Search
Close this search box.

  SESC

Um lugar muito legal para atividades para todas as idades e que podemos também apreciar um lanchinho ou comidinha legal é o SESC, tem unidades em muitos estados da federação e em várias cidades, as atividades e serviços que oferecem tem um preço diferenciado para idosos e comerciários, ou seja, mais em conta e às vezes sem custos procure uma unidade próxima de sua residência e veja se tem algum serviço que lhe agrada. Segue o link:

SESC

Governo Estadual de São Paulo oferece

 Programa Terceira Idade – Coordenadoria de Turismo

Este programa funciona através de sistema de cadastramento gratuito, atende, individualmente ou em grupos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O Programa oferece as seguintes atividades e cursos:

Entre eles cursos de crochê, tricô, tapeçaria, pintura em tecido e conversação em inglês, e um deles se localiza no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, localizado na Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera – São Paulo – SP;

Para usufruir os benefícios do Programa, é necessário possuir carteirinha, distribuída mediante cadastramento. As carteirinhas, juntamente com o Guia de Serviços de Turismo para a Terceira Idade, são emitidas para a Capital, Litoral, interior do Estado de São Paulo, bem como para outros Estados, quando solicitadas. Contato: 3241-5822 ramais 1200 ou 1150

Fonte : Cidadão.SP.gov.br

Universidade da Terceira Idade

 Universidade de São Paulo, USP, conta com uma série de cursos que fazem parte de um programa específico para a terceira idade. A partir deste programa, as pessoas podem continuar seus estudos, mesmo depois de uma idade mais avançada.

Para participar do curso, os interessados devem ficar de olho no site http://www.prceu.usp.br/. Neste site os interessados poderão entender melhor como funciona o programa, bem como conferir a quantidade de vagas abertas em cada modalidade e em cada semestre. Além disso, neste mesmo site, os interessados poderão conferir todas as instruções para que as inscrições para o curso sejam concluídas. Estética e História da Arte, Música Popular Brasileira, Fotografia Digital, Língua Chinesa, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Princípios de Administração, Economia, Introdução à Astronomia e Noções de Estatística são exemplos de disciplinas.

Dentro do programa a USP também oferece uma série de outras atividades destinadas exclusivamente para o público da terceira idade. Por exemplo, um ciclo de palestras que aborda justamente a importância que as pessoas devem dar para os cuidados na terceira idade, não apenas relacionado a saúde do corpo, mas principalmente a saúde mental.

Prefeitura de São Paulo

 A Prefeitura de São Paulo oferece o Centro de Convivência da Terceira Idade, Profª Maria do Carmo César Bevilaqua , oferece aos idosos cursos gratuitos de artesanato, ginástica, informática, coral, auxílio psicológico e, também, aparelhos de ginásticas (ATI -Academia da Terceira Idade), que são disponibilizados na praça.
Para participar é preciso ter 60 anos ou mais e realizar uma inscrição, onde o participante deverá trazer: uma copia do RG e uma cópia do comprovante de residência. Se o aluno for realizar alguma atividade física é necessário trazer um atestado médico, afirmando que o mesmo está apto para fazer atividades físicas.

O Centro de Convivência da Terceira Idade do Ipiranga funciona de segunda à sexta, das 8h as 17h, na Rua Xavier Curado, número 1. Essa rua começa exatamente na grade do Museu do Ipiranga. Muito fácil chegar de metrô. O telefone para contato e cadastro é (11) 2274-7810.

Confira os Cursos Oferecidos:

• INFORMÁTICA
• LIAN GONG – Terças e Quartas
• GINÁSTICA PARA 3ª IDADE– Segundas
• ALONGAMENTO
• GRUPO DE PSICOLOGIA – TERÇAS
• PINTURA EM TECIDO
• PINTURA EM TELA – Segundas e Quintas
• SIANINHA – Quartas
• TAPEÇARIA – Segundas
• TOMBOLA – Quartas
• TRICÔ E CROCHÊ – Sextas
• CANTO CORAL – Quintas
• YOGA – Terças e Quintas

Saúde e Assistência Social de Idosos – Comunidade do Facebook

 Esta página visa compartilhar e divulgar conteúdos informativos referentes às áreas de Saúde e Assistência Social da Terceira e Quarta Idade.

