As estrias são linhas superficiais que aparecem na pele. Em alguns casos aparecem como linhas vermelhas, enquanto em outros podem parecer brancas. A cor das estrias pode indicar, se elas ocorreram recentemente ou são mais antigas.

No início, as estrias aparecerão na pele como lesões vermelhas ou roxas, conhecidas como estrias rubras.

Com o tempo, essas marcas vermelhas geralmente desaparecem assumindo uma cor branca ou prata (estrias albas). Eventualmente, algumas estrias podem desaparecer completamente, mas nem todas as marcas desaparecem.

As estrias vermelhas são geralmente mais fáceis de tratar. O tom vermelho indica a presença de vasos sanguíneos sob a pele. Esses vasos sanguíneos podem responder bem ao tratamento.

Uma vez que as marcas ficam brancas, sugere que os vasos sanguíneos se estreitaram. Vasos sanguíneos estreitos tornam o tratamento bem-sucedido menos provável.

No entanto, pode ser possível reduzir a aparência de algumas estrias brancas usando tratamentos cosméticos ou remédios caseiros.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Tratamentos

Os tratamentos disponíveis para estrias incluem cremes retinóides prescritos e procedimentos dermatológicos.

Cremes retinóides

Cremes retinóides tópicos, contém vitamina A, que melhoram a aparência de estrias.

Esses cremes tendem a ser mais eficazes para estrias vermelhas. Os efeitos podem ser menos efetivos nas estrias brancas.

Cremes tópicos com retinol  um deles a tretinoína (Retin-A, Renova ou Avita), ajuda a reconstruir o colágeno, embora possa causar irritação na pele e não  é indicado para grávidas ou mulheres amamentando.

Terapia a laser

A terapia a laser utiliza feixes de luz para desencadear a regeneração da pele. Mesmo que a remoção do laser não elimine completamente as estrias, ela pode torná-las mais suaves e melhorar sua aparência.

Especialistas recomendam até 20 sessões ao longo de semanas para obter uma melhora de 20 a 60%. Esse tratamento geralmente é realizado por um dermatologista.

Microdermoabrasão

A microdermoabrasão é um procedimento não invasivo e indolor que envolve o uso de cristais finos e um dispositivo semelhante a uma varinha para esfoliar e remover a camada superior da pele.

Alguns efeitos colaterais da microdermoabrasão incluem inchaço a curto prazo e sensações semelhantes a queimaduras solares.

São necessárias várias sessões antes de se observar os resultados e, mesmo assim, a microdermoabrasão pode não curar completamente todas as estrias. Os resultados normalmente dependem da idade e gravidade das estrias.

Microneedling ou  microagulhamento

Microneedling usa pequenas agulhas para perfurar a pele. Isso leva a pele a se curar produzindo novo colágeno.

Microneedling pode tratar estrias e pequenas cicatrizes, bem como danos causados ​​pelo sol e rugas.

Cirurgia plástica

Se as estrias no abdômen forem acompanhadas de pele solta e flácida, um procedimento cirúrgico chamado abdominoplastia pode ajudar.

O procedimento removerá o excesso de pele que contém as estrias.

Uma abdominoplastia é adequada apenas em determinadas situações e para certas pessoas. Não é adequado para quem tem estrias sem excesso de pele e não é adequado para pessoas que fumam ou com obesidade.

Remédios caseiros

Os remédios caseiros podem ajudar em alguns casos de estrias brancas, mas geralmente não são tão eficazes quanto os tratamentos feito por profissionais.

Esfoliação

A esfoliação regular pode ajudar a remover as células mortas da pele.

Geralmente recomenda-se esfoliar antes ou entre tratamentos cosméticos, especialmente ao usar cremes prescritos. Mas sempre com a orientação de um médico.

Tratamentos tópicos

Algumas opções incluem:

  • Terapias de colágeno. Estes são produtos que visam estimular a produção de colágeno.
  • Cremes e óleos hidratantes. Certos cremes e óleos podem melhorar a elasticidade e hidratação da pele. Exemplos disso incluem manteiga de cacau, vitamina E, azeite e óleo de coco.
  • Cremes de crescimento de células da pele. Esses tratamentos tópicos visam estimular o crescimento e a reprodução celular e incluem muitos cremes para estrias.

Maquiagem e autobronzeador

Embora nem a maquiagem nem o autobronzeador possam remover estrias, eles podem cobrir as áreas afetadas e tornar as marcas menos visíveis.

Causas

As estrias ocorrem quando a pele se estica. Geralmente se desenvolvem quando alguém ganha ou perde peso, são comuns durante a gravidez.

Alguns estudos referem que cerca de 50 a 90% das mulheres grávidas podem desenvolver estrias.

Outras condições e situações em que ocorrem estrias incluem:

  • aumento de mama
  • Síndrome de Cushing, que é um distúrbio da glândula endócrina
  • hipertrofia muscular
  • obesidade
  • uso tópico de corticosteroide

As estrias são mais comuns em mulheres.

Créditos de imagem:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/woman”>Woman photo created by jcomp – www.freepik.com</a>

Deixe seu recado

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *