Search
Close this search box.

Depakene – Ácido Valpróico – Indicação

O ácido valpróico e seu derivado, o divalproato de sódio (Depakote), são medicamento indicados para o tratamento de epilepsias, convulsões, enxaquecas e transtorno bipolar. 

O ácido valpróico e seu derivado, o divalproato de sódio (Depakote), são medicamento indicados para o tratamento de epilepsias, convulsões, enxaquecas e transtorno bipolar. O ingrediente ativo em ambos os produtos é o ácido valpróico. O divalproex é convertido em ácido valpróico no estômago. Os cientistas não conhecem o mecanismo de ação do ácido valpróico. A teoria mais popular é que o ácido valpróico exerce seus efeitos aumentando a concentração de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. GABA é um neurotransmissor, uma substância química que os neurônios usam para se comunicarem uns com os outros.

O ácido valpróico ou Depakene tem como efeitos colaterais:
  • sonolência,
  • tontura
  • náuseas
  • tremores
  • vômitos
  • náuseas
  • indigestão
  • diarreia e perda de peso.

Os efeitos colaterais mais graves causados pelo ácido valpróico são lesão hepática, pancreatite e sangramento anormal. A lesão hepática é mais comum nos primeiros 6 meses de tratamento, sendo mais comum em crianças, especialmente com menos de dois anos de idade. Pessoas que utilizam mais de um tipo de anticonvulsivante parecem estar em maior risco. Os sintomas de lesão hepática incluem icterícia, mal-estar, fraqueza, edema de face, perda de apetite e vômitos. A pancreatite relacionada ao ácido valpróico pode ocorrer no início do tratamento ou após vários anos de uso. Os sintomas de pancreatite são perda de peso inexplicável , náuseas,  vômitos e dor abdominal intensa . O ácido valpróico inibe a formação de coágulos sanguíneos,  ao interferir nos efeitos promotores de coágulos das plaquetas. Isso pode causar sangramento anormal.

Os medicamentos antiepilépticos têm sido associados a um risco aumentado de pensamento e comportamento suicida.

Pacientes idosos

Devido a um decréscimo na depuração do valproato não ligado e possivelmente a uma maior sensibilidade à sonolência nos idosos, a dose inicial deverá ser reduzida nesses pacientes.

A dose deverá ser aumentada mais lentamente e com regular monitorização da ingestão de alimentos e líquidos, desidratação, sonolência e outros eventos adversos.

Reduções de dose ou descontinuação do valproato devem ser consideradas em pacientes com menor consumo de alimentos ou líquidos e em pacientes com sonolência excessiva. A melhor dose terapêutica deverá ser alcançada com base na resposta clínica e na tolerabilidade.

O Depakene é uma droga controlada, sua obtenção se dá com prescrição médica e retenção da receita. Seu uso pode causar dependência.

Fonte:

https://medlineplus.gov/druginfo/meds/a682412.html.

https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/valproic-acid-oral-route/description/drg-20072931.

https://www.nhs.uk/medicines/valproic-acid/.

Créditos de imagem:

<a href=’https://www.freepik.com/vectors/design’>Design vector created by studiogstock – www.freepik.com</a>

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *