Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O hormônio do crescimento pode ter uma ação antienvelhecimento

O Hormônio do crescimento humano (GH) é um hormônio natural que a glândula pituitária produz, responsável por estimular o crescimento e a regeneração celular. Embora alguns estudiosos possam acreditar que isso pode ajudar a retardar o envelhecimento, atualmente há poucas evidências científicas para apoiar isso.

O Hormônio do crescimento humano (GH) é um hormônio natural que a glândula pituitária produz, responsável por estimular o crescimento e a regeneração celular. Embora alguns estudiosos possam acreditar que isso pode ajudar a retardar o envelhecimento, atualmente há poucas evidências científicas para apoiar isso.

O GH também conhecido como hormônio do crescimento ou somatotropina, refere-se a uma cadeia de 191 aminoácidos que a glândula pituitária produz para ajudar a promover o crescimento durante a infância e adolescência. Esse hormônio também é responsável por regular a composição corporal e diversas funções metabólicas.

Os níveis de GH diminuem naturalmente na maturidade. Como tal, há um interesse crescente em saber se a manutenção dos níveis de GH durante o processo de envelhecimento pode fornecer benefícios antienvelhecimento. No entanto, pesquisas atuais sugerem que o GH mostra pouco benefício  neste processo e pode exibir efeitos colaterais preocupantes.

Ele retarda o envelhecimento?

Um estudo realizado em 2019, explica que o corpo de um indivíduo produz cada vez menos GH à medida que envelhece. Com o aumento da idade, uma série de mudanças psicológicas e físicas também ocorrem. Essas mudanças incluem:

  • Redução da força muscular
  • Redução da massa corporal magra
  • Aumento da gordura corporal
  • Deterioração da memória e da função cognitiva
  • Diminuição da quantidade e qualidade do sono profundo
  • Aumento do risco de insônia.

Alguns estudo de campo permanecem incertos sobre a ligação entre essas mudanças e a redução do GH é causal. Embora isso possa ser uma possibilidade, mais pesquisas são necessárias para entender o papel potencial do GH em retardar o processo de envelhecimento. No entanto, os resultados atuais são decepcionantes e, em vez disso, indicam que o uso de GH pode apresentar efeitos colaterais problemáticos.

Pode ajudar os idosos?

Devido à possível ligação entre a redução do GH e os sinais de envelhecimento, algumas pessoas estão interessadas em usar a terapia com GH para esse fim. A terapia de GH refere-se à suplementação de GH, em pessoas com deficiência.

Atualmente, não há boas evidências para apoiar o uso de GH para reduzir os sinais de envelhecimento, e um estudo de 2021 observa que o declínio relacionado à idade no GH não justifica a suplementação.

Outro estudo de 2019, afirma que muitas pesquisas sobre hormônios de crescimento e envelhecimento se concentraram em saber se os hormônios de crescimento podem promover a longevidade. A maioria desses experimentos foram estudos em animais, com resultados diferenciados.

Por exemplo, há algumas evidências de estudos em animais que sugerem que níveis mais altos de hormônio do crescimento podem diminuir alguns dos processos que compõem o envelhecimento. No entanto, também há evidências indicando que níveis mais altos de hormônio do crescimento diminuem a longevidade.

Em alguns casos, níveis mais altos de hormônio do crescimento podem aumentar o risco de certas doenças e podem causar a aceleração de algumas condições, como o câncer.

Quem precisa de GH?

O GH é utilizado como tratamento de forma injetável, para crianças que recebem um diagnóstico de deficiência de hormônio do crescimento ou outras condições que causam baixa estatura. Também pode ser um tratamento adequado para adultos com deficiência de hormônio do crescimento.

Além disso, algumas condições de saúde também podem se beneficiar do tratamento com GH. Estes podem incluir Síndrome de Turner uma condição cromossômica que afeta as mulheres e pode

Benefícios

Embora o GH possa não fornecer nenhum benefício para indivíduos mais velhos os que possuem níveis adequados de GH, pode beneficiar indivíduos com deficiência ou outra condição. Os benefícios da terapia com GH variam dependendo da condição que se está querendo tratar.

Por exemplo, os sintomas de deficiência de hormônio do crescimento pode causar crescimento lento, baixa estatura e atraso no desenvolvimento sexual. Como tal, o uso de injeções de GH, sob a supervisão de um endocrinologista, pode ajudar no desenvolvimento e ajudar a manter a saúde e o condicionamento físico.

Riscos

Pesquisadores estão confiantes de que a terapia com GH não tem efeitos adversos significativos e não diminui a expectativa de vida quando os médicos a usam para tratar crianças e adultos jovens. No entanto, há evidências de que indivíduos mais velhos podem  ter maior  risco de certos problemas de saúde se estiver usando a terapia com GH. Estes podem incluir:

  • Retenção de fluidos
  • Edema periférico
  • Síndrome do túnel carpal
  • Níveis elevados de glicose e insulina no sangue
  • Dores de cabeça
  • Sensação de Zumbido

Indivíduos idosos com níveis elevados de HGH também podem ser mais propensos a desenvolver cânceres agressivos.

Além disso, altos níveis de GH por um longo período de tempo podem causar (doença rara causada pela produção excessiva do hormônio do crescimento e de uma proteína chamada IGF-1. O que mais caracteriza esta doença é o crescimento exagerado de partes do corpo como mãos, pés e nariz, mas ela pode gerar complicações como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca)  e doses menores podem resultar em complicações como doenças cardíacas e diabetes.

Embora alguns sinais de envelhecimento sejam semelhantes aos sintomas de deficiência de hormônio do crescimento, as evidências atuais sugerem que o GH não é um tratamento antienvelhecimento.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Parceiros