Muitas informações interessantes sobre os direitos dos Idosos nas áreas da Saúde e Assistência Social, os quais estão pautados nos direitos sociais constitucionais, Estatuto do Idoso e no âmbito do SUS, destacando a solidariedade nas obrigações da família, sociedade civil e Poder Público.São de suma importância os projetos que visem o bem-estar biopsicossocial, a exemplo do CCI – Centro de Convivência do Idoso, de maneira a cumprir os preceitos fixados na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso, mediante a implantação de Políticas Públicas em prol do envelhecimento ativo e saudável.

Vale a pena conferir. Para isso basta clicar na imagem abaixo.

 

Livro: Saúde do Adulto e do Idoso

 As professoras Tatiana Tatiana Gabriela Brassea Galleguillos e Cristina Braga escreveram um livro excepcional.
Este livro descreve o processo de envelhecimento com suas alterações biológicas e funcionais, utilizando uma abordagem biopsicossocial e multidisciplinar. Demonstra como a expectativa de vida tem aumentado e como a área da saúde e as políticas públicas influenciam nisso, e discute a transição epidemiológica.
Aborda questões de saúde do adulto, como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias; da mulher, como a prevenção ao câncer de colo do útero e de mama e o acompanhamento da gestação; e do homem, como o câncer de próstata. Trata das síndromes geriátricas, das instituições de longa permanência e das descobertas, dos investimentos e dos impactos acerca da imunização.
Pode ser usado nos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Gerência em Saúde, Vigilância em Saúde, entre outros.

Mais informações, clique na imagem abaixo para ser direcionado para a página da Editora Érica.

Livro Saude do Adulto e do Idoso www.envelhecieagora.com

Estatuto do idoso

Estatuto do idoso www.envelhecieagora.com

Fator Previdenciário – O que é?

Fator previdenciário www.envelhecieagora.com

 Fator Previdenciário – Como fazer o cálculo?

Cálculo www.envelhecieagora.com

Que tal experimentar um baile ou um jantar dançante?

 O envelhecimento pode vir acompanhado pela diminuição da funcionalidade, e isso pode ser minimizado pelo movimento. Não há nada melhor no mundo do que ser independente. A independência vai sendo removida de nossas vidas com o passar do tempo. Por esse motivo, a dança é uma grande aliada no combate a depressão. Por isso muitas pessoas procuram a dança para a cura de algumasdoenças, geralmente, podendo até serincentivados por profissionais de saúde.

Com o objetivo de sair e se divertir, a dança entra na vida do público maduro com força total trazendo a alegria e bem estar. A busca por novas relações interpessoais deixam de lado a tão indesejada solidão pelo inestimável vigor da vida. Doenças como a depressão, artrite, artrose, osteoporose, cardíaca, podem ser significativamente tratadas com a prática da dança. Isso porque, dançar estimula a circulação sanguínea, ajuda no fortalecimento dos músculos e ossos, estimula a produção de endorfina (substância do bem-estar) e previne a formação de pensamentos ruins e negativos.

Opções de baladas para o público maduro, em São Paulo:

SUGESTÕES DE BALADAS

VAMOS VIAJAR????

 Existem muitos hotéis, resorts e pousadas que são especializados, ou possuem programação especial, para o público mais maduro…

Estamos pesquisando para oferecer para vocês os nomes destes estabelecimentos, bem como os seus contatos.

Segue os nomes daqueles que já encontramos. E, constantemente estaremos pesquisando e colocando aqui para que vocês possam aproveitar e se divertirem muuuuuuuuuuito…

SUGESTÕES DE HOTÉIS

BOA VIAGEM!!!!!

E não esqueçam de falar que viram no nosso site!!!!