Olá pessoal!!! Vamos conhecer um pouco deste país tão acolhedor, com um povo que gosta muito de brasileiros: Portugal.
Um ótimo local para quem quer conhecer o velho continente, onde você poderá apreciar uma boa culinária, que incluem peixes, frutos do mar e doces maravilhosos.
Vamos mostrar os melhores locais deste país pequeno, mas muito rico em sua cultura e diversidade.
O roteiro de início da viagem inclui um tour a região central de Lisboa, onde iremos lhes mostrar os pontos turísticos mais visitados que incluem o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e as ruas do centro onde você poderá degustar o famoso pastel de Belém e, comprar lembranças a preços baixos para presentear seus amigos e familiares.
Então, vamos conhecer!!!
Torre de Belém
A Torre de Belém faz parte do Patrimônio Cultural da Unesco.
Foi construída em homenagem ao Santo patrono de Lisboa, São Vicente.
Sua construção data entre 1514 e 1520, e fica na margem norte do rio Tejo, sendo considerada uma joia de arquitetura do reinado de D. Manuel
A torre de Belém é um monumento de estilo Manuelino, onde o destaque é o nacionalismo presente em sua construção, pois a torre é rodeada por decorações com o Brasão de Armas de Portugal, e nas janelas de baluarte podemos ver inscritas cruzes da Ordem de Cristo.
Quando observamos este monumento, pela sua arquitetura, pode-se notar a riqueza com que se vivia em Portugal na época em que a Torre foi construída, o início da Idade Moderna, quando Portugal era uma potência mundial.
Uma sugestão para conhecer a torre de Belém e outras atrações em Lisboa é adquirir um bilhete de ônibus turísticos, eles fazem um tour por vários pontos turísticos da cidade e com a opção de que você pode fazer quantas paradas quiser e conhecer vários pontos turísticos interessantes.
Castelo de São Jorge
A visita ao Castelo de São Jorge é obrigatória se você visita Lisboa, apesar de ficar no alto de uma colina, construído de forma estratégica com uma vista perfeita para o Tejo e Lisboa.
O Castelo de S. Jorge, situado na antiga cidadela medieval, era habitado por mouros que o fortificaram para sua defesa.
Quando D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, toma o castelo em 1147, depois de cerca-lo durante 3 meses, expulsa os muçulmanos e abre as portas do castelo aos cristãos. Assim, o Rei e a corte mudam-se para o Castelo de São Jorge, transformando-o, mais tarde, em Paço Real.
Ao passear pelo castelo, pode-se imaginar um tempo antigo, enquanto nos perdemos numa das melhores vistas sobre cidade e o Tejo.
Observar o horizonte através dos seus miradouros é uma experiência única e apaixonante.
Entre as onze torres do castelo, os jardins e a inspiradora paisagem, é fácil compreender os motivos que levam este emblemático castelo a ser um dos monumentos mais visitados de Portugal.
O castelo conta com aproximadamente 6.000 metros quadrados, onde se encontram pátios, guaritas, fossos, torres, e a fabulosa vista para a cidade, onde estão os canhões de ferro.
Além do miradouro, da Câmera Obscura e da exposição permanente, também vale a pena conhecer o Café do Castelo, e o restaurante Casa do Leão (aberto todos os dias, 12:30 – 23:00), no espaço onde antigamente se prendiam os leões trazidos de África.
Uma dica para você: como o castelo fica no alto de uma colina e, caso esteja um pouco fora de forma, sugiro que suba até o castelo de tuk tuk, que é um meio de transporte comum na Europa, um pequeno carrinho de três rodas, que o levará até o castelo em poucos minutos, ou de bonde, que é outra opção mais barata e nos remete para outros tempos.
De qualquer forma, o passeio ao centro já vale a pena mesmo que você apenas decida sentar em uma mesa dos inúmeros restaurantes da região e tomar um café com um pastel de Belém.
Quer conhecer um pouquinho mais de Lisboa??? Veja o video abaixo.
Veja, também, as outras matérias da série “Envelheci e Agora” na estrada – Conhecendo Portugal:
– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Visita a Cascais
– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Óbidos
– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Visita ao Santuário de Fátima
– “ENVELHECI E AGORA” NA ESTRADA – Conhecendo Portugal: Vila Nova de Gaia