Search
Close this search box.

Nifedipina (Adalat) – Indicações e modo de ação

A nifedipina (Adalat) pertence a uma classe de medicamentos denominados bloqueadores de canais de cálcio (BCC), indicados no tratamento de angina, hipertensão, a arritmias. 

A nifedipina (Adalat) pertence a uma classe de medicamentos denominados bloqueadores de canais de cálcio (BCC), indicados no tratamento de angina, hipertensão, a arritmias.

Também é usada para dilatar os vasos sanguíneos que entram em espasmo, como os que causam o fenômeno de Raynaud,  uma doença  dolorosa nas mãos causada pelo espasmo das artérias que irrigam as mesmas.

Quais são os efeitos colaterais da nifedipina?

Os efeitos colaterais da nifedipina são geralmente leves e reversíveis. A maioria dos efeitos colaterais são consequências esperadas da dilatação das artérias. Os efeitos colaterais mais comuns incluem:

►Dores de cabeça;

► Tonturas

► Rubores

► Edema (inchaço em MMII)

► Náuseas

► Prisão de ventre

► E menos comumente, câimbras musculares, falta de ar, disfunção erétil, hipotensão.

Qual é a dosagem da nifedipina?
  • A dose usual de cápsulas de nifedipina para o tratamento da angina é de 10 a 20 mg três vezes ao dia. Pode ser necessário até 20 a 30 mg a cada 6-8 horas diárias. A dose não deve exceder 180 mg por dia. Para comprimidos de liberação prolongada, a dose usual é 30 ou 60 mg uma vez ao dia. A dose máxima é de 120 mg por dia.
  • A hipertensão pode ser tratada com 30-60 mg por dia usando comprimidos de liberação prolongada. A dose máxima é de 90 mg / dia (Adalat CC) ou 120 mg / dia (Procardia XL).
  • A nifedipina pode ser tomada com ou sem alimentos.
  • Os comprimidos e cápsulas devem ser engolidos inteiros e não mordidos ou cortados ao meio.
Modo de ação da Nifedipina

A nifedipina funciona bloqueando o fluxo de cálcio para as células musculares que circundam as artérias que fornecem sangue ao coração (artérias coronárias), bem como outras artérias do corpo. Como o influxo de cálcio é o que faz com que as células musculares se contraiam, bloquear a entrada de cálcio relaxa os músculos e dilata (alarga) as artérias. Ao dilatar as artérias coronárias, a nifedipina aumenta o fluxo de sangue para o coração. Isso trata e previne a angina que ocorre quando o fluxo de sangue para o coração não é adequado para fornecer ao coração o oxigênio necessário para bombear o sangue. Relaxar os músculos ao redor de outras artérias do corpo diminui a pressão sanguínea e, portanto, reduz a pressão contra a qual o coração deve bombear o sangue e funcionar.

Isso reduz a demanda do coração por oxigênio – outro mecanismo pelo qual os CCBs tratam e previnem a angina. Além disso, a nifedipina retarda a condução da corrente elétrica que viaja pelo coração e faz com que o músculo cardíaco se contraia. Este efeito pode ser usado para corrigir batimentos cardíacos anormalmente rápidos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *