na pele. É mais provável que a pele seca, irritada ou com coceira possa se infectar, e indivíduos com diabetes podem não ser capazes de combater infecções com tanto sucesso quanto aquelas que não têm a doença.
Seguem então algumas dicas para manter a pele saudável e obter alívio da coceira (prurido) da diabetes:
- Gerenciar cuidadosamente o diabetes e impedindo que os níveis de açúcar no sangue se tornem muito altos.
- Manter as unhas aparadas e limpas.
- Evitar tomar banhos muito quentes. A água quente pode remover a umidade da pele.
- Aplicar loção para a pele enquanto a pele ainda estiver úmida após um banho ou chuveiro. No entanto, não se deve aplicar loção entre os dedos, pois isso pode trabalhar com a umidade para atrair fungos nocivos.
- Evitar hidratantes que contenham perfumes ou corantes agressivos, opte por cremes “suaves” ou “hipoalergênicos”. Alguns fabricantes criam loções especificamente para pessoas com diabetes.
- Proteja a pele do sol.
- Opte por usar roupas intimas de cor branca de algodão.
Fazer mudanças no estilo de vida também pode ajudar a reduzir os sintomas de coceira na pele. Estes incluem consumir uma dieta saudável.